Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Efraim Rodrigues


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

[Ambiente por Inteiro] Se lixando para as latas, vidrado nas garrafas

por Efraim Rodrigues *
publicado em 26/09/2004.

Quando eu era pequeno, tomar cerveja em lata era um luxo para poucos. Eu me lembro do esforço para amassar uma lata daquelas. Eu tinha cinco anos, e as latas eram de aço. Lá pela minha adolescência, começaram a usar latas de alumínio. Aí ficou fácil. Eu cresci, e as latas ficaram mais frágeis.

Já na faculdade, as latas voltaram a ser alvo da minha fúria ambientalista. Para produzir as malditas latas de alumínio, foi construída a hidrelétrica mais degradadora e ineficiente deste país: Balbina.

A substituição da antiga garrafa de vidro, reutilizável, pelo alumínio, reciclável, representou um avanço só para a luxúria dos 10% do Brasil que faz regime. Para os 90% que passam fome, tanto faz quanto tanto fez.

As firmas que produzem latas de alumínio alegam que a reciclagem é extremamente eficiente em relação a produção de alumínio "novo".
Veja os dados:

A RECICLAGEM DE 20 LATAS DE ALUMÍNIO CONSOME A MESMA ENERGIA QUE A PRODUÇÃO DE UMA LATA NOVA

CADA LATA RECICLADA, ECONOMIZA ENERGIA ELÉTRICA SUFICIENTE PARA UMA TV POR TRÊS HORAS


Colocado deste jeito, você pode se sentir o amiguinho do planeta porque recicla sua lata de alumínio. Reciclar é sempre positivo, mas neste caso existe uma solução mais eficiente, que é a reutilização. A boa e velha garrafa de vidro não precisa ser moída, enfardada, limpa derretida, moldada e pintada. Lavou, tá novo.

Todos os sites de reciclagem na INTERNET falam sobre a economia de energia de se reciclar alumínio, comparada com a produção a partir da Bauxita. Bull shit de americano, ou diríamos verdade parcial, para evitar a vulgaridade.

Na verdade, toda esta preocupação com a reciclagem do alumínio, é porque ela é economicamente lucrativa, tanto na conta da luz, quanto no marketing ambiental. A reciclagem de alumínio faz ciclar 80 bilhões de dólares/ano no Brasil. E ainda permite uma propagandinha ambiental, que não dói.

A pergunta que eu realmente quero fazer é:

LAVAR UMA GARRAFA CONSOME MAIS ENERGIA DO QUE DERRETER DUAS LATAS ?

Uma campanha destas teria dois inimigos: O cidadão de segunda categoria, que não quer saber de nada, ele quer é comprar a lata de cerveja e imaginar que está colocando em sua boca não o alumínio que ele comprou, mas o silicone da propaganda. E em segundo lugar, as companhias que lucram com esta atividade.

Uma outra balela, e das boas, é a geração de empregos. Eu quero ver qual dos executivos de companhias de cerveja que gostaria de ver seu filho trabalhando como catador de lata. E algumas firmas ainda tem a pachorra de falar em empregos para mão de obra QUALIFICADA!

O Brasil fala com orgulho que recicla 80 % das latas. É melhor do que poderia ser se jogássemos tudo fora, mas é muito pior do a reutilização do vidro.

Existe um aspecto tétrico na nossa eficiência na reciclagem das latas. Ela só é possível porque conta com um exército de crianças. A nossa infância e juventude está subsidiando, com seu tempo e dedicação, a reciclagem e o lucro das grandes produtoras de vasilhames.
Há anos atrás, eu estava no Nordeste tomando uma cerveja na praia (vida de ambientalista não é só mato e pernilongo), quando eu vi uma criança fixada em mim. Eu só fui entender o que se passava quando eu terminei a cerveja e ela me pediu a latinha.

Eu quero crer que o nosso país tem criatividade e inteligência para inventar atividades mais promissoras para suas crianças.

MAIS DO QUE RECICLAR LATAS,
USE GARRAFAS !

Sobre o Autor

Efraim Rodrigues: Efraim Rodrigues, Ph.D. (efraim@efraim.com.br) é doutor pela Universidade de Harvard, Professor Adjunto de Recursos Naturais na Universidade Estadual de Londrina, Consultor do Programa Fodepal da FAO-ONU e Editor da Editora Planta, sem fins lucrativos.

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


NA CONTRAMÃO E NA BANGUELA, COM A LÍNGUA, por Paschoal Motta.

Diário de Bordo de uma escritora brasileira em Cuba, por Nilza Amaral.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos