Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS .::. Verdes Trigos Cultural .::.


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Carta de amor a Santo Agostinho se transforma em teatro

por .::. Verdes Trigos Cultural .::. *
publicado em 09/09/2004.

Intitulado “Vita Brevis”, o espetáculo será apresentado no subsolo do Teatro Municipal nesta sexta-feira e sábado, à meia-noite .

Supostamente escrita pela amante de Aurélio Agostinho – o filósofo e religioso Santo Agostinho - no final do século XVI, a carta “Codex Florae” traz à tona o desabafo de Floria Emília, uma mulher que lutou por seu amor, tido como impraticável. Baseado nesta carta, o Núcleo de Artes Entornando o Caldo, de Ribeirão Preto, concebeu o espetáculo “Vita Brevis”, que será apresentado na Sessão Maldita deste fim de semana. O horário da peça, que é encenada no subsolo do Teatro Municipal, também é inusitado: à meia-noite de sexta-feira (10) e sábado (11).

A carta, um manuscrito em latim encontrado por Jostein Gaarder (autor de “O Mundo de Sofia”) em um sebo de Buenos Aires no ano de 1995, é um texto denso, em que Floria coloca dedos em feridas, expostas ou não. E faz com dignidade e grandeza: “temo o dia, que mulheres como eu, serão liquidadas pelos homens da igreja. Liquidadas porque lembram a vocês o fato de terem renegado suas próprias almas, seus próprios dons, em nome de um Deus que, dizem vocês, criou um céu acima de vocês e uma terra onde estão as mulheres que os trazem ao mundo...”.

Vibrante, poético, forte e ousado, “Vita Brevis” coloca no palco toda a inspiração da carta, traduzida na interpretação de Celia Mantovani, com figurino por Fausto Viana e direção de Magno Bucci. “Nossa intenção, ao trazer o texto para o palco, é apenas contar uma história, de uma alma de mulher, que tão somente lutou por seu amor”, permeia Bucci.

A concepção do espetáculo tem como base uma leitura realista do texto. O espaço dramático assume o significado da “enCRUZilhada” de Floria e Agostinho. O “espaço” - a trajetória - antes de duas pessoas que “casavam” nas coisas da vida e dos sonhos e pensamentos, se transforma em dois caminhos, que se cruzam sem nenhuma possibilidade de reencontro.

Com relação à autenticidade do texto, existem controvérsias. A carta é tida como “fictícia” e Jostein Gaarder apontado como autor, investido na pele da concubina de Agostinho. Gaarder teria escrito o que talvez Floria teria pretendido escrever. Mesmo com a dúvida, “Vita Brevis” é a inspiração comovente do “Codex Florae”, publicado no Brasil em 1999 pela Companhia das Letras.

O ingresso para o espetáculo custa R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia para estudantes, aposentados, idosos, professores da rede pública de ensino e menores de 18 anos, munidos de seus documentos). O Teatro Municipal fica na Praça Alto do São Bento, s/n, em Ribeirão Preto/SP. Informações pelo telefone (16) 625-6841.

LEIA MAIS ==>> Para iniciar, Vita Brevis, por Henrique Chagas

Sobre o Autor

.::. Verdes Trigos Cultural .::.: .

Da Redação de VERDESTRIGOS.ORG
VerdesTrigos.ORG lhe oferece conteúdo interativo, inteligente, culto e de indiscutível bom gosto. Um sítio cultural do escritor Henrique Chagas. Simplesmente fazendo diferença. Depende de nós

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Bush, Agamenon e os cães, por André Carlos Salzano Masini.

A mulher beija-flor, por Leonardo Boff.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos