Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Carol Westphalen


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Daiane não trouxe o ouro e Jadel não saiu do chão.

por Carol Westphalen *
publicado em 24/08/2004.

A abertura das Olimpíadas em Atenas foi mesmo um espetáculo. Bombas continuam caindo em Najaf, no Iraque, mas ver atletas de religiões inimigas dividirem o mesmo alojamento foi realmente lindo. Apesar de, também, já ter vendido a alma ao diabo, a Björk, como sempre, estava maravilhosa. É uma pena que nem todos puderam assistir. Bom, agora que consegui fazer vocês chegarem até aqui, vamos ao assunto que realmente interessa. Ninguém manipula tão bem uma massa como a tv, o rádio, os jornais e as revistas. Mas a igreja não fica atrás. A disputa é acirrada. Vence quem conseguir o maior número de fiéis.

Em qual delas vale a pena acreditar? A igreja, apesar de vender terrenos no céu e vomitar um discurso enfeitado com lindas metáforas, pelo menos, salva muita gente do suicídio; ao contrário da mídia, que faz algumas pessoas desistirem da vida. O assunto é incômodo, mas muitos suicídios foram cometidos em função dos padrões de beleza e comportamento impostos pela sociedade através da mídia. Comecei falando sobre manipulação porque vim falar da ilusão que as notícias que saem na mídia causam nas pessoas a respeito do nosso país. Contradições e mais contradições. É uma seqüência de "bota o dedo na ferida e depois passa pomada". Fora o que eles não mostram, não é mesmo? (Vide www.midiasemmascara.com.br) Parece que não precisamos nos preocupar com o futuro do país, pois o melhor do Brasil é o brasileiro, não é?

Segundo o MV-Brasil, Movimento pela Valorização do Brasil, ONG criada em 1999, no Rio de Janeiro, todo brasileiro deveria valorizar o país, suas riquezas, sua cultura, sua gente. É difícil, mas deveríamos tentar. Mas onde será que essa brava gente encontra tanto incentivo para acreditar em si? Desconfio que seja na igreja. Afinal, a fé é um fenômeno que vem sendo estudado pela ciência há algumas décadas. Primeiro que sem dignidade não se nasce, se nasce morto. Haja fé! Orgulho? Orgulho da esculhambação que a administração do país faz com o próprio povo? Não creio. O Brasil não é um bom pai. Somos filhos de um pai ausente e desnaturado e, por isso, somos revoltados. Somos inconformados, sim! Brasília abusa demais. Acham que podem tudo. E podem mesmo. Infelizmente, parte do nosso futuro são eles que decidem. É preciso sonhar com o pé atrás.

Enfim, vamos ser positivos por alguns momentos. Nosso país é um paraíso. Aqui podemos tudo. Pode-se chamar de paraíso todo e qualquer lugar onde pagar imposto é irrelevante. Aos trancos e barrancos o Brasil consegue estar em todas. Fomos os primeiros a ter o certificado do Forest Stewardship Council (Conselho de Manejo Florestal) em área florestal na América Latina. Somos o maior produtor de cana de açúcar do mundo e estamos entre os dez maiores fornecedores de energia elétrica. Temos algum conhecimento, tecnologia, recursos naturais e até sabemos fazer as coisas, mas temos que admitir que a administração não é nosso forte.

O espírito de porco e a ladroagem sempre falam mais alto. É difícil de acreditar, mas tem gente que acredita de verdade que o Brasil é o país do futuro. Eu trocaria o ponto-final pelo de interrogação. Afinal, muita coisa precisa ser revista e muita gente precisa rever suas condutas. Falar todo mundo fala, falar e fazer são outros quinhentos, porque esses q uinhentos já se passaram e pouco se fez em prol do povo, das pessoas que vivem nessa terra mal distribuída. O Brasil é ouro, prata, bronze, verde, amarelo, azul, branco, negro, gay, miscigenado. Apesar dos pesares, nosso país é lindo, mas ainda tem muitas frutas podres no cesto. Espero conseguirmos tirar toda a podridão de dentro do cesto antes que seja tarde.

Sobre o Autor

Carol Westphalen: Caroline C. Westphalen nasceu em Porto Alegre, mas aos 10 anos foi morar em São Paulo. Formou-se em Comunicação Social e fez pós-graduação em Sócio-Psicologia. Atualmente, mora no litoral do Rio Grande do Sul, faz Psicologia e trabalha como jornalista/colunista.Em 1999, escreveu "Confluência dos Ws" (Editora Writers), uma pequena compilação de crônicas e contos, junto com o amigo Diego Weigelt, crítico de música e radialista. Carol reuniu algumas crônicas em 2004, mas ainda não tem editora. Sinto que meus textos incomodam. Também não gosto de perceber e encarar certas realidades, diz Carol.

Seus textos sobre comportamento e vida também podem ser lidos no site da revista TPM.Carol também escreve um diário: http://www.diariodecarolw.blogger.com.br

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Desarmonia, por Rubens Shirassu Júnior.

Ocupação sérvia e a chegada dos turcos otomanos no Kosovo, por Engjëll Koliqi.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos