Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Paschoal Motta


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

NA CONTRAMÃO E NA BANGUELA, COM A LÍNGUA

por Paschoal Motta *
publicado em 11/08/2004.

Já se tornou corriqueiro ler ou escutar, nos meios de comunicação, um enunciado com graves impropriedades na Língua Portuguesa. Uma balbúrdia: se correto gramaticalmente, vem disparatado, com significação truncada, duvidosa, insossa, e/ou mal articulado verbalmente; se coloquial, ridículo e fora de ambiente. A incompetência generalizada está pegando firme na Língua de Camões aqui no Brasil! Nada justifica tanta agressão contra o ainda bonito Português.

Não falemos aqui das inserções vocabulares e frasais alienígenas, no geral inoportunas e humilhantes. E já afetam a sintaxe, onde reside o maior desacerto. Nada de xenofobismos, mas até quando carregar esse fardo secular de colonialismo cultural subserviente?

Um idioma, ser pulsante, se transforma, naturalmente, na sociedade que o pratica. Mas, esse fator pode não ser bem compreendido e realizado por muitos que têm no Vernáculo sua ferramenta principal de ofício. É ler, escutar e se arrepiar. Modo geral, confirma-se que esse profissional nem terminou o Primário, e se arvora em comunicador, com uma salada mista, e intragável, de pronomes de tratamento, concordâncias estranhas, pronúncias esdrúxulas, ritmos dissonantes e o mais. E o vocabulário ortográfico legalizado? Esse é confuso, um mal necessário! E quem o conhece e pratica sem grande dificuldade?

Ditadura gramatical, nem pensar, mas compreender que o testemunho de cidadania duma sociedade começa no respeito de cada utente à Língua Nacional, com amor e prática sensata no aproveitamento consciente de suas modalidades, potencialidades e possibilidades em diferentes tempos, ocasiões e lugares. Não é isso o constatado: em áreas profissionais de manifestação falada e escrita, um descalabro se desenvolve, como jamais: desde o Governo Federal a estabelecimentos de ensino, professores (até de Língua Portuguesa), publicitários, jornalistas, editores, tradutores, escritores, executivos, advogados, reitores de universidade. Atropelam e desfiguram a indefesa e última Flor do Lácio! Estressam os mais vividos! Desiludem os esperançosos renitentes! Prejudicam seriamente a mocidade em formação!
O Português é herança e patrimônio cultural; representa nossos modos de ser, estar, agir e sentir; e nos distingue no concerto das nações. Mais ainda: exige-nos rigorosa e serena consciência crítica, respeito e responsabilidade para com as gerações passadas, atuais e futuras.

Com veiculação quase instantânea de novidades, e insistentemente deterioradas, esses profissionais degradam a Língua de modo rápido e irreversível. Testemunhamos inusitada transição das linguagens para o banal, para o pobre, para o chão, para o grosseiro, para o palavroso inexpressivo, por displicência e ignorância de quem devia ser responsável por melhor utilização da Língua com que se apresenta.

Corrompendo nossa consciência brasileira no trato diário com a Língua Mãe, perdemos a liberdade pessoal e coletiva, além da emoção, que nos caracteriza e transfigura nas expressões artísticas populares e eruditas.

Nenhum sistema lingüístico vivo é imune a influências externas e transformações internas, mas viajamos com a Língua Portuguesa em velocidade muito acima do permitido pelo código, morro abaixo, na contramão e na banguela.

Sobre o Autor

Paschoal Motta: Paschoal Motta é professor, jornalista, editor, escritor de ficção e poesia.

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


O cachorro sumiu, por Rodrigo Capella.

O futuro da mídia, por Adelto Gonçalves.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos