Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Maria Cristina Castilho de Andrade


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Violetas e Colméias

por Maria Cristina Castilho de Andrade *
publicado em 10/08/2004.

A crônica de hoje está impregnada em mim. Carrega o sorriso, a sabedoria de 81 anos e as palavras meigas de D. Manuela. Carrega um vaso de violetas alemãs lilases.

D. Manuela encontra-se no Mercadão da Vila Arens, de minha cidade, desde a sua fundação em 1957. E o Mercadão sempre foi motivo de festa, da Banca Codarim até a dela. Os espaços todos contêm som, sabor, abraços, vitrinas iluminadas, aromas de flores e do pastel inconfundível do Bar do Pedro; chás e produtos naturais, revistas, jornais, queijo e vinho, caderno decorado, adornos, roupas, frango assado, massas...

Conheci D. Manuela em 1959, quando mudamos para Jundiaí. Visitava-a, aos meus cinco anos, de mãos dadas com meu pai. Chama-me, por isso, com seu sotaque espanhol delicioso, de “minha Cristininha”. As peças coloridas de tricô, bonecas de pano, jogos, dedais, bolinhas de gude, caixas com linhas encantam a imaginação e atravessam o tempo. Costuma repetir que minha mãe sempre foi de postura elegante e meu pai carregava mel.

Semana passada, contou-me sobre um jovem bêbado que parou em frente à sua loja e se deteve a observá-la. Questionou-o:

- Nunca viu alguém tricotando?

- Não.

- Vai continuar me olhando?

- Vou.

- Por quê?

- A senhora é rica.

- Rica?!

- É. A senhora sabe fazer tricô.

- Você tem razão! Sou rica porque sei fazer tricô. Podem tirar-me tudo, a loja ser destruída, mas o que aprendi ninguém pode levar. E mais do que o tricô, pessoa alguma arrancará a presença de Deus em minha vida! Lave o rosto. Deixe de se enganar e enganar os que passam por você. Perceberá que, quanto mais dói, mais se aprende, se o rosto estiver lavado. Notará Deus ao seu lado. Estou no Brasil, vinda da Espanha, porque Deus existe e fez daqui a minha Terra Prometida.

Ouvi emocionada o relato do acontecimento e, em seguida, fui ao cemitério levar margaridas e um vaso de violetas à memória bonita que possuo de meu pai. De imediato, ao colocar as flores no túmulo, uma abelhinha voou entre as flores lilases.

Passei, ao voltar, dentre os ciprestes e as quaresmeiras centenárias, com a certeza de que meu partiu com a face sem manchas e é possível, exatamente agora, com o rosto lavado, experimentar a coragem, a força, a carícia e a doçura das colméias.

*Imagem: "Kinder in fenster" "Children at the window"
d´aprés Ferdinand Waldmuller, ceramic panel for Santa America House of Batel, Curitiba, Brazil.

Sobre o Autor

Maria Cristina Castilho de Andrade: Cristina Castilho é professora de Português e agente das Pastorais da Mulher e a Carcerária. No trabalho com mulheres prostituídas e presidiários, circulou e circula pelo submundo, conhecendo sua realidade. Seu livro de crônicas conta a história das pessoas com quem se deparou no submundo do mundo. Escreve semanalmente no Jornal da Cidade de Jundiaí; mensalmente no Suplemento Estilo do Jornal de Jundiaí - Regional e, quinzenalmente, no Jornal de Abrantes - Portugal.

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


O titã manso, por Sabine Kiefer.

Mosca Azul, por Manoel Hygino dos Santos.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos