Crônicas,contos e outros textos
PÁGINA PRINCIPAL → LISTA DE TEXTOS → Rubens Shirassu Júnior →
Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural
VerdesTrigos está hospedado no Rede2
Leia mais
-
NOSSOS AUTORES:
- Henrique Chagas
- Ronaldo Cagiano
- Miguel Sanches Neto
- Airo Zamoner
- Gabriel Perissé
- Carol Westphalen
- Chico Lopes
- Leopoldo Viana
- mais >>>>
Link para VerdesTrigos
Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.
Anuncie no VerdesTrigos
Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui
Abençoados
por Rubens Shirassu Júnior
*
publicado em 19/04/2004.
Prova de tamanha visão cultural e empresarial podemos enumerar o valioso acervo do Museu de Arte Moderna (o Mam), em São Paulo, uma parceria de Matarazzo e Chateaubriand, com a direção de Pietro Maria Bardi e Lina Bo Bardi, o antigo Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), de Franco Zampari, que lança Cacilda Becker, Caiçara, filme produzido pela companhia cinematográfica Vera Cruz e os livros Memórias Sentimentais de João Miramar, de Oswald de Andrade, Parque Industrial, de Patrícia Galvão (ou Pagú) bancados por Paulo Prado.
Abençoados empresários dinâmicos e capitalistas que geraram emprego, impostos, entusiasmados pelas descoberta do novo, mas surpreende pelo propósito humano e pela preservação do patrimônio cultural, sem se perder nos caminhos ingênuos da utopia! São Paulo ganhou referencial econômico e cultural pela iniciativa de seus grandes empreendedores! O interessante é o modo informal como aconteciam esses encontros ou reuniões, podia ser num bar, numa casa ou apartamento. Essas figuras ilustres encaravam a arte com convicção, humildade e união, sem a arrogância, o egocentrismo e o narcisismo que predominam no mundo das artes hoje. As coisas aconteciam num ritmo brando e fluindo como um rio.
Hoje, estamos apenas no ritmo produtivo atendendo somente às exigências políticas, tecnológicas e econômicas. Não surpreende, portanto, o caráter desumano, frio e calculista visível, as pessoas enredadas em suas próprias contradições vazias e frívolas. Será que um dia surgirão os abençoados Chateaubriands e Matarazzos firmando um pacto que valorize a vida na sua essência, que amenize a degradação do meio ambiente, a natureza, em que desenvolve o prazer lúdico da arte, uma das boas coisas realmente insubstituível em nossa vida? Abençoado seja este meu pedido!
Legenda da foto:
Yolanda Penteado, mulher de Ciccillo Matarazzo, em 1954, diante de Enigma de Um Dia, tela de De Chirico doada pelo industrial ao MAC-USP
Sobre o Autor
Rubens Shirassu Júnior: Designer artístico, jornalista e autor entre outros de Religar às Origens (Ensaios, 2003) e Oriente-se: Manual de Procedimentos no Japão, 1999.É o autor da coluna OLHO MÁGICO na VERDES TRIGOS.
Contato: jrrs@estadao.com.br
Veja também o "ORIENTE-SE: Manual de Procedimentos no Japão"
Edição Independente de Rubens Shirassu Júnior
Site do Livro: http://www.stetnet.com.br/orientese/
< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>
LEIA MAIS
Os patetas-bandidos, por Airo Zamoner.
O enforcado e os gêmeos, por Pablo Morenno.