Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Rubens Shirassu Júnior


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Abençoados

por Rubens Shirassu Júnior *
publicado em 19/04/2004.

Alguns empresários foram porta aberta a quem queria penetrar no mundo das letras e artes plásticas – davam apoio e sacudiam nos estímulos aos estreantes. Como Paulo Prado, Assis Chateaubriand, Yolanda Penteado, o industrial Ciccillo Matarazzo, José Mindlin e outros nomes que preferiram permanecer anônimos. Essas personalidades foram produtores e amantes da boa cultura, que freqüentaram a alta sociedade, mas sabiam ler, ver um filme ou arte plástica, que exige um pouco de raciocínio e bom gosto.

Prova de tamanha visão cultural e empresarial podemos enumerar o valioso acervo do Museu de Arte Moderna (o Mam), em São Paulo, uma parceria de Matarazzo e Chateaubriand, com a direção de Pietro Maria Bardi e Lina Bo Bardi, o antigo Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), de Franco Zampari, que lança Cacilda Becker, Caiçara, filme produzido pela companhia cinematográfica Vera Cruz e os livros Memórias Sentimentais de João Miramar, de Oswald de Andrade, Parque Industrial, de Patrícia Galvão (ou Pagú) bancados por Paulo Prado.

Abençoados empresários dinâmicos e capitalistas que geraram emprego, impostos, entusiasmados pelas descoberta do novo, mas surpreende pelo propósito humano e pela preservação do patrimônio cultural, sem se perder nos caminhos ingênuos da utopia! São Paulo ganhou referencial econômico e cultural pela iniciativa de seus grandes empreendedores! O interessante é o modo informal como aconteciam esses encontros ou reuniões, podia ser num bar, numa casa ou apartamento. Essas figuras ilustres encaravam a arte com convicção, humildade e união, sem a arrogância, o egocentrismo e o narcisismo que predominam no mundo das artes hoje. As coisas aconteciam num ritmo brando e fluindo como um rio.

Hoje, estamos apenas no ritmo produtivo atendendo somente às exigências políticas, tecnológicas e econômicas. Não surpreende, portanto, o caráter desumano, frio e calculista visível, as pessoas enredadas em suas próprias contradições vazias e frívolas. Será que um dia surgirão os abençoados Chateaubriands e Matarazzos firmando um pacto que valorize a vida na sua essência, que amenize a degradação do meio ambiente, a natureza, em que desenvolve o prazer lúdico da arte, uma das boas coisas realmente insubstituível em nossa vida? Abençoado seja este meu pedido!


Legenda da foto:

Yolanda Penteado, mulher de Ciccillo Matarazzo, em 1954, diante de Enigma de Um Dia, tela de De Chirico doada pelo industrial ao MAC-USP


Sobre o Autor

Rubens Shirassu Júnior: Designer artístico, jornalista e autor entre outros de Religar às Origens (Ensaios, 2003) e Oriente-se: Manual de Procedimentos no Japão, 1999.
É o autor da coluna OLHO MÁGICO na VERDES TRIGOS.

Contato: jrrs@estadao.com.br

Veja também o "ORIENTE-SE: Manual de Procedimentos no Japão"
Edição Independente de Rubens Shirassu Júnior
Site do Livro: http://www.stetnet.com.br/orientese/

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Os patetas-bandidos, por Airo Zamoner.

O enforcado e os gêmeos, por Pablo Morenno.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos