Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Chico Lopes


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

O Único Fracasso é Escrever Mal

por Chico Lopes *
publicado em 04/04/2004.

Já corri algumas cidades pequenas e médias do interior em palestras, divulgando meu livro "Nó de sombras" e minhas idéias, constatando - como constato todas as vezes que um escritor de nome nacional vem a Poços apresentar-se no programa "O escritor por ele mesmo", do Instituto Moreira Salles - que a maior parte do público não tem a menor idéia do que um escritor faz e do que a vocação (mais que a profissão de escritor) significa. O público está avacalhado, totalmente viciado em televisão (e é incrível que isso passe por cultura, em certos meios). Isso tem implicações mais graves do que pensamos.

A primeira - e a mais notável delas - é uma mistura de ignorância crassa com cinismo. O que interessa é se o indíviduo que está ali, na frente, palestrando, é um nome que foi veiculado pela tevê. Se assim for, pouco importa que esteja querendo falar de Literatura ou da psicologia dos caranguejos - o que ele tem que fazer, para o público viciado, é entretê-lo. Se não o conseguir, estará ferrado: a ignorância vai se manifestar em termos de má vontade, gente que se levanta e vai embora como se tivesse sido enganada (palestras desse gênero são, em geral, gratuitas, mas o sujeito se irrita como se tivesse comprado um ingresso) ou, pior, vaias, grossuras, risadas. Se há boa vontade, virão as perguntas - que, por vezes, revelam uma indigência cultural ou uma inocência dolorosa, do tipo: " Como é que faço pra escrever um livro e ficar famoso?".

É terrível isso, porque revela que o sujeito mal ouvia o que o pobre escritor estava tentando dizer: que a profissão é pedreira num Brasil onde o que há, na melhor hipótese, são semi-alfabetizados que detestam ler, e onde mesmo os escritores famosos nada são, em termos de fama, para a grande massa. O que se quer é ficar conhecido, não importando o trabalho que se tenha que fazer: a questão do mérito, do sacrifício, não entra em conta. O sujeito viciado em "Big Brothers" acredita que tudo neste mundo é uma questão de oportunidade. Submete-se à lógica cruel do sistema: acha que precisa fazer alguma coisa para ser uma notoriedade. É toda uma geração de monstros sem cabeça que vem sendo criada, e na base da euforia, como se tudo isso fosse muito natural, quando, na verdade, a perversidade é completa. Querem ser usados, espremidos e jogados no lixo. A humilhação não os intimida. Sair na tevê é tudo.

Ora, ser escritor é bem o contrário de tudo isso. Donde o desânimo que em geral se abate sobre a categoria literária, cada vez mais esmagada pelo mercado.

A arte literária, onde fica?

É tristemente irônico que, conversando por vezes com escritores de alguma fama nacional, a gente se espante com um samba-de-uma-nota-só: a falta de sucesso. Os livros são lançados com esperanças e muito trabalho, muito sacrifício, mas não passam daquele "sucesso de estima" de uma noite de autógrafos com poucos amigos e admiradores, algumas vendas esparsas, mais nada (em geral, o destino da maior parte desses livros é o encalhe doméstico; a uma certa altura, o que o escritor faz é distribuir o que restou lá por cortesia, para diminuir a pilha). Alguns desses escritores simplesmente não percebem que o que desejam é uma impossibilidade, pura e simplesmente: querem ser uma mistura de Kafka com Ana Maria Braga. Querem escrever livros artísticos, "literários", sem concessões, e querem um grande sucesso de vendas, que os leve - para onde? claro: para a tevê, para algum entrevistador pedestre lhes fazer perguntas e destacá-los como personalidades. Aí, não falarão de Kafka, claro, mas de quem sai e de quem entra daquela famosa casa repleta de cretinos lobotomizados. A pressão da idéia de fazer sucesso é tão violenta que não percebem o contra-senso óbvio: escrever bem não é escrever para ser bem-sucedido socialmente. Pode ser exatamente o contrário.
Os escritores que realmente valem alguma coisa estão sempre na galeria dos inconformados, dos "outsiders", dos que incomodam deliberadamente os padrões sociais. Têm o dever de erguer uma voz lúcida contra sandices e venenos vigentes na sociedade. É curioso perceber que essa idéia não é lá muito respeitada - há um desejo desesperado de conformismo, de sucesso a qualquer custo.

A arte literária, ela mesma, onde fica? Pouco se fala disso - fala-se de livros vendidos ou não vendidos, de colegas que venderam mais (donde as eternas ciumeiras e briguinhas estúpidas). Quer dizer: reproduz-se, na tribo literária, a corrida darwiniana de ratos que vige no meio social - importa quem vai chegar primeiro, quem vai vender mais, como, quando moleques, naquelas rodinhas em que já aprendíamos a ser uns machões predadores, apostava-se quem urinava mais longe e quem era dono de uns centímetros a mais.

A vaidade é, na verdade, o pior inimigo dos escritores. E é um inimigo insidioso, porque é pouco reconhecido como inimigo, e, portanto, repelido. Não se repele uma coisa que aparentemente nos afaga tanto. Na procura de holofotes, o sujeito se esquece que a arte é feita lá atrás, no silêncio, na obscuridade, no trabalho sem "personalismos". A grande arte sempre procurou o transpessoal, não a exaltação narcisista de seu fazedor. Nada valemos como pessoas, com nossas predileções bobinhas, nossos signos astrológicos e essas futilidades pelas quais as televisões se interessam. Valemos como artistas, "cavalos" de uma idéia superior, ou nada valemos, e não adianta pensar o contrário. A arte só lucra com o desinteresse, seu ritmo é outro, seu tempo é o da eternidade, não o da circunstância, do momento, que é o território da mídia.

O único fracasso que deve nos perturbar é o de escrever mal. O resto é estupidez ou aquilo contra que o Eclesiastes nos advertiu - "vaidade vã", de que os incautos se lambuzam, como se fosse um doce para lá de delicioso e não o veneno irremediável que é.

Sobre o Autor

Chico Lopes: Chico Lopes é autor de dois livros de contos, "Nó de sombras" (2000) e "Dobras da noite" (2004) publicados pelo IMS/SP. Participou de antologias como "Cenas da favela" (Geração Editorial/Ediouro, 2007) e teve contos publicados em revistas como a "Cult" e "Pesquisa". Também é tradutor de sucessos como "Maligna" (Gregory Maguire) e "Morto até o anoitecer" (Charlaine Harris) e possui vários livros inéditos de contos, novelas, poesia e ensaios.

Mais Chico Lopes, clique aqui


Francisco Carlos Lopes
Rua Guido Borim Filho, 450
CEP 37706 062 - Poços de Caldas - MG

Email: franlopes54@terra.com.br

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Esqueçam esta bobajada ambiental, por Efraim Rodrigues.

Espírito de Natal, por Contardo Calligaris.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos