Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Chico Lopes


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

O Pássaro e o Dicionário

por Chico Lopes *
publicado em 18/02/2004.

Ele me intrigava há muito tempo. Sempre o imaginara pequenino, negro, um ônix alado tão resumido, humilde e denso como seu canto repetitivo de duas notas. Dos seus muitos nomes populares sabia dois: “saci” e “peixe-frito”. Ouvir seu canto monótono e desolado me fazia pensar no “Blackbird” dos Beatles, emblema universal de uma profunda solidão noturna; os campos nevoentos da Inglaterra se fundiam em minha imaginação às matas mais triviais das cercanias de Novo Horizonte, ou melhor: uns pedaços de fins de quarteirão das ruas Santos Fonseca, Otaviano Marcondes, Antônio Sabino, Cesário Castilho, onde brinquei muito quando menino e onde conheci as primeiras lendas e histórias de assombração. Naquele espaço seu canto imperava nas madrugadas de insônia ou em tardes lentas, ociosas, e com as duas notas condensava um estado de espírito e uma paisagem. Embora o ponto de partida seja sempre o mesmo, da circunscrição saem ramificações que se confundem com o mundo inteiro. Assim é que, em outro plano, ouvindo o “Adagio con moto” da quinta de Beethoven, eu retorno à sombra de uma mangueira da casa de um vizinho num dia que talvez fosse de chuva e sinto uma vibração elegíaca que me vem tanto do quintal anônimo quanto da música universal.

Nossos veios mais secretos se comunicam com a alma do mundo e o indivíduo é esse templo irremediavelmente singular onde um ensaio original da espécie se processa. Sentimos coisas que não se parecem com nenhuma outra que outros sentem – e isso tanto nos exalta quanto nos restringe. Tentamos - se somos artistas – comunicá-las. E nem quando bem-sucedidos acreditamos tê-lo de fato conseguido.

Um dia, cismei de ir procurar informações sobre meu diminuto “blackbird” no Aurélio. Lá encontrei: Saci – Ave cuculiforme, da família dos cuculídeos, com duas subespécies, uma das quais ocorre ao N. e L., outra ao S. do Brasil. Tem coloração geral pardo-amarelada, com numerosas manchas escuras nas coberteiras das asas, topete avermelhado, com manchas claras e escuras, garganta, sobrancelha e abdome brancos. Alimenta-se de insetos e costuma pôr ovos em ninhos de joão-teneném. ( Sinônimos: martim-pererê, matim-pererê, matinta-pereira, matintaperera, matitaperê, peixe-frito, peito-ferido, peitica, piririguá, roceiro-planta, seco-fico, sem-fim, sede-sede, tempo-quente, crispim, fenfém)”.

Passando para a enciclopédia Delta-Larousse, mais uma decepção: “... tem cerca de 30 cm. de comprimento total, dorso pardo-acinzentado...”

Nada disso me impediu de continuar imaginando-o como no início: menor que um tiziu, delicado, solitário e concentrado como seu fi-fi monótono. Desta monotonia provém a sedução do canto. Parece uma condenação assumida com tristeza e humildade, uma súplica repetida até o fim dos tempos da mesma maneira a fim de comover alguma coisa ou alguém, perseverança impotente que enternece e incomoda.

Esse relógio noturno às vêzes acompanha o meu sono meio vigília e, entressonhado, é sempre o “blackbird singing in the dead of night” que o Aurélio e o Delta-Larousse desmentem.

“Sem-fim”... Este é o melhor de seus nomes populares. Porque o canto simples, despojado, ascético, consegue sugerir a infinitude da noite em que nem tudo dorme. Pousado em algum ramo oculto, o “peito ferido” de solidão sobre-humana, ele canta por mim e por um milhão de almas noturnas que nunca conseguiram dormir pensando em tudo que se perde lá fora, sob a lua.

Tenho vontade de sair da cama, vencido pela exasperação que a súplica discreta e contínua infunde, e dizer: “Take these broken wings and learn to fly. All your life you were only waiting for this moment to arise”. Mas, volto ao sono. E as duas notas continuam lá – lá onde? em quais ares? -, cavando, pendulares, uma outra espécie de silêncio nos silêncios. Induzem a dormir, mas a dormir como que no ar ou entre árvores, num vasto outro mundo em que pássaros e almas humanas se fundissem, indissolúveis.

Sobre o Autor

Chico Lopes: Chico Lopes é autor de dois livros de contos, "Nó de sombras" (2000) e "Dobras da noite" (2004) publicados pelo IMS/SP. Participou de antologias como "Cenas da favela" (Geração Editorial/Ediouro, 2007) e teve contos publicados em revistas como a "Cult" e "Pesquisa". Também é tradutor de sucessos como "Maligna" (Gregory Maguire) e "Morto até o anoitecer" (Charlaine Harris) e possui vários livros inéditos de contos, novelas, poesia e ensaios.

Mais Chico Lopes, clique aqui


Francisco Carlos Lopes
Rua Guido Borim Filho, 450
CEP 37706 062 - Poços de Caldas - MG

Email: franlopes54@terra.com.br

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


GRUPO LITERÁRIO A ILHA, 25 ANOS DE LITERATURA, por Luiz Carlos Amorim.

APARÊNCIAS, por Pablo Morenno.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos