Crônicas,contos e outros textos
PÁGINA PRINCIPAL → LISTA DE TEXTOS → Rubens Shirassu Júnior →
Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural
VerdesTrigos está hospedado no Rede2
Leia mais
-
NOSSOS AUTORES:
- Henrique Chagas
- Ronaldo Cagiano
- Miguel Sanches Neto
- Airo Zamoner
- Gabriel Perissé
- Carol Westphalen
- Chico Lopes
- Leopoldo Viana
- mais >>>>
Link para VerdesTrigos
Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.
Anuncie no VerdesTrigos
Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui
O Novo Grande Irmão
por Rubens Shirassu Júnior
*
publicado em 30/12/2003.
"Se você quiser um quadro do futuro,
imagine uma bota esmagando
um rosto humano para sempre".
(O´Brien em 1984)
imagine uma bota esmagando
um rosto humano para sempre".
(O´Brien em 1984)
A história de 1984, de George Orwell, passa-se na Inglaterra (agora conhecida como Pista no. 1, um nome neutro e que não evoca lembranças) e é a rebelião de um homem (outro título cogitado para o livro foi O Último Homem na Europa), Winston Smith, funcionário do Ministério da Verdade, a partir do momento que começa a duvidar da manipulação da história. Ou seja, assim que começa a ter uma crimidéia, a palavra do novo vocabulário (novilíngua) inventado pelo partido como meio de impedir heresias.
O problema é que a mensagem de Orwell não foi corretamente entendida por todos, ou foi usada de má-fé para atacar o que ele não queria. Percebe-se que o livro não é um ataque ao socialismo ou ao Partido Trabalhista, mas, sim, uma amostra das perversões de que é capaz uma economia centralizada. O lado irracional do totalitarismo ajudava a explicar coisas como o regime nazista, e poderia conferir estabilidade aos sistemas políticos do presente e do futuro. O tipo de habitante de Oceania estaria pronto a morrer pelo Grande Irmão, mas não por quaisquer prazeres terrenos adicionais. Usando um exemplo atual: os fanáticos muçulmanos que se explodem para matar seus inimigos.
Os anos de 80 e 90 passaram e pouco do que foi escrito se concretizou. Atualmente, 2084 seria a projeção que mais se adeqüa ao título do livro. Provavelmente, nos próximos anos teremos uma sociedade muito parecida com a que foi imaginada por Orwell, pois ainda estamos no estágio experimental do controle da população. A teletela, por exemplo, foi comparada erroneamente com a televisão e, mais recentemente, com a internet. O aparelho imaginado por Orwell é um eficiente receptor e emissor de dados que não se compara às limitações dos aparelhos de tv e dos microcomputadores. Perto das teletelas, a broadband é uma tecnologia pré-histórica, mas a semente já foi plantada.
Depois dos atentados terroristas de setembro, os americanos desejam implantar um documento de identidade único e nacional. Como guerra é paz, poucos questionarão a necessidade de ter sua liberdade diminuída em nome da ordem. Atitudes desse tipo, isoladas, não representam muito perigo aos cidadãos, porém, em conjunto, são uma estratégia de controle parecida com a do Partido, o orgão máximo do poder que possuía todos os registros das pessoas. Dessa forma, eles tinham o poder sobre o presente, o futuro e o passado. Isto não difere muito do trabalho da mídia atual.
Sobre o Autor
Rubens Shirassu Júnior: Designer artístico, jornalista e autor entre outros de Religar às Origens (Ensaios, 2003) e Oriente-se: Manual de Procedimentos no Japão, 1999.É o autor da coluna OLHO MÁGICO na VERDES TRIGOS.
Contato: jrrs@estadao.com.br
Veja também o "ORIENTE-SE: Manual de Procedimentos no Japão"
Edição Independente de Rubens Shirassu Júnior
Site do Livro: http://www.stetnet.com.br/orientese/
< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>
LEIA MAIS
Ocupação sérvia e a chegada dos turcos otomanos no Kosovo, por Engjëll Koliqi.
RIMBAUD e JACK KEROUAC: o prazer e o luto das biografias, por Chico Lopes.