Crônicas,contos e outros textos
PÁGINA PRINCIPAL → LISTA DE TEXTOS → Efraim Rodrigues →
Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural
VerdesTrigos está hospedado no Rede2
Leia mais
-
NOSSOS AUTORES:
- Henrique Chagas
- Ronaldo Cagiano
- Miguel Sanches Neto
- Airo Zamoner
- Gabriel Perissé
- Carol Westphalen
- Chico Lopes
- Leopoldo Viana
- mais >>>>
Link para VerdesTrigos
Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.
Anuncie no VerdesTrigos
Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui
Dois Mundos
por Efraim Rodrigues
*
publicado em 18/11/2006.
Mesmo no Brasil, que no artigo consta justamente como um desmatador, há porções de nosso território que estão reflorestando-se. No Norte do Paraná, por exemplo, um bolsão de riqueza agrícola em nosso país, a área florestada vem crescendo lentamente desde os anos 70.
Mas para o rico, restaurar floresta é fácil. Qualquer região que ganha dinheiro oferecendo serviços e produtos de alta tecnologia, pode-se dar ao luxo de ter um "jardim" florestal para expiar seus eventuais pecados, porque os países ricos ganham muito pouco dinheiro com sua agricultura. Alguns até perdem dinheiro, subsidiando a produção.
Na semana passada, eu conheci um exemplo bem mais intrigante do que este do artigo da revista PNAS. No Norte de Santa Catarina, na divisa com Paraná, um ex-produtor de fumo e carvão, está iniciando a produção de erva mate dentro da floresta. Esta erva criada na sombra é de melhor qualidade que a do sol, e por isso é melhor remunerada. Em meio à floresta, o ataque de pragas também é muito menor. Na agrofloresta do Anísio também tem vários outros produtos, tanto de uso para a família dele quanto para venda.
O Anísio talvez não saiba, mas sua agrofloresta está acertando uma divida de várias décadas, quando começamos a implantar em nosso país tropical, um conjunto de técnicas que funciona muito bem nas regiões temperadas, com poucas espécies, mas é muito pouco eficiente em nosso país, tão cheio de espécies, que sempre há uma com as características necessárias para se tornar uma praga. E daí dá-lhe inventar produto novo para a praga nova que apareceu. Até quando poderemos contar com a criatividade de nossos agrônomos, e o bolso de nossos produtores ?
É uma pena que o mundo da revista PNAS e do Anísio não se toquem.
Sobre o Autor
Efraim Rodrigues: Efraim Rodrigues, Ph.D. (efraim@efraim.com.br) é doutor pela Universidade de Harvard, Professor Adjunto de Recursos Naturais na Universidade Estadual de Londrina, Consultor do Programa Fodepal da FAO-ONU e Editor da Editora Planta, sem fins lucrativos.< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>
LEIA MAIS
A Escola e a Integração Autor/Leitor, por Luiz Carlos Amorim.
Como fazer Bodas de Ouro, por Leopoldo Viana Batista Júnior.