Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Rodrigo Capella


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Tirando dúvidas dos leitores

por Rodrigo Capella *
publicado em 27/09/2008.

A cada dia, recebo mais mensagem de leitores. Alguns, querendo tirar dúvidas; outros simplesmente buscando uma conversa sobre literatura. Para o texto de hoje do Verdes Trigos, separei três mensagem. Os assuntos são variados: correção dos original, frustração poética e regras da produção poética. Não deixe de ler as linhas a seguir. Você terá algumas supresas.

A primeira mensagem me foi enviada por Elaine Bärmann, direto da Alemanha. Ela disse assim: "Para lhe ser sincera, estou me utilizando desta para poder falar com alguém que entenda o meu trabalho. Há exatamente 4 anos escrevo um livro. São ao todo 1900 páginas escritas. Conto a historia de um psicopata e um psiquiatra que tem suas personalidades trocadas. O livro chama-se Filhos do Ódio. Eu gostaria de saber, o que devo fazer primeiro? Mandar o livro para que algum leitor corrija meus erros de português, para que enxugue os "escrito demais", ou simplesmente vou com a idéia e seja la o que Deus quizer? Fico no aguardo de sua resposta e agradeço-o antecipadamente. PS: Detalhe, meu teclado é em alemão, e, por mais que eu o corrija, não existe a acentuação adequada. Contudo, escrever o meu livro em alemao, seria um suicidio...rs...Um abraco, Elaine Bärmann".

Amiga Elaine, obrigado pela mensagem. Vejo que você está confusa. A idéia é boa, mas você precisa se questionar: o livro é baseado em fatos reais? Você fez uma ampla pesquisa? Recolheu os dados necesários para fazer o livro? A obra é uma ficção? Responda essas perguntas em uma folha de papel e releia o seu texto. Quando terminar, responda novamente. Compare as respostas e veja se elas coincidem. Esse exercício é válido porque as primeiras respostas que damos são emocionais e as segundas - após lermos o livro - são racionais. Se elas não coincidirem, opte pelas racionais. Nesse momento, a razão deve prevalecer.

Nunca tome uma decisão preciptada. Leia, releia e só depois envie para as editoras. Elas recebem, no mínimo, 20 originais por dia. Todos os livros que chegam são colocados no final da fila e depois, teoricamente, são lidos. Se um editor pega um livro com erros para ler, esse livro é rapidamente descartado. Pense nisso!

Vale uma última observação: o título do seu livro é muito bom. Querendo ou não, o editor, quando lê um título sem nexo, rapidamente descarta a obra. Agora, quando pega um livro com um título bom - como o seu -, a leitura torna-se mais agradável e as chances de serem publicados aumentam.

A segunda mensagem foi me enviada por Xico Branco. Ele disse assim: "Prezado Rodrigo Capella, ás vezes me frusto por escrever poesias. Aí, vago pros pensamentos, pras crônicas "brutas"..., muitas precisam ser lapidadas. Tem dias que penso em pegar tudo e tacar fogo. Foi desses pensamentos tolos, que um dia rabisquei a poesia abaixo. Lembro que no rodapé da página, na qual a escrevi, grafei: "que não seja esta a minha sina". Pena que sabemos ser esta, a de muitos poetas brasileiros. A minha poesia começa assim: Esse menino tem futuro/ Diziam pro pobre coitado/ Que de tanto ser lambido/ Ver seus sonhos maltratados/ Já não era mais menino/ Era jovem, e bem formado".

Meu amigo Xico, todo poeta tem uma sina, mas eu diria melhor: todo poeta tem uma missão. A minha é valorizar a poesia e, pelo visto, a sua também é. Não deixe, meu amigo, pequenos obstáculos atrapalherem a sua composição poética. Você sabe que atualmene existe um complô contra a poesia - todos fazem de tudo para a poesia não vender - e cabe a nós, poetas e escritores, reverter esse quadro.

A sua poesia tem muita qualidade e você não deve desisitir. A sua rima é natural, não é forçada. Eu condeno a rima forçada e fico contente quando algum poeta tem o dom de se expressar, se recorrer a uma técnica pré-estabelecida. Vá em frente e não esqueça de me convidar para o lançamento do teu próximo livro.


A terceira e última mensagem foi-me enviada por José Rodrigues: "A produção poética não precisa seguir regras pré-definadas, se adequar dentro de paradigmas e escolas; penso na poesia não apenas como a expressão da interioridade de um sujeito em sua relação consigo mesmo e com o mundo; penso nas poesias como armas, ferramentas que sirvão, também, para questionar, para escandalizar (no sentido de questionar o que está naturalizado), de provocar e, por que não, participar da invenção de novos mundos possíveis. Também escrevo poesias, quer dizer, sou um aprendiz de poeta e escritor. Criei recentemente um blog chamado "Experimentando Versos", no qual publico as minha obras".

Amigo José Rodrigues, excelente o seu pensamento. Eu acrescentaria também que poesia é vida, que é vontade de viver e, que sem ela, as outras artes seriam muito pobres e teriam apenas metade de sua força. Sem a poesia, o homem não vive, não respira e se esconde do mundo. Com a poesia, todos vivem bem. Eu diria, então, que a poesia é o combustível da vida.

Vale um comentário sobre o seu blog: você acertou em cheio, o conteúdo é bem interessante e bem dinâmico. Hoje, em dia, o poeta precisa se interagir com o público e, um das formas de se fazer isso, é tendo um blog.

Sobre o Autor

Rodrigo Capella: Escritor, poeta e jornalista, Rodrigo Capella nasceu em São Paulo, Capital, no ano de 1981. Publicou o primeiro livro, intitulado "Enigmas e Passaportes" (Forever Editora), em 1997, com apenas 16 anos. Em 2005, quase dez anos depois, o autor voltou ao cenário literário com dois lançamentos: "Como mimar seu cão" e "Transroca, o navio proibido", ambos pela Editora Zouk. Rodrigo Capella também publicou poemas em diversas antologias, entre elas "Diversos" (Andross Editora), "Ave Palavra" (Clube Amigos do Livro) e "Além da palavra" (Scortecci Editora). Em breve, Capella vai lançar "Rir ou Chorar, o cinema sentimental", obra que narra as aventuras do cineasta Ricardo Pinto e Silva. Esse livro vai ser lançado pela Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial, comandada por Rubens Ewald Filho.
Mais informações: www.rodrigocapella.com.br

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


A Sinfonia não terminou, por Urda Alice Klueger.

Olhares e pincéis de Eternidade, por Eliana Mora.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos