Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Noga Lubicz Sklar


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Passarinho verde

por Noga Lubicz Sklar *
publicado em 26/09/2008.

Tá certo que o paraíso em Itaipava fica um pouquinho mais cinza com a chuva jorrando e o trovão derrubando a quietude usual da janela pra fora... e a adega vazia e a luz apagada e a tevê desligada e o carro batido, aguardando faz tempo o fiscal do seguro, mas não é por nada disso que estou na verdade meio triste. Eu poderia, aliás, prosseguir em meu plano original para esta crônica e aborrecer vocês com os vários plausíveis motivos pelos quais acordei deprimida esta manhã, assaltada pelas mesmas inúteis dúvidas de sempre sobre a (des)importância do amor, a promessa pendente da morte, e mais, a bastante duvidosa carreira de escritor, o papel dispensável da literatura na vida de cada um e o constante descompasso entre tempo, dinheiro e produção, aliás, dinheiro? Pra quê? E enquanto a penhora e a demora rolam soltas lá fora, é preciso ressaltar: embora hoje em dia isto soe senil, há muito mais coisa importante na vida além do dinheiro roubado, ou acumulado, sempre houve, e no entanto, grande parte deste todo abrangente também se aprofunda na crise sistêmica ocidental e o negócio como sempre é esperar passar, mas não, gente. Não é por nada disso que acordei deprimida esta manhã.

Agora. O que acabei percebendo no final das contas foi que embora não me faltem motivos de alguma tristeza nesta manhã de chuva, o que me aperta na verdade o peito não é nenhum deles, mas o fim temporário (ou não) das inúmeras pendências dos últimos tempos, ruidosas presenças, das necessárias providências, da pressa que insiste em chegar bem depressa a algum outro lugar, ou sair de uma vez de lá, ou a neura urbana de antecipar tudo aquilo que um dia, é certo, há de passar por si... este dia é hoje e o que importa mesmo é que estou aqui, que sobrevivi, que encontrei não quem sabe a voz, que o meu negócio é mais texto, mas a prática seqüência diária de um jeito voraz que é muito particularmente meu e de ninguém mais depende. Só mesmo de mim, do que é meu, do que em mim aproveita o que é de feito e de direito, porque o fato é que ao sair caminhando entre nuvens e gotas esparsas na cota do guarda-chuva verde, catando imagens bem-feitas no falo ereto emergente dos cactus, nos papagaios ruidosos cruzando a manhã de galho em galho, no joão-de-barro em seu ninho perfeitinho encaixado no alto da araucária local, com a certeza de que aqui na Serra a primavera chegou e com chuva ou com sol é um fato consumado, fiquei assim, poética, ritmada e boba, entendi que a depressão é coisa de ansiedade grande, o que não é mais o meu caso. E o que, no meu caso, me cede o direito de concentrar-me o quanto eu quiser na minha voz que é única, como a de todos nós, aliás, basta parar pra se ouvir. E ah, sim, alivia em suspiro afolegado a aguda autocrítica, pois cronista, vocês sabem, nem é na verdade escritor, e no frigir dos novos é a chuva lá fora que inspira a poesia. A tudo que é resto, o silêncio.

Sobre o Autor

Noga Lubicz Sklar: Noga Lubicz Sklar é escritora. Graduou-se como arquiteta e foi designer de jóias, móveis e objetos; desde 2004 se dedica exclusivamente à literatura. Hierosgamos - Diário de uma Sedução, lançado na FLIP 2007 pela Giz Editorial, é seu segundo livro publicado e seu primeiro romance. Tem vários artigos publicados nas áreas de culinária e comportamento. Atualmente Noga se dedica à crônica do cotidiano escrevendo diariamente em seu blog.

Para falar com Noga senda-lhe um e-mail ou add-lha no orkut.

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Seria Ele Chinês?, por Leopoldo Viana Batista Júnior.

Sobrevivendo com a chuvinha, por Efraim Rodrigues.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos