Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Noga Lubicz Sklar


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Machadiana? Eu?

por Noga Lubicz Sklar *
publicado em 06/07/2008.

"O que os olhos trazem não é nada. Tenho cem mundos para criar, estou perdendo apenas um deles."
de James Joyce, ameaçado pela cegueira, nas Crônicas Irônicas de Ulysses



Num artigo de, sei lá, digamos, umas três mil e poucas palavras (ops: caracteres), José Castello escolheu uma breve - e, aparentemente, secundária - passagem do livro que analisa para título de sua coluna: O tapa-olho de Joyce. O que não fica claro é se a atitude de "ver o mundo de esguelha" - descrita no texto de Castello -, era de Joyce... ou do personagem Logan Mountstuart, que tentando um dia ler o Ulysses "se afoga na escrita turva de Joyce". Hã?

Fica também por ser esclarecido se é da autoria de William Boyd - autor de "As aventuras de um coração humano", que o colunista do Prosa resenha neste sábado -, ou de Logan Mountstuart, ou do próprio José Castello a observação obscurecedora sobre James Joyce, epa, peraí: escrita turva é o... deixa pra lá, né? A verdade é que, com apenas metade de um olho ruim, Joyce enxergava bem mais do que muita gente vê por aí com visão binocular mais-do-que-perfeita. Ah. Tudo bem. Não é preciso insistir: que eu sou a mais fundamentalista joyciana recém-convertida todo mundo já sabe.

Mas, embora assim pareça, não estou hoje aqui pra falar de Joyce, e sim de Machado, sim, aquele Machado de Assis que a Flip deste ano homenageia, tema deste mui sintomático mini-vídeo de Miguel Conde, direto de Paraty. Vamos combinar que, na minha opinião, a participação especial de Luis Fernando Veríssimo como moderador de mesa na Flip não faz o menor sentido. Não é que eu não goste dele, gente, não, ou que não o respeite como escritor e literato, nada disso. O fato é que o cara é tão tímido, e tão notoriamente avesso a qualquer holofote, que é capaz de sentar-se por horas a fio numa tarde de autógrafos sem emitir um único som, como atesta a crônica in loco do também gaúcho Gabriel Brust, meu colega de oficina do ano passado, que não consegui localizar. Fico devendo o link. Pois no vídeo de Miguel, Veríssimo deixa bem claro sua indiferença em relação a Machado, o que, vamos combinar, não é surpresa nenhuma: antes desse banho mercadológico de loja a que Machado foi recentemente submetido, era impressão geral que ele fosse não mais que o autor daqueles livros meio chatos que a gente era obrigado a ler na escola.

Agora sou eu que preciso deixar bem claro: essa não é a minha opinião, imaginem, declarar-me indiferente a Machado em meio à tribo de seus milhares de recentes adoradores... não, gente. Deixo a Veríssimo este ato sincero de grande coragem. Quanto a mim, fico quieta no meu canto, tendo lido de Machado de Assis nada mais que os obrigatórios do secundário - e no secundário, claro: já lá se vai um tempão. E preciso confessar que essa onda colossal de marketing me afetou profundamente também, como a todo mundo. Já estou me preparando para algum dia, seguindo aquela lista prioritária de minhas reprováveis ignorâncias - reconhecidas tardiamente somente agora, na maturidade -, reler Machado.

Espero que, como Joyce, valha muito a pena.

Sobre o Autor

Noga Lubicz Sklar: Noga Lubicz Sklar é escritora. Graduou-se como arquiteta e foi designer de jóias, móveis e objetos; desde 2004 se dedica exclusivamente à literatura. Hierosgamos - Diário de uma Sedução, lançado na FLIP 2007 pela Giz Editorial, é seu segundo livro publicado e seu primeiro romance. Tem vários artigos publicados nas áreas de culinária e comportamento. Atualmente Noga se dedica à crônica do cotidiano escrevendo diariamente em seu blog.

Para falar com Noga senda-lhe um e-mail ou add-lha no orkut.

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Não sou mais presidente!, por Airo Zamoner.

O "revival" de ideais estropiados dos anos 60 em dois filmes que precisam ser vistos, por Chico Lopes.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos