Crônicas,contos e outros textos
PÁGINA PRINCIPAL → LISTA DE TEXTOS → Rubens Shirassu Júnior →
Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural
VerdesTrigos está hospedado no Rede2
Leia mais
-
NOSSOS AUTORES:
- Henrique Chagas
- Ronaldo Cagiano
- Miguel Sanches Neto
- Airo Zamoner
- Gabriel Perissé
- Carol Westphalen
- Chico Lopes
- Leopoldo Viana
- mais >>>>
Link para VerdesTrigos
Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.
Anuncie no VerdesTrigos
Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui
A Volta da Indignação
por Rubens Shirassu Júnior
*
publicado em 19/10/2003.
Digo com convicção que estou livre da “síndrome da publicação”, que acredito contaminar a maioria dos escritores atuais, entregues ao calor das armadilhas que arrastam atrás de si – a pressa, a vaidade, o desejo de publicar seja o que for, a avidez pelo mercado, em resumo, o vencer a qualquer preço.
Sigo uma lição de Baudelaire, que o fracasso deve estar na conta do escritor, já que o risco é inseparável da literatura. O padrão global, que não passa de um eufemismo para o imperialismo, lançou os intelectuais numa atitude de isolamento, impasse e defesa. Agora, eles se afirmam pela busca de carreiras no Estado. Há uma adesão incondicional ao poder em detrimento de valores universais como a liberdade e a justiça social, principalmente, entre os novos escritores. E isso é o que de mais nefasto lhes pode suceder, porque o intelectual é justamente aquele que deveria ter uma visão crítica aguda do mundo.
Que conseqüências isto traz para a literatura? Uma renúncia generalizada da busca de uma linguagem e de um estilo. Hoje, confunde-se roteiro de TV com literatura, como se o roteiro tivesse se transformado num gênero literário à altura do romance. Existe uma tendência à padronização, não há mais gosto pelo risco.
No Brasil agora, ao contrário, os escritores preferem escrever histórias policiais que possam ser filmadas. O que mostra uma preguiça mental, uma atitude defensiva e um recuo antecipado. A busca, hoje, é imediatista e a literatura passou a ser confundida com a novela das 8. Mas o sucesso, para o escritor, não é nada benéfico. Muito dinheiro e sucesso tornam o escritor prisioneiro, ou vítima, de um fetiche que lhe rouba o que lhe é próprio, ao contrário, literatura é arte de uma minoria. As obras de qualidade precisam de longo tempo para ser digeridas.
O livro tem um momento de repouso, de espera, que é considerável. O tempo da recepção, da avaliação crítica, de atrair os leitores,é um tempo longo, não é o tempo acelerado da televisão. A lógica do mercado, porém, não admite o fracasso e não cogita a respeito da literatura como uma experiência de linguagem, mas, um produto cultural que necessita vender o mais rápido possível, em pouco tempo, sem importar com a qualidade!
Sobre o Autor
Rubens Shirassu Júnior: Designer artístico, jornalista e autor entre outros de Religar às Origens (Ensaios, 2003) e Oriente-se: Manual de Procedimentos no Japão, 1999.É o autor da coluna OLHO MÁGICO na VERDES TRIGOS.
Contato: jrrs@estadao.com.br
Veja também o "ORIENTE-SE: Manual de Procedimentos no Japão"
Edição Independente de Rubens Shirassu Júnior
Site do Livro: http://www.stetnet.com.br/orientese/
< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>
LEIA MAIS
O QUE QUE FOI?, por Conrad Rose.
Na Mesma Casa, por Pablo Morenno.