Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Rubens Shirassu Júnior


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

A Volta da Indignação

por Rubens Shirassu Júnior *
publicado em 19/10/2003.

Ando preocupado com o papel do intelectual na sociedade brasileira e também movido por grande indignação, um sentimento que muitos escritores parecem ter abandonado. Lamento que os autores se tenham entregue ao sonho do sucesso e ficado acríticos.

Digo com convicção que estou livre da “síndrome da publicação”, que acredito contaminar a maioria dos escritores atuais, entregues ao calor das armadilhas que arrastam atrás de si – a pressa, a vaidade, o desejo de publicar seja o que for, a avidez pelo mercado, em resumo, o vencer a qualquer preço.

Sigo uma lição de Baudelaire, que o fracasso deve estar na conta do escritor, já que o risco é inseparável da literatura. O padrão global, que não passa de um eufemismo para o imperialismo, lançou os intelectuais numa atitude de isolamento, impasse e defesa. Agora, eles se afirmam pela busca de carreiras no Estado. Há uma adesão incondicional ao poder em detrimento de valores universais como a liberdade e a justiça social, principalmente, entre os novos escritores. E isso é o que de mais nefasto lhes pode suceder, porque o intelectual é justamente aquele que deveria ter uma visão crítica aguda do mundo.

Que conseqüências isto traz para a literatura? Uma renúncia generalizada da busca de uma linguagem e de um estilo. Hoje, confunde-se roteiro de TV com literatura, como se o roteiro tivesse se transformado num gênero literário à altura do romance. Existe uma tendência à padronização, não há mais gosto pelo risco.

No Brasil agora, ao contrário, os escritores preferem escrever histórias policiais que possam ser filmadas. O que mostra uma preguiça mental, uma atitude defensiva e um recuo antecipado. A busca, hoje, é imediatista e a literatura passou a ser confundida com a novela das 8. Mas o sucesso, para o escritor, não é nada benéfico. Muito dinheiro e sucesso tornam o escritor prisioneiro, ou vítima, de um fetiche que lhe rouba o que lhe é próprio, ao contrário, literatura é arte de uma minoria. As obras de qualidade precisam de longo tempo para ser digeridas.

O livro tem um momento de repouso, de espera, que é considerável. O tempo da recepção, da avaliação crítica, de atrair os leitores,é um tempo longo, não é o tempo acelerado da televisão. A lógica do mercado, porém, não admite o fracasso e não cogita a respeito da literatura como uma experiência de linguagem, mas, um produto cultural que necessita vender o mais rápido possível, em pouco tempo, sem importar com a qualidade!

Sobre o Autor

Rubens Shirassu Júnior: Designer artístico, jornalista e autor entre outros de Religar às Origens (Ensaios, 2003) e Oriente-se: Manual de Procedimentos no Japão, 1999.
É o autor da coluna OLHO MÁGICO na VERDES TRIGOS.

Contato: jrrs@estadao.com.br

Veja também o "ORIENTE-SE: Manual de Procedimentos no Japão"
Edição Independente de Rubens Shirassu Júnior
Site do Livro: http://www.stetnet.com.br/orientese/

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Mais um ano novo, por Pablo Morenno.

SIMPLESMENTE, CHARLES DICKENS, por Ademir Pascale Cardoso.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos