Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Efraim Rodrigues


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Leilão de florestas públicas e Controle do Dano

por Efraim Rodrigues *
publicado em 16/11/2007.

Nesta quarta feira 14/11, foi aberta a primeira licitação de uma floresta nacional dentro do Bioma Amazônico.

A árvore caindo em meio ao barulho da moto-serra é uma imagem tão horripilante quanto a do viciado se picando. Em ambos casos, o que há por trás desta cena pode ser ainda pior.

A escolha entre desmatar ou não a Amazônia não existe. Dados os níveis de educação, contexto sócio econômico e demandas de um mercado já existente, continuaremos a desmatá-la por muitos anos. Fazendo a lição de casa em várias áreas, no entanto, poderemos reduzir o dano.

O leilão de florestas públicas é uma dose de realismo necessária ao movimento ambientalista, assim como foi a idéia de redução de dano para a saúde pública. Muita gente considera errado distribuir seringas para viciados. No entanto, aqueles que conhecem o que se passa por trás da imagem da pessoa se drogando, sabem que acabar com as drogas é um sonho irreal, pelo menos para as próximas décadas. Conclusão: melhor drogado, do que drogado e contaminado.

Indo pela BR 364 de Porto Velho até a divisa com Mato Grosso, estradas de terra estrategicamente locadas a cada 5000m da rodovia, entram centenas de Km mata adentro. A BR 364 se parece com uma espinha de peixe cortando o centro de Rondônia. Sobraram somente dois trechos maiores de mata: Um a oeste da BR 364, de 200 X 150 Km, que vai até a fronteira com a Bolívia, e outro a leste da estrada, na direção do Amazonas, de 100 X 100 Km, onde está o Jamari.

É triste reconhecer que o poder público não é capaz de garantir a integridade desta floresta, mas seria ainda mais triste ver o último trecho de floresta de Rondônia ser desmatado ano a ano, por meio de vários “jeitinhos”.

Como que o mesmo governo que não consegue impedir o desmatamento, irá garantir que a exploração da floresta e mineração serão sustentáveis no Jamari ? Os ganhadores da licitação pagarão a conta de serem fiscalizados por instituições internacionalmente reconhecidas, como o FSC.

Até aqui, exploração sustentável era disciplina acadêmica ou sonho de ongueiro. A experiência existente é resultante de pequenas áreas, isoladas do contexto sócio-econômico. Há ainda uma série de perguntas ecológicas e financeiras não respondidas, mas só poderemos respondê-las fazendo na prática.

Este leilão é importante não só para evitar a destruição das últimas florestas de Rondônia, mas também para estabelecer um modelo menos danoso de exploração da Amazônia.

Sobre o Autor

Efraim Rodrigues: Efraim Rodrigues, Ph.D. (efraim@efraim.com.br) é doutor pela Universidade de Harvard, Professor Adjunto de Recursos Naturais na Universidade Estadual de Londrina, Consultor do Programa Fodepal da FAO-ONU e Editor da Editora Planta, sem fins lucrativos.

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Literatura e Cinema, por André Carlos Salzano Masini.

A vida não se resume em festivais, por Efraim Rodrigues.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos