Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Noga Lubicz Sklar


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Cultura em alta

por Noga Lubicz Sklar *
publicado em 12/05/2008.

No outro dia, por um mero acaso desses que nem sei explicar, me vi no site da Biblioteca Nacional descobrindo que um certo programa de bolsas para escritores, completamente obscuro e nada divulgado, estava pra encerrar as inscrições. Tendo um livro em fase de acabamento - como o edital exige - e sempre querendo acreditar em sinais dos céus, topei a parada. Imprimi as cópias solicitadas, empacotei, despachei no sedex e arquivei o assunto, nem deu tempo de pôr a boca no mundo, vocês sabem: não é meu feitio esconder nenhum jogo, mas, hum, com a urgência de igreja-dos-últimos-dias, resolvi deixar pra lá. Vocês sabem: quando se trata de múltiplas correntes esotéricas, simpatias, vibrações positivas e proteção divina, pelo menos num ponto todos convergem: pra conseguir algo muito desejado, a melhor estratégia é calar o bico, ficar na moita e rezar todo dia, se é que vocês me entendem. Decidi tentar e... bem, quaaase consegui.

A questão é que o prazo para divulgação dos resultados se encerrou no sábado, e pasmem, acaba de ser prorrogado para a segunda quinzena de junho devido "ao grande número de inscrições para o Programa de Bolsas, ultrapassando enormemente a disponibilidade orçamentária". A íntegra da nota acrescenta que "a Fundação Biblioteca Nacional se viu obrigada a promover rigorosa avaliação dos projetos para concessões de bolsas."

Me entendam bem: não estou criticando, mas, desta vez, agradavelmente surpresa, não só com a efervescência cultural em curso no país (o programa de bolsas, repito, somente aceita trabalhos em fase de conclusão), mas também com a suposta seriedade das avaliações, coisa com a qual, vocês sabem, não estamos acostumados. Olho neles.

Pela inesperada caudalosidade da concorrência, já vou logo avisando que reduzi a um mínimo a expectativa de ser agraciada com uma bolsa dessas, e olhem, nem é pelo dinheiro, viu? É só pelo prestígio mesmo, juro, uma bolsa oficial, etc e tal. E pra quem acha que o dinheirão prometido corre o risco de um mau uso, vocês sabem, "aumentar o patrimônio individual" de alguém, informo que se trata de uma ajuda de custo mensal de R$1.500, é, gente, hum mil e quinhentos reais. Com a duração de seis meses e a solicitada dedicação full-time do bolsista.

Pelo menos paga a conta do papel higiênico, gulp, como diria mamãe nos bons tempos: cagona.

Sobre o Autor

Noga Lubicz Sklar: Noga Lubicz Sklar é escritora. Graduou-se como arquiteta e foi designer de jóias, móveis e objetos; desde 2004 se dedica exclusivamente à literatura. Hierosgamos - Diário de uma Sedução, lançado na FLIP 2007 pela Giz Editorial, é seu segundo livro publicado e seu primeiro romance. Tem vários artigos publicados nas áreas de culinária e comportamento. Atualmente Noga se dedica à crônica do cotidiano escrevendo diariamente em seu blog.

Para falar com Noga senda-lhe um e-mail ou add-lha no orkut.

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


O STF e o racismo: o caso Ellwanger, por Celso Lafer.

A volátil esperança, por Manoel Hygino dos Santos.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos