Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Ângelo Caio Mendes Correa Jr.


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

A figura ímpar de Francisco Escobar

por Ângelo Caio Mendes Correa Jr. *
publicado em 07/05/2008.

No ano de 1898, Euclides da Cunha chegava a São José do Rio Pardo, interior de São Paulo, para dirigir os trabalhos de reconstrução da ponte sobre o rio que dá nome àquela cidade.E foi ali que conheceu um ilustre mineiro de Camanducaia, figura singular com quem estabeleceria sólida amizade.

Naquele longínquo ano, Francisco Escobar era o intendente municipal de São José do Rio Pardo, designação então usada para indicar o cargo de prefeito.

Foi o saudoso euclidianista Olímpio de Sousa Andrade, em seu História e Interpretação de Os Sertões, quem lapidarmente sintetizou o caráter desse grande brasileiro: "Era a bondade e a sapiência em pessoa...tudo sabendo, informando tudo sobre qualquer assunto, a qualquer momento, como se fosse uma enciclopédia...a esse feitio íntimo, composto com o que há de melhor na contextura da bondade e do saber e inteiramente despido de vaidade, é que se deve o fato de vir o seu nome sempre em destaque quando se trata da elaboração de Os Sertões, inclusive na lembrança de Euclides, que o apontou como seu melhor colaborador, evidentemente no sentido do prestígio e da cultura do amigo."

Nascido a 8 de dezembro de 1865, aprendeu Francisco Escobar com sua irmã Ana as primeiras letras e a música. Aos 13 anos já conhecia em profundidade o latim, conforme nos ensina seu biógrafo, Manuel Casasanta.

Ainda adolescente, entregou-se de modo apaixonado às causas abolicionistas e republicanas, iniciando-se na imprensa como fundador e diretor do primeiro jornal de Camanducaia, a Folha do Povo. Pouco depois, por orientação de João Pinheiro, fundou em sua cidade natal o Clube Republicano.

Logo após a Proclamação da República, deixou Camanducaia rumo a São José do Rio Pardo, onde entre 1896 a 1899 foi intendente municipal e fundou o Clube Democrático Internacional Filhos do Trabalho, defensor das idéias socialistas.

Ao terminar seu mandato em São José do Rio Pardo, após rápida passagem por São Paulo, retornou a Camanducaia, tornando-se vereador. Em seguida, foi nomeado por Wenceslau Brás prefeito de Poços de Caldas, ali fazendo uma administração moderna e progressista. Seu último cargo público foi o de senador por Minas Gerais, infelizmente interrompido por sua morte, a 30 de dezembro de 1924.

Como bem acentuou Manuel Casasanta, Francisco Escobar foi "advogado, administrador, político, intelectual, artista, em resumo..., marcou a presença de um engenho singular, disfarçado sob a capa do estudante crônico." Sua vastíssima erudição o permitia, de acordo com Francisco Venâncio Filho, discorrer sobre as teorias de Einstein, Freud, Bergson, Croce, Willian James, dentre tantos outros. Leitor dos clássicos greco-latinos no original, profundo conhecedor do português arcaico, foi de Escobar que Afonso de Taunay socorreu-se para traduzir documentos quinhentistas, fontes para a elaboração de seu São Paulo no Século XVI. Bibliófilo, chegou a possuir acervo com sete mil volumes, numa época em que a circulação de livros, sobretudo no interior do país, era extremamente restrita. Cultor da música, tinha em Bach e Beethoven seus mestres maiores. Político de honradez raramente igualada, ao morrer o único bem que deixou foi a casa em que residia em Poços de Caldas.

Monteiro Lobato, outro caro amigo seu, com exatidão disse: "Em Escobar se reuniam todas as qualidades de coração e todos os valores de espírito, sem que ele jamais exibisse nenhum." Em A Vida Literária no Brasil 1900, Brito Broca assim se referiu: "Uma grande e bela amizade, profundamente criadora foi a de Francisco Escobar e Euclides da Cunha. Basta dizer que sem a intervenção solícita, protetora e estimulante de Escobar, talvez Os Sertões não viesse a ser escrito."

Sobre o Autor

Ângelo Caio Mendes Correa Jr.: Ângelo Caio Mendes Correa Jr. é professor e mestre em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo. Bibliófilo e articulista, tem vários ensaios sobre livros e escritores já publicados em vários jornais e sites do país. Reside em São Paulo.



< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Conversa de Elevador, por Leopoldo Viana Batista Júnior.

MARCELO BIRMAJER: uma entrevista exclusiva para VerdesTrigos., por .::. Verdes Trigos Cultural .::..

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos