Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Noga Lubicz Sklar


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Vida de autor(a)

por Noga Lubicz Sklar *
publicado em 12/04/2008.

Não sei se é interessante a tendência hoje em dia dominante de se falar demais da própria vida, transtornando a literatura num caldo insossamente autobiográfico, coisa que sim, eu mesma faço e sem vergonha nenhuma. Esclarecer, esclarece. Mas limita a fantasia alheia, sei lá, perde o mistério e quem sabe a graça. Por outro lado, restringe consideravelmente a gulosa possibilidade de uma demolição futura da personalidade, processo sofrido em mais alto grau por Ann Hathaway, esposa de Shakespeare e praticamente uma desconhecida da história, vítima preferida dos adoradores acadêmicos do bardo. O assunto aparece revitalizado por Germaine Greer em "Shakespeare´s Wife", resenhado na edição desta semana do suplemento literário do NY Times. Tudo bem que muito do que se sabe da vida elizabetana não vem de fatos historico-antropológicos mas... das peças de Shakespeare, e nem nas páginas de Ulysses Ann Hathaway escapa de sua imagem tradicional como musa inspiradora do marido: a megera (in)domada, pra quem o escritor deixou de herança não mais do que sua segunda melhor cama.

Já eu, enquanto autora, dou-lhes asas à imaginação pra descobrir quem é que manda aqui em casa ou, pelo menos, quem é que escreve. Dando um tempo na minha monótona vidinha pessoal - bem mais devassada do que o recomendado aqui no blog - pra me dedicar a furiosas e deliciosas tesouradas no manuscrito original das Crônicas de Ulysses, deixo-vos com uma boa dose de ração para o cérebro na divertida (ou dramática?) análise do admirável mundo novo da literatura, onde para cada leitor conquistado existem 2 ou 3 mil autores freneticamente autopublicados, uai, gente, mas não era o contrário? Pois é. Sobressair-se numa selva autobiográfica dessas é feito pra herói cultural nenhum botar defeito, e fica cada vez mais raro à medida em que se abre o leque de facilidades da tecnologia livreira. Onde é que este emocionante drama de mercado vai desembocar eu não sei, só sei que não quero estar lá e, se for preciso - se eu não me salvar dele antes que ele se salve de mim - sou até capaz de calar minha desbocada boca.

Bem do alto de sua banca gozadora novaiorquina, a cronista do cotidiano literário Rachel Donadio (que é escritora e editora do suplemento e não precisa, portanto, de se autopublicar e, menos ainda, de implorar uma resenha) compartilha conosco a sua generosa constatação: há muito barulho lá fora, e uma parte dele é música. Tudo bem: rezem por mim pra que eu não desafine demais, falou?

Sobre o Autor

Noga Lubicz Sklar: Noga Lubicz Sklar é escritora. Graduou-se como arquiteta e foi designer de jóias, móveis e objetos; desde 2004 se dedica exclusivamente à literatura. Hierosgamos - Diário de uma Sedução, lançado na FLIP 2007 pela Giz Editorial, é seu segundo livro publicado e seu primeiro romance. Tem vários artigos publicados nas áreas de culinária e comportamento. Atualmente Noga se dedica à crônica do cotidiano escrevendo diariamente em seu blog.

Para falar com Noga senda-lhe um e-mail ou add-lha no orkut.

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


A Pena de Morte, por Antônio Ribeiro de Almeida.

Um sonho malogrado e um nazista longe dos clichês, por Chico Lopes.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos