Crônicas,contos e outros textos
PÁGINA PRINCIPAL → LISTA DE TEXTOS → Efraim Rodrigues →
Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural
VerdesTrigos está hospedado no Rede2
Leia mais
-
NOSSOS AUTORES:
- Henrique Chagas
- Ronaldo Cagiano
- Miguel Sanches Neto
- Airo Zamoner
- Gabriel Perissé
- Carol Westphalen
- Chico Lopes
- Leopoldo Viana
- mais >>>>
Link para VerdesTrigos
Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.
Anuncie no VerdesTrigos
Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui
Sapos e Xuxus
por Efraim Rodrigues
*
publicado em 07/10/2006.
em Elois e Morlocks.
Lula venceu no Norte e Nordeste e Alckmin no Sul, Sudeste e Centro Oeste. Em todas regiões, ricos votaram em Alckmin e pobres em Lula. Os resultados mostram que afinal, somos o país do futuro. Iremos nos segmentar em duas espécies. Uma gastará recursos naturais loucamente, e a outra não terá o mínimo para garantir uma vida digna.
Eu esperei o segundo turno para falar das propostas ambientais dos candidatos por pura preguiça. Assim eu não precisei gastar meu tempo com a Heloísa que quer queimar tudo, ou com o Cristovan que quer esperar todos serem educados para só então agir.
- Caro leitor, eu fiz este sacrifício por você. Eu li os programas ambientais dos dois candidatos. Espero que você continue a ler minha coluna, senão por gosto, ao menos por dó.
Os dois candidatos têm eleitores bem diferentes, porque tem programas bem diferentes, certo ? Errado.
A única diferença, é que o programa de Lula é mais voltado para ações específicas, como "Expandir as ações de educação ambiental" ou
"Regulamentar por lei o acesso a recursos genéticos", o programa de Alckmin é mais estratégico, com expressões do tipo "Estabelecer
mecanismos de gestão ambiental eficazes" e "Fortalecer e capacitar o Sistema Nacional de Meio Ambiente". A imagem que Lula parece querer transmitir, é a do pragmático, enquanto Alckmin quer ser o "gestor". De formas opostas, ambos conseguem ser igualmente genéricos, por não definirem metas claras, nem quanto dinheiro vão colocar em conservação.
Já sabemos o tamanho do rombo da previdência, o custo dos juros altos, etc. É chegada a hora dos programas ambientais terem também alguns números.
Por exemplo, a Amazônia perde a cada ano, o equivalente a uma estrada de 17 Km de largura, ligando Curitiba à Brasília (17.000 Km2 ). Alckmin pode acusar Lula de não cumprir sua promessa de 10 milhões de empregos, e Lula pode rebater, dizendo que os 4,8 milhões de empregos criados, são seis vezes mais que os dois governos fizeram. Depois Alckmin ainda tem uma réplica dizendo que a situação econômica mundial estava melhor durante a gestão Lula. Ainda que este ping-pong deixe tonto o eleitor médio, aprofunda a discussão sobre o tema.
Nenhum dos dois arriscou-se a propor valores de maneira clara. Não seriam candidatos a presidente se fossem burros. Não há pelo que se comprometer, se os eleitores não querem ouvir falar destes números.
Sobre o Autor
Efraim Rodrigues: Efraim Rodrigues, Ph.D. (efraim@efraim.com.br) é doutor pela Universidade de Harvard, Professor Adjunto de Recursos Naturais na Universidade Estadual de Londrina, Consultor do Programa Fodepal da FAO-ONU e Editor da Editora Planta, sem fins lucrativos.< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>
LEIA MAIS
O Honório, quem diria?, por Airo Zamoner.
O desafio amazônico, por Leonardo Boff.