Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Rubens Shirassu Júnior


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Sinceramente

por Rubens Shirassu Júnior *
publicado em 12/10/2003.

A todas as crianças que são flores, puras e verdadeiras


Sempre um cronista do mundo, em algum bate-papo, está falando dele. Por mais que ele dê voltas e dribles, é sempre ele que está ali naquele espaço. Escrever crônica é uma bandeira. É expor-se, dizendo o que a gente pensa e não pensa.

Podem ser besteiras, lavar a alma, estender uma mão (ou um doce) para um lado e a outra para o outro. Isso lembra uma menina, e que se chama Gabriela ainda por cima, acho eu, sem ainda a noção exata do que acaba de acontecer com a sociedade brasileira e – duvido, não – mundial. Não sei se o estouro vai ser já, ou a fábula dela vai pegar leve. Eu não sou psicólogo de ofício. Mas, por escrever, quando olho, vejo um lado profissional que dá uma espiada de trivela. É que eu tenho dito aqui estar impressionado com a geração feminina 2000.

Essa Gabriela, que é Ararense, pratica Kung-Fu e joga xadrez, um motor de qualquer natureza capaz de funcionar indefinidamente sem despender energia ou transformando em trabalho toda a energia recebida. Ela mostra a sua beleza na sinceridade dos doze anos, falando alto, gesticulando ou dançando ao som do Linkin Park. Como seriam melhores a vida e o mundo se todos agissem como você, Gabi! Brincando em sua pequena aldeia imaginária, pura e bela! Onde o sol se levanta para todos e a gente canta pra nascer um novo dia! Essa sua energia livre, leve e solta é a verdadeira “pane” do milênio. Vai mexer com os bites-neurônios de muita gente falsa, careta e covarde. Sua vida nunca será a mesma.

Você vive em torno de uma linha imaginária, separando o universo gabriélico do resto do mundo. Pois ela quebra as latitudes e as longitudes do amor, da dor e de tudo quanto é pensamento fácil. As reflexões dela são ricas como o calor:
Se um dia a Terra parar as suas máquinas e não houver nada para fazer, como nos comportaríamos no silêncio e na escuridão? Nos convenceríamos, finalmente, de que somos uma única espécie frágil num planeta precário e viveríamos numa fraternidade e paz, ou reverteríamos ao nosso cerne básico e calhorda, agora sem qualquer disfarce? Formaríamos tribos ainda mais ou descobriríamos nossa humanidade comum, e como eram ridículas as nossas diferenças? Jogaríamos nosso dinheiro fora ou cataríamos a grana que os outros atirassem fora, pensando na remota possibilidade de comprar um lugar no último foguete americano a deixar a Terra antes do impacto? Perderíamos todo o interesse nos prazeres da carne e trataríamos de salvar a nossa alma? Se existissem foguetes salvadores e bases na lua e em Marte esperando os sobreviventes, estaríamos diante de outra situação “Titanic”. Quem vai nos foguetes? (Nada de ruim e mesquinho – as crianças primeiro!) Tem que ser americano? Quanto custaria uma terceira classe? Aceitam cartão? Gabriela te diz, duvida?

Gabi, desculpe tantos elogios cá deste modesto amigo. Mas é que a sua sinceridade é a flor mais linda da vida que eu já vi. Você é uma fábula fabulosa. Além do mais, você faz a gente sonhar que o Brasil e o mundo, daqui a uns anos vão estar bem, bem melhor. É uma questão de tempo. É querer. Obrigado, Gabriela. Afinal, as máquinas humanas não foram feitas para nos matar, mas para dar a “pane” do milênio.

Sobre o Autor

Rubens Shirassu Júnior: Designer artístico, jornalista e autor entre outros de Religar às Origens (Ensaios, 2003) e Oriente-se: Manual de Procedimentos no Japão, 1999.
É o autor da coluna OLHO MÁGICO na VERDES TRIGOS.

Contato: jrrs@estadao.com.br

Veja também o "ORIENTE-SE: Manual de Procedimentos no Japão"
Edição Independente de Rubens Shirassu Júnior
Site do Livro: http://www.stetnet.com.br/orientese/

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


ALEGRIA, por Miguel Sanches Neto.

A Raiva de Ermerenciano, por Airo Zamoner.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos