Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Henrique Chagas


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Por que Verdes Trigos ?

por Henrique Chagas *
publicado em 09/10/2003.

ESPANHOL - ENGLISH - PORTUGUÊS

Quando era criança pensava como criança. E para pensar, utilizava de toda a imaginação possível. Para pensar, costumava ficar debaixo de uma árvore olhando para o horizonte: sentindo o vento e na sua velocidade deixava a imaginação caminhar. O que mais gostava era olhar os trigais, com os seus cachos ainda verdes, formando verdadeiras ondas pelo vento. Ficava horas a contemplar os verdes trigos balançando e as ondas formadas por suas espigas. Iam e viam, num balançar determinado pela própria natureza. Ainda criança, deixava o pensamento correr.

Depois, já adulto, por várias vezes voltei ao lugar onde nasci e cresci. Para lá volto sempre que possível para recordar e para matar a enorme saudade de todos os sonhos que tive sob a sombra fresca das laranjeiras, mangueiras ou abacateiros. Mas, a maior saudade mesmo é aquela da contemplação ao balançar dos verdes trigos. Cada vez que os verdes trigos me vem à lembrança, tenho a plena certeza de que os sonhos nunca envelhecem, como diz o compositor Márcio Borges. Realmente, os sonhos não envelhecem.

Desde criança aprendi que ser homem é ser pensante. As preocupações, as vicissitudes da vida encarregam-se regularmente de nos mostrar que somos, mesmo sendo inteligentes e pensantes, bastante vulneráveis. Contrapondo esta vulnerabilidade, a faculdade de pensar, juntamente com a capacidade de amar, é que nos constitui seres nobres. Não nascemos já pensantes ou amantes. Aprendemos a pensar e a amar. Quanto mais aprendemos a pensar ou a amar, mais temos a certeza de que pouco sabemos.

Verdes Trigos! Verdes trigos é o espaço virtual destinado a todos aqueles que queiram comigo pensar a vida, sonhar, pensar e sonhar.

Sobre o Autor

Henrique Chagas: Henrique Chagas, 49, nasceu em Cruzália/SP, reside em Presidente Prudente, onde exerce a advocacia e participa de inúmeros eventos literários, especialmente no sentido de divulgar a nossa cultura brasileira. Ingressou na Caixa Econômica Federal em 1984. Estudou Filosofia, Psicologia e Direito, com pós-graduação em Direito Civil e Processo Civil e com MBA em Direito Empresarial pela FGV. Como advogado é procurador concursado da CAIXA desde 1992, onde exerce a função de Coordenador Jurídico Regional em Presidente Prudente (desde 1996). Habilitado pela Universidade Corporativa Caixa como Palestrante desde 2007 e ministra palestras na área temática Responsabilidade Sócio Empresarial, entre outras.

É professor de Filosofia no Seminário Diocesano de Presidente Prudente/SP, onde leciona o módulo de Formação da Consciência Crítica; e foi professor universitário de Direito Internacional Público e Privado de 1998 a 2002 na Faculdade de Direito da UNOESTE, Presidente Prudente/SP. No setor educacional, foi professor e diretor de escola de ensino de 1º e 2º graus de 1980 a 1984.

Além das suas atividades profissionais ligadas ao direito, Henrique Chagas é escritor e pratica jornalismo cultural no portal cultural VerdesTrigos (www.verdestrigos.org), do qual é o criador intelectual e mantenedor desde 1998. É jurado de vários prêmios nacionais e internacionais de literatura, entre eles o Prêmio Portugal Telecom de Literatura.

No BLOG Verdes Trigos, Henrique anota as principais novidades editoriais, literárias e culturais, praticando verdadeiro jornalismo cultural. Totalmente atualizado: 7 dias por semana.

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Analfabetismo Funcional, por Tom Coelho.

Como conquistar leitores?, por Rodrigo Capella.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos