Crônicas,contos e outros textos
PÁGINA PRINCIPAL → LISTA DE TEXTOS → Fernanda Massebeuf →
Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural
VerdesTrigos está hospedado no Rede2
Leia mais
-
NOSSOS AUTORES:
- Henrique Chagas
- Ronaldo Cagiano
- Miguel Sanches Neto
- Airo Zamoner
- Gabriel Perissé
- Carol Westphalen
- Chico Lopes
- Leopoldo Viana
- mais >>>>
Link para VerdesTrigos
Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.
Anuncie no VerdesTrigos
Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui
O preço do poder
por Fernanda Massebeuf
*
publicado em 12/03/2008.
O êxito das democracias é evidente em todo o planeta. A suposta decisão do povo ainda não preencheu a lacuna entre política e moral. Democracia ou ditadura, no final o resultado pretendido é o mesmo: a conquista e a posse do poder através de todos os meios de forma que perdure o máximo de tempo possível. Quando queremos triunfar é necessário enganarmos a todos e não somente a um pequeno grupo. Além disso, o povo necessita sempre de um grande herói a quem enaltecer e por quem sentirá protegido.
A mídia manipula a opinião pública e transforma os políticos em “todos-poderosos” de acordo com o que é mais conveniente. A mundialização reforça a opressão da comunicação e de suas técnicas secretas, falsamente simplistas. Parecendo ser o que não é, querendo o que não deveria querer e tudo isso com o intuito de cair nas graças da opinião internacional.
Ditadura? Democracia? Existe diferença entre comandar à força ou com a adesão do povo? Desde sempre o que inspira a política, seja ela qual for, é o espírito de dominação, mesmo se as estratégias empregadas não forem similares. Maquiavel está coberto de razão estando enganado. A política é a técnica de conquista e de posse do poder. A partir do momento em que esse poder seja mais ambicioso que se representasse finalidade por si só. Deve ser inspirada de um ideal utópico a ação política, é o que lhe permitirá de ir além do cinismo e do egoísmo. Então será glorificado o político que souber conciliar a imoralidade de seus métodos com a virtude de seus objetivos, o mal e o bem, o egoísmo e o idealismo. Caso queira deixar sua marca, é imprenscindível justificar sua ambição com o cumprimento de uma obra útil, memorável, deixando aquela impressão de ter imortalizado um instante do tempo, tempo esse que passa, apaga e destrói.
Qual é o preço a pagar para obtermos e exercermos poder? O exercício da autoridade é cruel com quem não sabe exercê-la. O poder só dá sentido à vida daquele que concilia à sua ação um objetivo nobre, que ultrapasse seus interesses egoístas. Assim premanecerá na História, apesar de tudo e de todos. Mesmo se nem sempre é recompensado todo esse esforço. Angústia, críticas, dúvidas. O que Maquiavel ensina é a mecânica do poder. Quanto a legitimá-lo, isso é tema para outro debate. Então a democracia retoma vantagem porque tem algo a transmitir, uma questão a ser posta: qual o sentido da ação política? A política é a vontade de mudar o mundo.
Sobre o Autor
Fernanda Massebeuf: Fernanda Massebeuf é graduada em LLCE (Língua, Literatura e Civilização Estrangeira) pela Universidade Sorbonne - Paris IV. Realiza atualmente um Master (Mestrado) a fim de se especializar em literatura brasileira, desenvolvendo estudo sobre a poesia de Hilda Hilst.Email: ferdie45@hotmail.com
< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>
LEIA MAIS
Estamos bebendo do nosso próprio veneno, por Carol Westphalen.
A informática e o futuro da literatura brasileira, por Whisner Fraga.