Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Rodrigo Capella


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Meninos do futuro

por Rodrigo Capella *
publicado em 09/11/2007.

Nas minhas últimas apresentações em eventos literários, dois casos sensibilizaram-me bastante. Nathan, de oito anos, disse-me que preferiu ir ao evento literário a tomar sol em uma praia, localizada a poucos metros de onde estávamos. E Mateus, de sete anos, subiu ao palco, sem ter medo e sem titubear, para ler duas poesias de Cecília Meireles.

Esses dois exemplos mostram que não podemos desistir de tornar o Brasil ainda mais poético e culto. Muitos críticos afirmam que um país se faz com livros. Eu complemento: uma nação é construída com livros e também com homens; homens que crescem amando, principalmente, a poesia.

Sou constante criticado pelo meu artigo “Quem lê poesia é mais inteligente”, publicado recentemente nesse jornal. Mas os dois casos citados acima mostram que estou no caminho certo. O que levou Nathan dizer que prefere ir a um evento literário a ir pra praia? Por que Mateus subiu ao palco para recitar Cecília Meireles?

É simples: os dois garotos são mais inteligente do que os outros; são mais inteligentes porque sabem que a solução para o mundo não está na praia e também não pode ser boqueada por uma simples timidez. Aplaudi Nathan e Mateus da mesma forma e com a mesma intensidade que aplaudi o vice-campeonato feminino de futebol. Coisas boas precisam ser prestigiadas!

Conversei com os responsáveis pelos meninos. O pai de Nathan disse que o filho lê, pelo menos, dois livros por mês, e a mãe de Mateus disse, toda orgulhosa e com um sorriso no rosto, que seu filho adora recitar poemas nos encontros familiares e que sonha em ser um poeta.

É, a literatura nos reserva momentos mágicos e, até certo ponto, inacreditáveis. Torço para que esses exemplos sejam seguidos Brasil a fora. Nathan e Mateus é quem, para mim, deveriam protagonizar o próximo filme de José Padilha, participar da novela de Aguinaldo Silva e ter os rostos estampados em outdoors. Parabéns, meninos!

Sobre o Autor

Rodrigo Capella: Escritor, poeta e jornalista, Rodrigo Capella nasceu em São Paulo, Capital, no ano de 1981. Publicou o primeiro livro, intitulado "Enigmas e Passaportes" (Forever Editora), em 1997, com apenas 16 anos. Em 2005, quase dez anos depois, o autor voltou ao cenário literário com dois lançamentos: "Como mimar seu cão" e "Transroca, o navio proibido", ambos pela Editora Zouk. Rodrigo Capella também publicou poemas em diversas antologias, entre elas "Diversos" (Andross Editora), "Ave Palavra" (Clube Amigos do Livro) e "Além da palavra" (Scortecci Editora). Em breve, Capella vai lançar "Rir ou Chorar, o cinema sentimental", obra que narra as aventuras do cineasta Ricardo Pinto e Silva. Esse livro vai ser lançado pela Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial, comandada por Rubens Ewald Filho.
Mais informações: www.rodrigocapella.com.br

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


SENÃO, por Conrad Rose.

Sobra sexo em livro de cuiabano, por Rodrigo Capella.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos