Crônicas,contos e outros textos
PÁGINA PRINCIPAL → LISTA DE TEXTOS → Efraim Rodrigues →
Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural
VerdesTrigos está hospedado no Rede2
Leia mais
-
NOSSOS AUTORES:
- Henrique Chagas
- Ronaldo Cagiano
- Miguel Sanches Neto
- Airo Zamoner
- Gabriel Perissé
- Carol Westphalen
- Chico Lopes
- Leopoldo Viana
- mais >>>>
Link para VerdesTrigos
Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.
Anuncie no VerdesTrigos
Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui
Aprendizes de moleque de recados
por Efraim Rodrigues
*
publicado em 28/10/2007.
Toda semana eu atendo alguns estudantes, interessados em assuntos ambientais. Ver a causa ambiental tomando espaço na mídia é sempre uma boa notícia, mas alguns traços destes estudantes têm me preocupado.
É raro, por exemplo, um estudante identificar-se como tal. Eu entendo que muitos entrevistados não atendem estudantes. Porém, mentir para sua fonte é um começo ainda pior. Este é um primeiro critério que tenho para cortar entrevistas. A honestidade é um valor mais importante do que a ética ambiental, porque ela é a geradora desta ética. Sem ser honesto, não há como trabalhar com ambiente. É uma regra com numerosas exceções, mas não em meu escritório.
É também incompatível trabalhar com ambiente e ser arrogante. A típica mensagem de pedido de entrevista possui as palavras deadline e urgência. Eu não consigo cuidar nem das minhas, como vou atender ordens para cuidar das urgências de outros ?
Muitos estudantes de jornalismo também seguem o exemplo de nosso presidente. Não sabe, não leu e não viu. Naturalmente não me refiro às especificidades da área, mas às notícias. Há algumas semanas, a Lygia Fagundes Telles disse que haver muitos escritores não é problema. O problema é faltar leitores. Pareceu-me uma maneira educada de dizer aos novos para lerem mais.
Na Veja desta semana, um repórter perguntou ao presidente da Coca-Cola como que a empresa quer ser considerada sustentável com o consumo de água que tem. O repórter que tem em seu entrevistado sua única fonte de informação, não poderia ter sido agudo assim. Estudante de jornalismo que não é informado, é na verdade um aprendiz de menino de recado. Aprendiz de jornalista, não é.
É dever do jornalista, especialmente nestes tempos de serviços de informação gratuitos, ir para a entrevista preparado para se contrapor à sua fonte. Com educação, porém com astúcia, ele enriquece a entrevista. Para só transpor o que o entrevistado tem a dizer, certamente seria melhor pedir para ele que escrevesse o artigo de uma vez. Economizaria trabalho.
Por fim, a língua. Escrever errado não é exclusividade dos alunos de jornalismo. Não toque neste assunto quando estou corrigindo as provas dos alunos de agronomia. Mas é particularmente pior para aqueles que pretendem ser porta-vozes.
O que eu respondo para esta pergunta em minha caixa de e-mail: " - Teria como você está dando uma entrevista para nós. "
Sobre o Autor
Efraim Rodrigues: Efraim Rodrigues, Ph.D. (efraim@efraim.com.br) é doutor pela Universidade de Harvard, Professor Adjunto de Recursos Naturais na Universidade Estadual de Londrina, Consultor do Programa Fodepal da FAO-ONU e Editor da Editora Planta, sem fins lucrativos.< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>
LEIA MAIS
O Painel Internacional de Mudanças Climáticas, por Efraim Rodrigues.
O peso trágico do atavismo na melhor ficção brasileira de 2008., por Chico Lopes.