Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Efraim Rodrigues


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

A vida não é só carbono

por Efraim Rodrigues *
publicado em 11/08/2007.

Há muito mais impactos em utilizar um avião, do que o querosene gasto. Qual o impacto da construção de um avião ? Qual o impacto de produzir, embalar e distribuir refeições a 10.000 pés de altura ? Qual a poluição sonora causada, qual o impacto ambiental do transporte até os aeroportos, normalmente distantes das destinações finais ?

Eu fico ruminando sobre estes assuntos durante as longas esperas em aeroportos, Brasil afora. Também me pergunto se o efeito das minhas palestras e cursos compensariam os impactos negativos.

Há muito mais no mecanismo de neutralização de carbono, do que neutralizar o combustível.

Não existe consenso na comunidade cientifica sobre quanto CO2 uma árvore pode absorver, e por isso as contas de quantas árvores são necessárias têm variado bastante.

Descobrir um valor médio, ou definir quanto de CO2 é absorvido em quais condições, é o menor dos problemas. O grande problema é saber em quais condições o CO2 será depois liberado. Que adianta reter o carbono por uns anos, para depois liberar com a morte ou exploração desta floresta ? Adianta colocar o carbono embaixo do tapete ?

Que garantia existem que estas árvores são efetivamente plantadas e que cumprirão sua climática missão de crescer ? Onde são plantadas estas árvores ? Um pequeno, mas muito importante segredo dos ecólogos florestais, é que nem sempre o plantio de árvores melhora o ambiente. Em condições áridas, por exemplo, as arvores aumentam o déficit hídrico e os problemas com salinidade. Nós não saímos falando isto por ai, porque muitos podem se aproveitar para dizer "que não há consenso sobre o efeito positivo das árvores no ambiente"

E por fim, repetimos a idéia que a vida não se resume no balanço de carbono. Espécies continuam se extinguindo, os desertos aumentando, a água de qualidade se reduzindo.

Tudo isto é conseqüência de nosso estilo de vida. A neutralização do carbono que gastamos é um passo positivo, não só por seus efeitos diretos, mas também por nos fazer pensar em neutralizar estes outros desequilíbrios. Ao final, inevitavelmente perceberemos que é muito mais fácil levar uma vida mais simples do que ficar pagando contas de carbono, água, espécies, desertos, etc. De toda forma, é um primeiro passo importante.

Sobre o Autor

Efraim Rodrigues: Efraim Rodrigues, Ph.D. (efraim@efraim.com.br) é doutor pela Universidade de Harvard, Professor Adjunto de Recursos Naturais na Universidade Estadual de Londrina, Consultor do Programa Fodepal da FAO-ONU e Editor da Editora Planta, sem fins lucrativos.

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Extinções de ontem, hoje e amanhã, por Efraim Rodrigues.

Gato por lebre, por Noga Lubicz Sklar.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos