Crônicas,contos e outros textos
PÁGINA PRINCIPAL → LISTA DE TEXTOS → Efraim Rodrigues →
Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural
VerdesTrigos está hospedado no Rede2
Leia mais
-
NOSSOS AUTORES:
- Henrique Chagas
- Ronaldo Cagiano
- Miguel Sanches Neto
- Airo Zamoner
- Gabriel Perissé
- Carol Westphalen
- Chico Lopes
- Leopoldo Viana
- mais >>>>
Link para VerdesTrigos
Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.
Anuncie no VerdesTrigos
Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui
A vida não é só carbono
por Efraim Rodrigues
*
publicado em 11/08/2007.
Eu fico ruminando sobre estes assuntos durante as longas esperas em aeroportos, Brasil afora. Também me pergunto se o efeito das minhas palestras e cursos compensariam os impactos negativos.
Há muito mais no mecanismo de neutralização de carbono, do que neutralizar o combustível.
Não existe consenso na comunidade cientifica sobre quanto CO2 uma árvore pode absorver, e por isso as contas de quantas árvores são necessárias têm variado bastante.
Descobrir um valor médio, ou definir quanto de CO2 é absorvido em quais condições, é o menor dos problemas. O grande problema é saber em quais condições o CO2 será depois liberado. Que adianta reter o carbono por uns anos, para depois liberar com a morte ou exploração desta floresta ? Adianta colocar o carbono embaixo do tapete ?
Que garantia existem que estas árvores são efetivamente plantadas e que cumprirão sua climática missão de crescer ? Onde são plantadas estas árvores ? Um pequeno, mas muito importante segredo dos ecólogos florestais, é que nem sempre o plantio de árvores melhora o ambiente. Em condições áridas, por exemplo, as arvores aumentam o déficit hídrico e os problemas com salinidade. Nós não saímos falando isto por ai, porque muitos podem se aproveitar para dizer "que não há consenso sobre o efeito positivo das árvores no ambiente"
E por fim, repetimos a idéia que a vida não se resume no balanço de carbono. Espécies continuam se extinguindo, os desertos aumentando, a água de qualidade se reduzindo.
Tudo isto é conseqüência de nosso estilo de vida. A neutralização do carbono que gastamos é um passo positivo, não só por seus efeitos diretos, mas também por nos fazer pensar em neutralizar estes outros desequilíbrios. Ao final, inevitavelmente perceberemos que é muito mais fácil levar uma vida mais simples do que ficar pagando contas de carbono, água, espécies, desertos, etc. De toda forma, é um primeiro passo importante.
Sobre o Autor
Efraim Rodrigues: Efraim Rodrigues, Ph.D. (efraim@efraim.com.br) é doutor pela Universidade de Harvard, Professor Adjunto de Recursos Naturais na Universidade Estadual de Londrina, Consultor do Programa Fodepal da FAO-ONU e Editor da Editora Planta, sem fins lucrativos.< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>
LEIA MAIS
Mistério e enigmas em "A Escada de Madeira em L", da escritora baiana Lêda Nova, por .::. Verdes Trigos Cultural .::..
Quando a literatura se aproxima do futebol, por Rodrigo Capella.