Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Gabriel Perissé


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

A máquina não reivindica

por Gabriel Perissé *
publicado em 05/08/2007.

O secretário estadual de Transportes de São Paulo, José Luiz Portella, anunciou recentemente que o Metrô investirá em trens que transitem entre as estações sem necessidade desse elemento humano tão insatisfeito e insatisfatório que é o operador. O sistema chama-se driverless.

Os bancários sabem que, mais tempo menos tempo, a internet e os terminais eletrônicos acabarão por assumir todos os serviços: pagamento de contas, depósitos etc. Haverá gerentes para o relacionamento presencial banco-cliente, mas a figura tradicional do bancário será esquecida.

Alguns sonham substituir o professor por uma máquina que ensine sem reivindicar. Aquele professor que faz críticas, que fica doente, que sofre, que ri, que atua, ora como paladino da democracia, ora como guardião do status quo, esse professor ficaria bem distante, produzindo conteúdo.

Nada contra a máquina. Não é ela que está maquinando contra nós. Do grego mékhanê, significa “invenção engenhosa”. A máquina nasce do engenho humano, é nossa filha querida. Com ela subimos aos céus, descemos ao fundo do mar e da terra. E a máquina é dócil, não reivindica direitos.

A máquina não faz passeata, não se queixa de injustiças. A máquina me ajuda a escrever este texto. A máquina me faz conversar com aqueles que eu amo ou não amo. A máquina é mais democrática do que eu...

A máquina não reivindica. A máquina pode travar, mas não morre. As flores fenecem, os seres vivos morrem, mas a máquina apenas se cala, desconsertada, desconcertada...

A máquina favorecerá o ensino, se os educadores forem engenhosos usuários da máquina. Com a máquina podemos suscitar idéias, torná-las atraentes, divulgá-las melhor.

O ministro da Educação Fernando Haddad registrou uma invenção interessante em 1998, como posso ler (graças à máquina) no site do INPI. Trata-se de uma “garrafa extensora”, que soluciona dois problemas dos consumidores de bebidas, particularmente refrigerantes e águas gaseificadas: “o estouro do vasilhame quando esquecido cheio no congelador; e a perda de gás oriunda do consumo gradativo. Trata-se de um vasilhame dotado de uma sanfona que permite sua extensão e encolhimento de modo a acomodar a expansão do líquido congelado, bem como diminuir o espaço vazio dentro do vasilhame quando do consumo gradual, prevenindo a desgaseificação”.

Essa engenhosa máquina é um entre muitos exemplos de como seremos sempre os protagonistas. As máquinas, nossas criações, servem para servir ao homem. E não para descartá-lo.

Sobre o Autor

Gabriel Perissé: Gabriel Perissé é professor universitário, escritor e palestrante. Doutor em Filosofia da Educação pela USP, publicou em 2003 o livro Filosofia, Ética e Literatura - uma proposta pedagógica, em 2004, A Arte de Ensinar, e em 2005 o livro Elogio da Leitura, pela Editora Manole. Desde 1983, ministra palestras e cursos em escolas, faculdades, empresas, ongs, livrarias, bibliotecas e editoras, sobre temas relacionados à arte de ler, pensar, escrever e ensinar.

Site: www.perisse.com.br
Blog: www.oprofessordofuturo.blogger.com.br/

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


O que faz sentido aos paranaenses?, por Eloi Zanetti.

Dikson Colombo, por Urda Alice Klueger.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos