Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Fernanda Massebeuf


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Manifesto Pau-Brasil e Manifesto Antropófago

por Fernanda Massebeuf *
publicado em 29/11/2006.

A Semana de Arte Moderna de 1922, que aconteceu em São Paulo, Brasil, constitui uma alavanca para a vanguarda brasileira, sem desempenhar função de destruição, mas de construção de novas propostas. Vão nascer daí revistas literárias, manifestos e contramanifestos em torno do significado do modernismo e de sua relação com a arte brasileira. O Modernismo explode, primeiramente, numa ala de esquerda, com os Manifestos Pau-Brasil e Antropófago, entre 1924-28, tendo como subseqüentes as manifestações da ala da direita. Houve ainda entre elas movimentos regionalistas nordestinos a partir de Gilberto Freyre. Aqui vamos enfocar a ala da esquerda, notadamente à parte os Manifestos Pau-Brasil e Antropófago a partir de um estudo comparatista. Ambos são contestadores da cultura erudita que vigorava nas representações artísticas até então. Nesse sentido, são frutos de uma análise crítica da sociedade.

Começamos abordando o Manifesto Pau-Brasil sob duas vertentes: 1) poesia e 2) erudição e vanguarda. Sabemos que o Pau-Brasil é criado por Oswald de Andrade, em 1924, num momento em que ele se encontrava em Paris. O manifesto cultural de reivindicações da identidade brasileira, cuja publicação fora viabilizada pelo amigo, Cendrars, que também se encontrava na França, passagem obrigatória para todos os artistas brasileiros no início do século XX, dá margem à redescoberta cultural do Brasil. Nessa época o primitivismo está em voga na Europa. Através dele os artistas brasileiros descobrem-se como tais; daí se redescobrem e redescobrem o modernismo.

1) Justapostas num estilo telegráfico, repetitivo e aforismático encontram-se as frases escritas por Oswald, o que é exemplificado já no início do manifesto: "a Poesia existe nos fatos. Os casebres de açafrão e de ocre nos verdes da favela, sob o azul cabralino, são fatos estéticos." Aí se destacam a ironia e a reversão empreendidas pelo autor, na medida em que ele evoca a poesia genuinamente brasileira, inspirada da paisagem e da cultura brasileiras.

Lendo atentamente o manifesto, o leitor se dá conta do combate feroz à gramática portuguesa, à língua parnasiana e simbolista, dotadas de belletrismo, pedantismo e lusitanismo. "O lado doutor, o lado citações, o lado autores conhecidos. Comovente" servem para ilustrar essa crítica e o conservadorismo da escrita brasileira vigente, reclamando, em contrapartida, a inserção de uma nova linguagem poética, sustentada pela linguagem que é falada nas ruas e pela realidade brasileira. Linguagem essa neológica, como as expressões "Senegâmbia", "Playela", e não cópia. Oswald reivindica "a língua sem arcaísmos, sem erudição. Natural e neológica. A contribuição milionária de todos os erros. Como falamos. Como somos." Assim cria-se a poesia pau-brasil, apoiada nas normas gramaticais brasileiras, desvencilhada da influência lusitana, caracterizada como "ágil e cândida. Como uma criança", "poesia de exportação".

Para criticar a erudição e evocar a vanguarda da poesia pau-brasil, Oswald incorpora elementos até então não tratados na poesia brasileira, em seu manifesto, para lutar contra as teorias anteriores, que apoiavam a cultura acadêmica vigente. Desta forma, ele evoca os elementos culturais brasileiros para exterminar a eloqüência e a arrogância. Nesta época apressada de rápidas realizações, a tendência é a completa expressão nua e crua da sensação e do sentimento, numa sinceridade total e sintética.

2) A consolidação das indústrias, como a divisão cada vez maior do trabalho, o crescimento das cidades, a primeira guerra mundial, o aparecimento da psicanálise criavam uma nova concepção de vida no homem moderno. Há elementos no texto que se referem a esse novo contexto e que fazem com que o próprio manifesto seja fruto dele: "locomotivas cheias", "o artista fotógrafo", "piano de manivela", "fábricas", "aviação", etc. Estes elementos criam uma atmosfera que será um dos argumentos para criticar o arcaismo das manifestações culturais eruditas vigentes até aquele momento.

A partir daí o movimento reivindica a modernização de todas as outras manifestações artísticas através de uma arte livre, ingênua, lógica, inventiva e espontânea, na qual a palavra "livre" evoca a liberdade de expressão, a palavra "liberdade" evoca a liberação dos modelos e a ingenuidade se refere a um novo olhar para o mundo, com olhos livres e puros, o que implica uma arte igualmente pura, desvencilhada de preconceitos.

A verdadeira identidade brasileira se apoia numa heterogeneidade, com um pé na modernidade e outro na tradição, ou seja, inscrevendo a tradição cultural brasileira numa nova expressão artística de vanguarda. Do Manifesto Pau-Brasil vai desabrochar o Antropófago.

No tocante ao Manifesto Antropófago, dizemos que ele manifesta: 1) a crítica ao erudito e 2) a tentativa de se estabelecer a identidade nacional, as duas, por meio da metáfora. Estudaremos esses dois aspectos a seguir, sabendo que a Antropofagia é uma declaração de guerra a todos os povos civilizados e cristãos que impuseram suas culturas ao povo brasileiro. Ela é inovadora, mas tem suas raízes na tradição européia.

1) Esse manifesto foi escrito em 1928, por Oswald de Andrade, numa linguagem elíptica, repleta de ambigüidades e sem ligação explícita entre as frases, o que caracteriza o caráter assimétrico da cultura brasileira, onde coexistem o bacharelismo de Rui Barbosa e de Coelho Neto, e as experiências vanguardistas de Portinari.

O antropofagismo é um elemento que faz parte da cultura histórica brasileira que remonta ao século XVI. Essa prática indígena consistia em deglutir e ingerir somente os inimigos mais inteligentes, os melhores guerreiros, a fim de absorver suas boas qualidades. No século XX ele é usado culturalmente, como metáfora, para analisar todos os processos de assimilação e aculturação, aos quais os índios foram submetidos com a chegada dos colonizadores portugueses, o que ilustra a absorção de tudo o que vem do estrangeiro, preterindo-se o nacional.

No século XX essa metáfora do canibalismo reaparece em várias manifestações vanguarditas: dadaísmo, surrealismo, fauvismo. O antropofagismo, nesses movimentos de vanguarda, é associado à desruição do outro, à aquisição do poder do outro e à transformação de si próprio. O mais importante não é o fato de ingerir o outro, mas o de digeri-lo; trata-se da noção de simbiose. Come-se o outro para se apropriar de seu poder, utilizando-o para o benefício pessoal. Em toda a Europa há a noção de antropofagia cultural ligada ao movimento dadá.

Esse manifesto lança a palavra antropofagia, como suporte de escândalo, para ferir a imaginação do leitor com a lembrança desagradável do canibalismo, transformada em possibilidade permanente de evolução da espécie humana. Tal palavra ofensiva engendra uma certa agressão pessoal que traz à tona as oposições e contrastes éticos, sociais, religiosos, políticos subentendidos em suas entrelinhas.

2) Essa metáfora do antropofagismo brasileiro pode ser analisada como progresso em relação ao Manifesto Pau-Brasil, na medida em que ela pressupõe uma simbiose com os movimentos culturais europeus, ou seja, eles devem ser digeridos para que se absorva o que possuem de melhor, que será por sua vez amalgamado à cultura brasileira.

Aqui profere-se contra o erudito, opulento e inconsciente, evocando-se o genuinamente nacional, desta vez mesclado ao melhor dos movimentos europeus. A presença de manifestações populares no texto garante o discurso engajado e de tentativa de mudança, não só da ordem cultural brasileira, mas da própria consciência da cultura do brasileiro, como nos exemplos: "Nunca fomos catequizados. Fizemos foi carnaval. O Índio vestido de Senador do império. Fingindo Pitt. Ou figurando nas óperas de Alencar cheio de bons sentimentos portugueses." Além da crítica à visão anterior da cultura nacional, bem como à própria história de dominação brasileira, há ainda a presença de palavras em tupi, que compõem o quadro de miscigenação entre o passado e o presente existente no texto.

A Antropofagia pode ser classificada de irreverente em relação ao Pau-Brasil na medida em que proporciona a busca pela emancipação e atualização dos artistas modernistas brasileiros. Emancipação da tradição acadêmica, da importação atrasada de modismos europeus. Atualização em relação às questões relevantes no local e no momento em que vivem e às discussões contemporâneas de artistas de todo o mundo sobre os rumos da arte moderna, sendo também um índice da capacidade brasileira de abrir-se para outras culturas, de compreender-se múltipla, mediante uma linguagem própria. Desta forma, pesquisando e apontando novos caminhos para a criação artística brasileira, ela torna-se invadora.

O Movimento Antropófago foi mais agressivo que o Pau-Brasil. Além disso, amalgamou os movimentos europeus aos elementos da cultura brasileira, guardando destes somente o mais conveniente para o proveito nacional, evoluindo, transformando-se em algo melhor e genuinamente brasileiro, abrindo as perspectivas de uma identidade nacional. Como dizia Oswald de Andrade, comentando seus manifestos, numa frase, aliás, muito contemporânea e que nos convida a uma auto-análise e uma análise da atual conjuntura nacional: "Nós só seremos civilizados, em relação às civilizações existentes, o dia em que criarmos o ideal, a orientação brasileira. Então passaremos do mimetismo para a fase da criação. E então seremos universais, porque nacionais."

Sobre o Autor

Fernanda Massebeuf: Fernanda Massebeuf é graduada em LLCE (Língua, Literatura e Civilização Estrangeira) pela Universidade Sorbonne - Paris IV. Realiza atualmente um Master (Mestrado) a fim de se especializar em literatura brasileira, desenvolvendo estudo sobre a poesia de Hilda Hilst.

Email: ferdie45@hotmail.com

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Na terra nova, como o diabo gosta, por Adelto Gonçalves.

Nasce um idioma, por Noga Lubicz Sklar.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos