Crônicas,contos e outros textos
PÁGINA PRINCIPAL → LISTA DE TEXTOS → Efraim Rodrigues →
Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural
VerdesTrigos está hospedado no Rede2
Leia mais
-
NOSSOS AUTORES:
- Henrique Chagas
- Ronaldo Cagiano
- Miguel Sanches Neto
- Airo Zamoner
- Gabriel Perissé
- Carol Westphalen
- Chico Lopes
- Leopoldo Viana
- mais >>>>
Link para VerdesTrigos
Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.
Anuncie no VerdesTrigos
Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui
Está pintando um clima ?
por Efraim Rodrigues
*
publicado em 08/12/2007.
Eu já tinha até o argumento que depois de tanta falação, querosene de aviação e copinhos plásticos gastos, a concentração de gás carbônico continua subindo, como o impávido colosso do nosso hino nacional.
Mas eis que os gigantes resolveram mover-se !
A China abandonou a antiga posição de alinhamento com os EUA, deixando-o isolado, como único pais do anexo 1 que não assinou o protocolo de Kyoto. A Austrália também assumiu compromissos arrojados, mas curiosamente, sua delegação foi desmentida pelo premiê Kevin Rudd. É o jeitinho australiano.
Não há ainda muito o que dizer sobre a posição brasileira, a não ser que provavelmente ela será contra o pagamento de créditos pelo desmatamento evitado. Se as taxas de desmatamento da Amazônia vem caindo (exclua o Mato Grosso desta estatística geral !), não seria interessante ganharmos com isto ?
O Brasil provavelmente vai se apoiar no argumento que a entrada de créditos de desmatamento evitado no mercado iria possibilitar aos paises poluidores comprar estes créditos e continuar poluindo. Ou seja, depois de toda esta movimentação financeira, ficaríamos no mesmo ponto. É um argumento razoável, que toca no grande problema do protocolo de Kyoto (eu posso pecar, desde que pague uma indulgência). Na verdade, ele é só uma estratégia para evitar que pagando para evitar o desmatamento, que se levante a tese da internacionalização da Amazônia.
Acho improvável que Estados Unidos um dia use suas armas para proteger a Amazônia da sanha desmatadora de seus atuais proprietários, pois ao contrário do petróleo do Oriente Próximo, a floresta oferece serviços ecológicos e comunitários para todo o planeta. Não é mais interessante deixar que os brasileiros sejam as babás de algo que traz benefícios para todos ? Nacionalistas, podem guardar suas bandeiras.
A grande discussão que a ONU pretendia conduzir com esta reunião, é sobre a criação de um fórum que ao longo de dois anos, definiria o que virá depois de Kyoto. Para a felicidade geral e bem estar do planeta (já que estamos citando os símbolos nacionalistas) os países estão se adiantando à agenda modorrenta da ONU.
Sobre o Autor
Efraim Rodrigues: Efraim Rodrigues, Ph.D. (efraim@efraim.com.br) é doutor pela Universidade de Harvard, Professor Adjunto de Recursos Naturais na Universidade Estadual de Londrina, Consultor do Programa Fodepal da FAO-ONU e Editor da Editora Planta, sem fins lucrativos.< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>
LEIA MAIS
De Patos, Gansos e Cisnes, por Urda Alice Klueger.
Rios e desertos desconhecidos de um romancista baiano, por Chico Lopes.