Crônicas,contos e outros textos
PÁGINA PRINCIPAL → LISTA DE TEXTOS → Terezinha Pereira →
Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural
VerdesTrigos está hospedado no Rede2
Leia mais
-
NOSSOS AUTORES:
- Henrique Chagas
- Ronaldo Cagiano
- Miguel Sanches Neto
- Airo Zamoner
- Gabriel Perissé
- Carol Westphalen
- Chico Lopes
- Leopoldo Viana
- mais >>>>
Link para VerdesTrigos
Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.
Anuncie no VerdesTrigos
Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui
Plutão, um ex-planeta
por Terezinha Pereira
*
publicado em 05/09/2006.
Naquela ocasião, acabavam de descobrir um novo corpo celeste no Sistema Solar que habitamos. Mais um elemento havia entre asteróides, satélites, cometas, meteoritos e poeira cósmica que gravitam em torno do astro maior foi o dito. E o Planeta X, menor que a Lua que embeleza nossas noites, foi nomeado Plutão. Segundo os da Ciência, do Sol, esse é o mais distante de todos e do Sistema, é ele o mais lento. Imagine. O planeta de 1930 gasta beirando 248 anos para fazer sua viagem ao redor do Sol.
É esse o ano-Plutão. (O ano-Terra tem 365 dias.)
A Astrologia, logo que recebeu o recado da Ciência, tomou ciência de que descoberta de planeta novo traduzia aprimoramento ao processo evolutivo do ser humano. Discutiram se o novato estaria regendo Escorpião ou Áries. Decidiram por Escorpião. Apesar de Marte, regente mais antigo, Escorpião teria um regente moderno, que encerra o segredo da vida e da morte, que cria e recicla todo o Universo, dono de uma inacreditável capacidade de trabalhar e argumentar com precisão.
Carlos Drummond de Andrade, você, que nasceu em 31 de outubro de 1902, escorpiano regido por Marte, aos 28 anos de idade, teria tido sua sorte mudada com a regência de Plutão? Você havia acabado de escrever que "no meio do caminho tinha uma pedra". Seria essa pedra o Plutão que ameaçava dar as caras, a mostrar seu brilho no espaço celeste........ Teria você se desvencilhado da tal pedra e, num outro caminho suposto, no governo de Plutão, teria encontrado toda a sua maior arte-poesia?
Agora, veja só, poeta maior, de Escorpião. Neste final de agosto de 2006, a Astronomia manda outro recado para a Astrologia. Informa que Plutão não é mais planeta. Houve um engano. Ah! Não! Diz que Plutão é um planeta-anão. Um nanico corpo celeste, sem direitos e competência de planeta.
E agora, hem, Drummond? Como ficaria você e como ficam outros escorpianos, que no auge de suas vidas foram regidos por Plutão........ Como teria sido a carreira de Cecília Meireles, Graciliano Ramos, Rachel de Queiroz, Picasso, sem a iluminação de Plutão-planeta?
E dos outros, que nasceram já no governo de Plutão ou que, como você, ganharam-no como regente em algum momento de suas vidas? Imagine: Pelé (teria ele feito menos de mil gols?), Saramago (não teria ganho o Prêmio Nobel de Literatura?), Ziraldo (teria desenhado de mais ou de menos?), Maradona (teria tido mais brilho ainda, teria sido menos temperamental?), Milton Nascimento(teria cantado sua Travessia pelo mundo afora?), Bill Gates (deve agradecer a Plutão pelos bons resultados no mundo da informática?). E o presidente Lula, escorpiano de final de outubro........ Essa descoberta do nanismo de Plutão agora, quando ele está em plena corrida eleitoral, pode mudar sua trajetória para melhor ou para pior?
Resta-nos aguardar algum recado da Astrologia, que não é tida como ciência, contudo, estuda a influência dos astros sobre o comportamento humano. Só ela para nos informar como passa a ser a co-regência de um planeta-anão no signo de Escorpião. Ou. O que pode acontecer com o destino de quem, a partir de agora, vai ver mudado o traçado de seu mapa astral.
Sobre o Autor
Terezinha Pereira: Terezinha Pereira é romancista, contista, cronista, graduada em Letras, membro da Academia de Letras de Pará de MinasPublicações:
_ "Em confidência", romance publicado pela Mazza Editora, Belo Horizonte, 2000, premiado em concursos literários realizados no Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Minas Gerais;
_ "Uma pianista numa noite branca..." , Caderno Literário de contos, 2004, pela Academia de Letras de Pará de Minas em parceria com o Jornal Diário;
_ Contos, na "Revista da Academia Mineira de Letras" (4 revistas);
_ Artigo, projeto de estudo do livro "Dom Quixote" para alunos de 8ª série do Ensino Fundamental, publicado na revista "Presença Pedagógica", de setembro/2005;
_ JB Online, Café Literário: Colunista da Semana, 23 a 29/11/2005.
< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>
LEIA MAIS
Pneuzinhos em Alta, por Rubens Shirassu Júnior.
Igreja Católica:uma grande seita?, por Leonardo Boff.