Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Ronaldo Andrade


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Plutão e os corações partidos

por Ronaldo Andrade *
publicado em 05/09/2006.

É, Plutão. A casa caiu. Triste sina a dos planetas, que de uma hora para outra podem ser "rebaixados". Plutão, de acordo com a IAU (União Astronômica Internacional), já não é mais planeta, e sim "planeta-anão".

Não ser mais quem sempre foi. Olhar no espelho e perceber que já não é mais quem sempre pensou que fosse. Triste. Muito triste. Assim como são melancólicas as separações, as desilusões amorosas. Numa hora, somos a luz que, tal como os satélites que dão brilho aos planetas, ilumina a vida de alguém. No momento seguinte, podemos sofrer da "síndrome de Plutão": somos rebaixados (ou rebaixamos alguém), e andamos nas trevas da paixão interrompida, dos sentimentos que machucam o peito. Não é mesmo fácil a vida dos astros. Nem a dos corações partidos.

E agora, Plutão? E agora, você? E agora eu, e agora todos nós, os de almas infelizes? O que fazer com as palavras de carinho, os momentos vividos, as mensagens de afeto registradas no celular? Apagar, simplesmente deletar?Ah, quem dera fosse tão simples: bastaria apertar uma tecla e, como o microondas, já está. A alma não é assim tão banal, prática. Como esquecer que, tal como Plutão, éramos, e agora não somos mais? É o maior desafio: habituar-nos com a nova situação, compreendermos que "tudo agora é diferente". Encontrar na rua e não ser mais; não ligar para o número que se sabe de cór; pensar que, como Plutão, já não somos planetas, e sim "planetas-anões", seja lá o que significa.

Estávamos acostumados, desde a época da escola, e é uma surpresa saber que ele já não é mais o planeta que sempre pensamos que fosse. É um choque saber que a amada, ou o amado, já não é mais o bombonzinho, o docinho. É quando a casa cai, o vento sopra em outra direção, a realidade muda.

Plutão, entretanto, ainda pode dar um último suspiro, pois há um grupo de cientistas que não concorda com a decisão, e planeja recorrer do veredito. E nós, os de corações partidos, a quem podemos apelar? Quiçá o melhor seja buscar consolo nas palavras do "Poetinha" Vinícius: "... que não seja imortal, posto que é chama, mas que seja infinito enquanto dure". Tal quais os cometas, talvez tudo não tenha sido apenas um instante, uma breve passagem, que deixa saudade, mas que é necessário seguir seu caminho, espalhar o brilho por outras galáxias.

Caminho esse, diferente do nosso destino.

Sobre o Autor

Ronaldo Andrade: Brasileiro radicado em Portugal. Vinte e sete anos de histórias fantásticas: foi morar em Portugal, conheceu José Saramago (que o incentivou a escrever), escreveu e lançou um livro (à venda no Brasil e em Portugal) e acabou sendo contratado por um time da segunda divisão do futebol português.

Contato:
O livro "A mulher do comboio" pode ser adquirido pelo telefone(00 351) 91 433 22 70 ou pelo e-mail roanoli@uol.com.br

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


O Plágio na Literatura, por Luiz Carlos Amorim.

A Porta, por Airo Zamoner.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos