Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Sabine Kiefer


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Que maravilha!

por Sabine Kiefer *
publicado em 07/07/2006.

A atmosfera estava tensa; os bares cheios a duas horas do apito inicial, os restaurantes sem TV vazios e umas lojas já fechadas. A mulher trabalhando no Correio reclamou que não podia assistir. Os garçons de uma cervejaria se juntaram num lugar para conseguir dar uma olhada à telão da festa de torcedores à sombra da Catedral.

Neste momento, os debates sobre uma "nova Alemanha", dinâmica e alegre, foram esquecidos. A questão sobre o que o governo alemão pode aprender do „método Klinsmann“ não foi mais importante. O que valeu, foi este jogo decisivo. Mas, amigos em Blumenau, um dia vamos falar sobre os efeitos da Copa à nossa identidade cultural, certo?

– Quero que a Argentina marque o gol - disse uma senhora de idade ao meu lado, no final da primeira étapa.

O marido dela pediu que se calasse. Era para animar o jogo da nossa seleção, ela acrescentou, mas o marido não quis compreender a lógica da esposa. Os dois vestidos de tricôs alemães, com bandeira alemã e chapéus em preto-vermelho-amarelo na cabeça. Tinham cantado o nosso hino do começo até o final.

Depois do gol por Ayala, ela estava com a consciência pesada. E sem dúvida, todos nós na festa estavam com o coração acelerado que apenas se acalmou depois do show do nosso goleiro. Ningúem conseguia mais segurar as suas emoções. Homens chorando, mulheres dançando, policiais rindo e todos cantando „Final olé, olé“ e fazendo a Ola. Uma gigantesca Oktoberfest!

Gente, como será a festa no final? Desculpem, amigos brasileiros, mas não tenho nenhuma dúvida. Nós vamos ganhar a Copa.

Sobre o Autor

Sabine Kiefer: Sabine Kiefer, alemã, nasceu em 1962 em Colônia, onde ficará nossa Seleção durante a Copa. É formada em antropologia cultural, português e economia. Esteve no Brasil pela primeira vez em 1986 quando desenvolveu sua tese de mestrado sobre o fundador da cidade de Blumenau/SC. Esteve inúmeras vezes e por longo tempo em Santa Catarina. Tornou-se uma grande admiradora do nosso país. Sua visão desde a Alemanha é muito interessante. Hoje trabalha em uma emissora de rádio de Colônia, Alemanha.

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Em Santiago encontrei "La mujer de mi vida", por Henrique Chagas.

ZEN DEMAIS, por Pablo Morenno.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos