Crônicas,contos e outros textos
PÁGINA PRINCIPAL → LISTA DE TEXTOS → Sabine Kiefer →
Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural
VerdesTrigos está hospedado no Rede2
Leia mais
-
NOSSOS AUTORES:
- Henrique Chagas
- Ronaldo Cagiano
- Miguel Sanches Neto
- Airo Zamoner
- Gabriel Perissé
- Carol Westphalen
- Chico Lopes
- Leopoldo Viana
- mais >>>>
Link para VerdesTrigos
Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.
Anuncie no VerdesTrigos
Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui
Que maravilha!
por Sabine Kiefer
*
publicado em 07/07/2006.
Neste momento, os debates sobre uma "nova Alemanha", dinâmica e alegre, foram esquecidos. A questão sobre o que o governo alemão pode aprender do „método Klinsmann“ não foi mais importante. O que valeu, foi este jogo decisivo. Mas, amigos em Blumenau, um dia vamos falar sobre os efeitos da Copa à nossa identidade cultural, certo?
– Quero que a Argentina marque o gol - disse uma senhora de idade ao meu lado, no final da primeira étapa.
O marido dela pediu que se calasse. Era para animar o jogo da nossa seleção, ela acrescentou, mas o marido não quis compreender a lógica da esposa. Os dois vestidos de tricôs alemães, com bandeira alemã e chapéus em preto-vermelho-amarelo na cabeça. Tinham cantado o nosso hino do começo até o final.
Depois do gol por Ayala, ela estava com a consciência pesada. E sem dúvida, todos nós na festa estavam com o coração acelerado que apenas se acalmou depois do show do nosso goleiro. Ningúem conseguia mais segurar as suas emoções. Homens chorando, mulheres dançando, policiais rindo e todos cantando „Final olé, olé“ e fazendo a Ola. Uma gigantesca Oktoberfest!
Gente, como será a festa no final? Desculpem, amigos brasileiros, mas não tenho nenhuma dúvida. Nós vamos ganhar a Copa.
Sobre o Autor
Sabine Kiefer: Sabine Kiefer, alemã, nasceu em 1962 em Colônia, onde ficará nossa Seleção durante a Copa. É formada em antropologia cultural, português e economia. Esteve no Brasil pela primeira vez em 1986 quando desenvolveu sua tese de mestrado sobre o fundador da cidade de Blumenau/SC. Esteve inúmeras vezes e por longo tempo em Santa Catarina. Tornou-se uma grande admiradora do nosso país. Sua visão desde a Alemanha é muito interessante. Hoje trabalha em uma emissora de rádio de Colônia, Alemanha.< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>
LEIA MAIS
A Poltrona Escura, por Leonardo Vieira de Almeida.
Depois de Napoleão, por Manoel Hygino dos Santos.