início da navegação

RESENHAS

(para fazer uma pesquisa, utilize o sistema de buscas no site) VOLTAR IMPRIMIR FAZER COMENTÁRIO ENVIAR POR E-MAIL

Atlas Interativo do Pontal do Paranapanema

Arlete A. C. Meneguette*

A área do Pontal do Paranapanema está localizada no Extremo Oeste do Estado de São Paulo, na região sudeste do Brasil, em uma posição estratégica considerando tanto sua proximidade com os Estados de Mato Grosso do Sul e Paraná quanto o advento do Mercosul – o mercado comum do Cone Sul. No Estado de São Paulo há três áreas muito carentes, uma das quais é o Pontal do Paranapanema, onde têm havido muitos conflitos sociais relativos à posse e propriedade da terra, envolvendo disputas entre o Estado e os latifundiários.

Nos últimos anos os trabalhadores rurais têm realizado ocupações nesta região e reivindicado terras – eles criaram um grupo denominado MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), que tem ganhado popularidade e apoio de vários segmentos da comunidade, estando diariamente na mídia (jornais, TV etc). A comunidade acadêmica tem estado consciente e preocupada com esta situação e, portanto, tem desenvolvido estudos e pesquisas sobre o assunto, tanto individualmente quanto através de grupos de pesquisa. Uma das mais importantes Universidades Brasileiras é a Universidade Estadual Paulista (unesp), que tem um de seus campus localizado no município de Presidente Prudente (o qual está localizado no Pontal do Paranapanema).

Desde a década de 1960 diversos pesquisadores têm desenvolvido pesquisas técnico-científicas almejando produzir um Atlas do Pontal do Paranapanema em formato convencional. O principal objetivo seria o de reunir, através de mapas topográficos e temáticos, todas as informações geográficas sobre o Pontal do Paranapanema, a fim de servir de base para projetos e planejamentos governamentais (municipais ou estaduais), bem como para o setor privado. O Atlas seria também um produto de informação sobre os recursos naturais e as condições sócio-econômicas desta área, sendo voltado para estudos acadêmicos da comunidade regional.

Após quatro décadas desde a primeira iniciativa de produção de um Atlas Regional e considerando a possibilidade de conceber, especificar e implementar uma versão eletrônica do Atlas do Pontal do Paranapanema, esta autora realizou uma profunda pesquisa objetivando produzir material de apoio didático-pedagógico hipermídia para utilização no Ensino Fundamental, Médio e Superior. O resultado é um Atlas Interativo em CD-ROM (desenvolvido através do uso do software Flash 5.0), sendo composto por mapas topográficos e temáticos, imagens de satélite, assim como um módulo de Conceitos (com hipertextos, animações, tabelas e gráficos) e um Glossário de termos técnicos. A avaliação do Atlas Interativo foi realizada por educadores e o resultado indica que este produto de informação promove o conhecimento sobre o Pontal do Paranapanema, constituindo uma contribuição para a Educação Ambiental.

Sobre o Autor

Arlete A. C. Meneguette: Professora Livre-Docente do Departamento de Cartografia da unesp - Câmpus de Presidente Prudente, desde 1987. Tem atuado como docente e orientadora em cursos de Graduação (Engenharia Cartográfica, Geografia e Pedagogia) e de Pós-Graduação (Ciências Cartográficas, Geografia, Planejamento e Gestão Municipal, Ensino do Texto e Tecnologia da Informação). Foi professora visitante na Universidade Federal de São Carlos (em 1996) e na Universidade de São Paulo (em 1997). É líder do Grupo de Pesquisa "Tecnologia da Informação Espacial", formado por pesquisadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da unesp - Câmpus de Presidente Prudente. É a responsável pelo design e produção do Atlas Interativo do Pontal do Paranapanema, um produto de informação que reúne mapas topográficos e temáticos, imagens de satélite, hipertextos e animações. É coordenadora, desde 1997, do Courseware em Ciências Cartográficas, cuja versão atualizada é agora denominada Curso Virtual de Cartografia e SIG. 

 

< ÚLTIMA RESENHA PUBLICADA | TODAS | PRÓXIMA RESENHA >

LEIA MAIS

Os que estão aí,  por Leonardo Vieira de Almeida.
Os contos reunidos do carioca Leonardo Vieira de Almeida (1971), sob o título Os que estão aí , podem possibilitar a recordação dos Contos cruéis (Iluminuras, 1987), de Philippe Auguste Mathias, o conde de Villiers de l’Isle-Adam, uma das figuras mais emblemáticas na Paris do século XIX.  Leia mais
A saga dos Wapshot continua...,  por John Cheever.
Depois da maravilhosa A crônica dos Wapshot, a editora ARX brinda os leitores com o O escândalo dos Wapshot, novo livro de John Cheever.
 Leia mais

Faça uma pesquisa no sítio

Utilizando-se uma palavra no formulário, pesquisa-se conteúdo no Sítio VerdesTrigos.

Ir ao início da página