- Verdes Trigos
- Web Log
- Resenhas
- Livros
- Especiais
- Van Gogh
- Wheatmania
- Usabilidade
RESENHAS
Um espelho no palco
.::. Verdes Trigos Cultural .::.*
Identidades sociais e massificação da cultura no teatro de revista dos anos 1920
Este livro visa compreender os mecanismos de difusão cultural na década de 1920, em especial o papel da cultura de massas como campo de articulação de identidades e diferenças. A principal ênfase está no teatro de revista carioca, sendo privilegiados elementos como sua grande importância no ambiente cultural daquela cidade e sua função de servir como espaço de negociação de identidades sociais.
Quem quer que tenha lido em sequência peças do teatro ligeiro tem a impressão de voltar sempre ao mesmo texto. Surpreende descobrir neste livro que elas possibilitam uma nova forma de apreensão da história dos anos 1920. O olhar de historiador as lê buscando processos de comunicação. Captura o diálogo tenso entre todos que frequentavam bastidores e platéias onde se discutiam, na língua risonha da cultura de massas, os grandes temas do período. Estimulando a participação direta do público, elas constituíram um bom espaço de negociação simbólica: lugares de afirmação de diferenças e afinidades, expressão de conflitos postos a circular sob a forma do humor.
Em cena, o jogo de sentidos era dominado pelo ator tanto quanto pelo autor. Centrados essencialmente na paródia, os espetáculos dependiam das performances.Nelas, sujeitos diversos se viam refletidos no proscênio, riam dos outros e de si mesmos. O espetáculo, assim, estava longe de ser sempre o mesmo: mudava a cada dia, como a história. (Maria Clementina Pereira Cunha)
Sobre o Autor:
TIAGO DE MELO GOMES nasceu em Porto Alegre, em 1972. É bacharel, mestre e doutor em história pela UNICAMP e professor da UNILESTE (MG). Publicou diversos artigos em periódicos especializados, tais como Revista Brasileira de História, Estudos Afro-Asiáticos, Revista de História e Journal of Latin American Cultural Studies, entre outros, sempre enfatizando o papel da cultura de massas no processo de formação de identidades sociais.
Sobre o Autor
.::. Verdes Trigos Cultural .::.:
.
Da Redação de VERDESTRIGOS.ORG
VerdesTrigos.ORG lhe oferece conteúdo interativo, inteligente, culto e de indiscutível bom gosto. Um sítio cultural do escritor Henrique Chagas. Simplesmente fazendo diferença. Depende de nós
LEIA MAIS
TAL VEZ TALVEZ, por Dílson Lages Monteiro.Os poemas de “O Sabor dos Sentidos” estão carregadas destas marcas de intencionalidades, cuja fonte reside nas imagens sinestésicas que o poeta emprega com muita originalidade e que apontam para um dos principais artifícios da poesia, a metáfora. A poesia de Dilson Lages, melhor os poemas, estão prenhes destes recursos.
Leia mais
A poeta e sua dialética travessia, por Moema de Castro e Silva Olival.
Mariza de Castro — nome poético de Mariza de Castro e Silva Guanabara— nos brinda, hoje, com seu primeiro livro de poemas: A noite amanheceu em mim. Leia mais