início da navegação

RESENHAS

(para fazer uma pesquisa, utilize o sistema de buscas no site) VOLTAR IMPRIMIR FAZER COMENTÁRIO ENVIAR POR E-MAIL

Um espelho no palco

.::. Verdes Trigos Cultural .::.*

Identidades sociais e massificação da cultura no teatro de revista dos anos 1920

Este livro visa compreender os mecanismos de difusão cultural na década de 1920, em especial o papel da cultura de massas como campo de articulação de identidades e diferenças. A principal ênfase está no teatro de revista carioca, sendo privilegiados elementos como sua grande importância no ambiente cultural daquela cidade e sua função de servir como espaço de negociação de identidades sociais.


Quem quer que tenha lido em sequência peças do teatro ligeiro tem a impressão de voltar sempre ao mesmo texto. Surpreende descobrir neste livro que elas possibilitam uma nova forma de apreensão da história dos anos 1920. O olhar de historiador as lê buscando processos de comunicação. Captura o diálogo tenso entre todos que frequentavam bastidores e platéias onde se discutiam, na língua risonha da cultura de massas, os grandes temas do período. Estimulando a participação direta do público, elas constituíram um bom espaço de negociação simbólica: lugares de afirmação de diferenças e afinidades, expressão de conflitos postos a circular sob a forma do humor.

Em cena, o jogo de sentidos era dominado pelo ator tanto quanto pelo autor. Centrados essencialmente na paródia, os espetáculos dependiam das performances.Nelas, sujeitos diversos se viam refletidos no proscênio, riam dos outros e de si mesmos. O espetáculo, assim, estava longe de ser sempre o mesmo: mudava a cada dia, como a história. (Maria Clementina Pereira Cunha)

Sobre o Autor:
TIAGO DE MELO GOMES nasceu em Porto Alegre, em 1972. É bacharel, mestre e doutor em história pela UNICAMP e professor da UNILESTE (MG). Publicou diversos artigos em periódicos especializados, tais como Revista Brasileira de História, Estudos Afro-Asiáticos, Revista de História e Journal of Latin American Cultural Studies, entre outros, sempre enfatizando o papel da cultura de massas no processo de formação de identidades sociais.

Sobre o Autor

.::. Verdes Trigos Cultural .::.: .

Da Redação de VERDESTRIGOS.ORG
VerdesTrigos.ORG lhe oferece conteúdo interativo, inteligente, culto e de indiscutível bom gosto. Um sítio cultural do escritor Henrique Chagas. Simplesmente fazendo diferença. Depende de nós

 

< ÚLTIMA RESENHA PUBLICADA | TODAS | PRÓXIMA RESENHA >

LEIA MAIS

TAL VEZ TALVEZ,  por Dílson Lages Monteiro.
Os poemas de “O Sabor dos Sentidos” estão carregadas destas marcas de intencionalidades, cuja fonte reside nas imagens sinestésicas que o poeta emprega com muita originalidade e que apontam para um dos principais artifícios da poesia, a metáfora. A poesia de Dilson Lages, melhor os poemas, estão prenhes destes recursos.
 Leia mais
A poeta e sua dialética travessia,  por Moema de Castro e Silva Olival.
Mariza de Castro — nome poético de Mariza de Castro e Silva Guanabara— nos brinda, hoje, com seu primeiro livro de poemas: A noite amanheceu em mim.  Leia mais

Faça uma pesquisa no sítio

Utilizando-se uma palavra no formulário, pesquisa-se conteúdo no Sítio VerdesTrigos.

Ir ao início da página