início da navegação

RESENHAS

(para fazer uma pesquisa, utilize o sistema de buscas no site) VOLTAR IMPRIMIR FAZER COMENTÁRIO ENVIAR POR E-MAIL

Poemas Do Século Passado 1982-2000

Edson Bueno de Camargo*

Este livro reúne uma seleção dos poemas mais emblemáticos, entre os escritos num período de 18 anos pelo autor, do ano de 1982 até o ano 2000, todos no século passado, dando – se aí o título do livro.

Edson Bueno de Camargo, nasceu em Santo André - SP, em 24 de julho de 1962, mas suas raízes estão na cidade de Mauá - SP, onde mora desde seu nascimento.

Embora sua produção seja muito grande é um poeta praticamente inédito. Publicou em 1981, um pequeno livro em forma de fanzine intitulado “Cortinas”, com poesias suas e de Cecília A. Bedeschi. “Poemas do Século Passado” é sua primeira publicação individual.

Foi membro do Colégio Brasileiro de Poetas, um grupo de poetas mauaenses, entre o final dos anos setenta e início dos anos oitenta. Ganhou o segundo lugar no 9º EPOM, Encontro de Poesias de Mauá - SP, com o poema “Pequeno Poema de Amor para Cora Coralina” e menção honrosa no Concurso de Poesia Falada de Varginha – MG, com o poema “Tiro na Noite”.

No presente momento participa de projetos elaborados a partir da Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esportes da Prefeitura de Mauá – SP, em especial do Núcleo de Literatura e da Oficina Aberta da Palavra – Inventário Poético da Cidade de Mauá.

É um escritor do cotidiano, percebendo detalhes do dia - a - dia das pessoas que muitas vezes lhes passam desapercebidos. A obsessão do autor em sua obra é a permanente preocupação com a passagem do tempo, sua fluidez e suas conseqüências, daí o título do livro “Poemas do Século Passado”, quando vivemos num novo século e mal nos apercebemos disto.

O poeta é também autor de dois livros ainda não publicados: um livro de hai-kais, “O Zen e a arte de plantar papoulas em noites de lua cheia em jardins a beira mar.” e outro livro de poemas “O Mapa do Abismo e Outros Poemas”.

Sobre o Autor

Edson Bueno de Camargo: Edson Bueno de Camargo, nasceu em Santo André - SP, em 24 de julho de 1962, mas suas raízes estão na cidade de Mauá - SP, onde mora desde seu nascimento.
contatos: Rua José Cezário Mendes, 104 Vila Noemia – Mauá – SP - CEP – 09370-600
correio eletrônico: camargoeb@zipmail.com.br

 

< ÚLTIMA RESENHA PUBLICADA | TODAS | PRÓXIMA RESENHA >

LEIA MAIS

As "Páginas de Terra" de Mia Couto,  por Viegas Fernandes da Costa.
De fato, em "Terra Sonâmbula" a prosa é o veio por onde corre o lirismo de um escritor cujos olhos recaem sobre seu povo e sua história. A história de uma terra estuprada pelo colonialismo português e de um Moçambique destruído pela guerra, onde "os viventes se acostumaram ao chão, em resignada aprendizagem da morte", como escreve já no primeiro parágrafo deste seu livro.  Leia mais
Nos subterrâneos da estéril e seca Brasília, há rica e fértil vida literária,  por Luiz Ruffato.
"Poemas para Brasília" (Brasília, Projecto Editorial/Livraria Suspensa, 2004), organizados por Joanyr de Oliveira, é uma antologia de poetas que escreveram sobre o Distrito Federal. E aqui, temos desde um Bernardo Guimarães, romancista e poeta romântico mineiro (1825-1884), autor de um poema intitulado "O Ermo", premonitório do nascimento da capital brasileira, até Paulo Porto, único nascido na Capital Federal.  Leia mais

Faça uma pesquisa no sítio

Utilizando-se uma palavra no formulário, pesquisa-se conteúdo no Sítio VerdesTrigos.

Ir ao início da página