Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Jacinto Guerra


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

A Literatura Minas Gerais afora

por Jacinto Guerra *
publicado em 23/06/2006.

"0 livro é a porta de entrada para um mundo melhor".
Moacyr Scliar


Neste ano de 2006, 14 escritores brasileiros tomaram as estradas de Minas, a caminho de 25 cidades em todas regiões do Estado. É o Projeto TIM Grandes Escritores, que consiste na realização de palestras sobre Literatura e a doação de dois mil livros a Bibliotecas Municipais.

Viabilizado com apoio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o projeto ganha cada vez mais público e participação de importantes escritores contemporâneos. Em 2006, foram escolhidos autores editados, principalmente, no eixo Rio - São Paulo, inclusive diversos mineiros, o que valoriza o evento e prestigia o público das diversas cidades escolhidas.

Adriana Falcão, Adélia Prado, Affonso Romano de SantAnna, Alcione Araújo, Bartolomeu Campos de Queirós, Carlos Herculano Lopes, Frei Betto, Ignácio de Loyla Brandão, Marina Colasanti, Nelson Motta, Rose Marie Muraro e Zuenir Ventura foram os escritores escolhidos, enquanto Araxá, Arcos, Barbacena, Betim, Carangola, Congonhas, Divinópolis, Governador Valadares, Ipatinga, Itaúna, Juiz de Fora, Montes Claros, Muriaé, Ouro Preto, Patos de Minas, Patrocínio, Poços de Caldas, Ponte Nova, São João del-Rei, Tiradentes, Três Corações, Uberaba, Uberlândia, Varginha, Viçosa são as cidades escolhidas.

Apoiando com entusiasmo a iniciativa da TIM, outras cidades pequenas e médias do interior de Minas desejam participar, também, conhecendo e ouvindo os chamados escritores de província (como disseram Manuel Bandeira e Cassiano Nunes), editados em Brasília, Belo Horizonte, Recife, Manaus, Porto Alegre e outros centros culturais importantes do País.

É interessante lembrar que pequenas cidades, inclusive com menos de 50.000 habitantes, costumam valorizar muito os eventos culturais bem programados como este empreendimento de uma grande empresa de telefonia celular. Em minha região do Alto São Francisco, é o caso de Luz, Moema, Córrego Danta, Dores do Indaiá e Bom Despacho e tantas outras comunidades que, em períodos especiais, costumam atrair uma expressiva população flutuante. Isto acontece em razão do êxito de festas populares, atrações turísticas, tradição cultural, e de constantes visitas de naturais do lugar, que são moradores de centros urbanos maiores ou de cidades muito próximas.

Pequenas cidades, próximas de um centro maior e mais desenvolvido, como é o caso de Lagoa da Prata ou Santo Antônio do Monte, na região de Divinópolis, oferecem boas condições para o desenvolvimento de Feiras de Livros e Oficinas Literárias, com êxito de público e resultados especiais.

A idéia é, também e principalmente, valorizar o que se faz nas diversas regiões do Brasil, porque fora do Rio e de São Paulo também se editam livros que enriquecem a Literatura Brasileira, mas que não alcançam o grande público por falta de incentivos do Governo e da iniciativa privada.

Sobre o Autor

Jacinto Guerra: JACINTO GUERRA, mineiro de Bom Despacho, é autor de ensaios e biografias como o JK-Triunfo e Exílio-Um estadista brasileiro em Portugal, além de outros livros, entre os quais O gato de Curitiba - crônicas de viagem e outras histórias, editados pela Thesaurus, em Brasília.

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


A Carta Inventada, por Pablo Morenno.

A menina de Quatro Barras, por Airo Zamoner.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos