Crônicas,contos e outros textos
PÁGINA PRINCIPAL → LISTA DE TEXTOS → Sabine Kiefer →
Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural
VerdesTrigos está hospedado no Rede2
Leia mais
-
NOSSOS AUTORES:
- Henrique Chagas
- Ronaldo Cagiano
- Miguel Sanches Neto
- Airo Zamoner
- Gabriel Perissé
- Carol Westphalen
- Chico Lopes
- Leopoldo Viana
- mais >>>>
Link para VerdesTrigos
Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.
Anuncie no VerdesTrigos
Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui
Os convidados invisivéis
por Sabine Kiefer
*
publicado em 07/06/2006.
Durante a Copa, se encontrarão com um desses 200 jovens que trabalham como voluntários nas estações de metrô, nas praças principais e sobretudo na festa de torcedores no centro histórico. Darão qualquer informação aos visitantes. Esta semana, numa sala da empresa de transporte coletivo da cidade, cheguei a conhecer as duas amigas.
Que metrô é a certa? Os visitantes farão compras antes ou depois do jogo? O que eles querem saber da cidade? Nós assistimos às informações dos representantes do transporte coletivo e do turismo. Nestes momentos de palestras, já deu para sentir: a presença de inúmeros visitantes do mundo inteiro. Para a Sheila e a Renata já foi o segundo dia de treinamento. Elas já tinham, vamos dizer, "um encontro mais direto" com os convidados esperados. Todos os voluntários passaram por um treinamento intercultural.
Depois das palestras e de um roteiro da cidade, nos batemos um papo. Nossa, vai ser muito empolgado, diz a Sheila que, como a Renata, trabalhará na festa de torcedores. Numa maneira apreensiva ela acrescenta, estou com medo de dar uma informação errada. A Renata entende esse medo. Mas vai ser uma grande experiência, ela conclui feliz e a Sheila confirma sorrindo.
Aliás, nunca aprendi tanto sobre a história da minha cidade como na palestra do guia
Sobre o Autor
Sabine Kiefer: Sabine Kiefer, alemã, nasceu em 1962 em Colônia, onde ficará nossa Seleção durante a Copa. É formada em antropologia cultural, português e economia. Esteve no Brasil pela primeira vez em 1986 quando desenvolveu sua tese de mestrado sobre o fundador da cidade de Blumenau/SC. Esteve inúmeras vezes e por longo tempo em Santa Catarina. Tornou-se uma grande admiradora do nosso país. Sua visão desde a Alemanha é muito interessante. Hoje trabalha em uma emissora de rádio de Colônia, Alemanha.< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>
LEIA MAIS
Daiane não trouxe o ouro e Jadel não saiu do chão., por Carol Westphalen.
Antonioni não conheceu Antônio, por Márcia Frazão.