Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Airo Zamoner


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

A Raiva de Ermerenciano

por Airo Zamoner *
publicado em 08/05/2006.

Com as bochechas embexigadas, lábios afinados e excessivamente apertados, suportando pressão involuntária, Ermerenciano se esforçava ao extremo para evitar a eclosão iminente.

Os olhos aumentavam de tamanho, arregalando-se assustadoramente. Ali, também, a pressão se exercia. Algo explosivo estava por acontecer. Os cabelos começaram a balançar e se desalinharam inexplicavelmente. O rosto começou a se avermelhar, esboçando arroxeamento perigoso. As têmporas mostravam, cada vez mais intensamente, veias pulsantes que se apresentavam num limiar entre o verde e o azulado. A coação interna, era evidente, se tornava emergencial.

Se por perto estivesse alguém que o conhecesse superficialmente, diria que ele estava prestes a desabafar sua raiva. E só poderia ser muita raiva acumulada. Raiva, ele sempre tivera de bandidos, ladrões, trapaceiros de todas as cores e tamanhos. E agora, vendo a desfaçatez com que os trambiqueiros assaltavam o país, Ermerenciano estava a ponto de provocar a maior catástrofe da história da Rua das Flores. Se este era o motivo, nem Deus saberia predizer o que desabrocharia daquela boca em alta compressão.

A figura de Ermerenciano não poderia deixar de chamar a atenção generalizada nem por mais um minuto. Foi assim que, de um pequeno grupo inicial e atônito a sua volta, logo se fornou pequena multidão. Depois, grande multidão.

As tentativas de se comunicar com ele foram em vão. Não falava, mas aumentava de tamano, inchando perigosamente. Seus lábios se recusavam a liberar o que se acumulava além dos limites plausíveis, fosse aquilo o que fosse. E o que era aquilo?

O trânsito já se complicava na região central de Curitiba. Não demorou para correr o boato de que uma bomba estava por explodir. Boato levado a sério por alguns poucos, mas que a maioria incrédula queria primeiro ver.

A polícia foi acionada. Batalhões de controle de distúrbios, ambulâncias, guardas, esquadrões especializados e mais o diabo se misturaram à multidão.

Buscou-se, principalmente, o olho do furacão. E o olho do furacão era Ermerenciano. Mas, onde estava Ermerenciano?

Nariz escorrendo, olhos injetados de sangue, voz rouca, pensou em fugir da confusão. Correu o quanto pôde, abrindo caminho como um bruto. Antes de chegar em casa, conseguiu, finalmente, abrir os lábios e liberar o maior espirro de sua vida.


Contato com o autor pelo e-mail: airo@protexto.com.br

Sobre o Autor

Airo Zamoner: Airo Zamoner nasceu em Joaçaba, Santa Catarina, criou-se no Paraná e vive em Curitiba. É atualmente cronista do jornal O ESTADO DO PARANÁ e outros periódicos nacionais. Suas crônicas são densas de conteúdo sócio-político, de crítica instigante e bem humorada. Divide sua atividade literária entre o romance juvenil, o conto e a crônica, tendo conquistado inúmeros prêmios e honrosas citações.

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


A Renúncia do Pinheiro, por Airo Zamoner.

Amor a la ciudad vieja, por Edith Goel.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos