Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Rogério Miranzelo


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

O Homem e o Viaduto

por Rogério Miranzelo *
publicado em 28/08/2005.

Um ser humano atravessa a minha mente e as passarelas do Viaduto Santa Tereza – locais que lhe reservei. Afinal, recriado por mim, ele é uma espécie de ator, num filme projetado por minha mente, na tela que se transforma em viaduto.

Tem o tal indivíduo nenhuma origem e muitas marcas. É um mendigo apenas, embora o veja como se fosse um gênio marginal e teimoso, que não se chama Carlitos. È o espírito de um vate inteligente e generoso, vagueando na solidão, e não se chama Carlos. Embora misericordioso, de Cristo jamais se poderia chamá-lo. Não sei o seu nome. Só sei que atravessa a velha ponte.

De noitinha, ele aparece onde a Rua da Bahia deságua no viaduto. E o que parece ser apenas um detalhe não é: ele compra um cigarro picado na esquina, garimpando moedinhas em sua calça surrada. E rompe a passarela, a passarela dos sonhos. Só quando é madrugada, seu vulto retorna à cidade. Não se sabe aonde vai, nem de onde volta. Vem assim, devagar e teatral, sob as luzes desse meu templo.

Supõe-se que ele more à beira do Ribeirão do Arrudas, ou dentro de suas galerias. Que mergulhe nas águas espessas e ali se ensaboe, de quando em vez. Que à noite pegue da viola e cante cantigas para a lua. Que faça fogueiras, fumaça, para enfeitar o seu rio.

Há dias em que faz diferente: anda pra lá e pra cá sobre a ponte, até que a noite em prantos se mate. Depois, é claro, de ter comprado o mesmo cigarro, na mesma hora, do mesmo camelô. Não fala nem ouve; observa, religiosamente, as luminárias que ali se instalam. Não recebe encomendas nem as faz. Refaz, ao fim da noite, o mesmo percurso solitário ao longo do viaduto, numa cena insólita para os outros mortais. Santa Teresa: monumento de poesia esquisita.

È notória sua mania de ter ilusões as mais fidalgas. Passa noites a gesticular, a ter com gente da mais diversa espécie. Quem será que o visita nessas noites de frio? O mendigo que mora embaixo? Madre Teresa de Calcutá? Tudo ilusão? Assiste também a grandes espetáculos de orquestra, de samba ou de bailarinas – que, reluzentes, dominam e desanuviam seus olhos. Tudo ali, no chão do viaduto, que é todo seu.

Nosso herói atravessa o viaduto, como se atravessasse um século. E nem percebe que as pessoas reclamam do lixo, dos buracos ou das propagandas políticas. Seu tempo parece ser outro: o de contemplar algo além da realidade. Perambula. Pisa lentamente em seu sonho, em sua sina e em seu lar – o viaduto.

Sobre o Autor

Rogério Miranzelo: Rogério Miranzelo (Belo Horizonte/MG) nasceu em 1961. Escritor e jornalista, colaborou em vários jornais, revistas e sites do Brasil, com crônicas, artigos e resenhas. É autor dos livros "Lua Diferente" (poemas - 2007) e "Belo" (crônicas - 2004).
www.miranzelo.com

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


O cachorro sumiu, por Rodrigo Capella.

Cordel para Machado de Assis, por Gustavo Dourado.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos