Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Airo Zamoner


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Calma, Vergueiro!

por Airo Zamoner *
publicado em 27/06/2005.

Pacífico disse, com muita convicção, para ninguém se preocupar com essa barafunda que está acontecendo por aí. Vergueiro, ao contrário, é sujeito ansioso, inquieto de nascença. A cada nova denúncia, a cada novo pronunciamento, a cada novo indício que pinta nos jornais, nas emissoras, nos corredores, na rua, cresce dentro dele a indignação, a revolta, o ódio. Seu corpo treme, sua voz enrouquece, seus olhos chispam faíscas, sua fala perde a lógica. Veias saltam pulsantes pelo pescoço. Vergueiro sofre!

Vergueiro ama a ordem, a decência, a correção, a lealdade, o respeito, a dignidade, a competência, a verdade.

A cada dia que passa, vê o governo, que ajudou a eleger, degradar-se mais e mais. Vê seu ídolo desmanchar-se aos poucos, derretendo-se entre arrogância e infantilidades. Vergueiro precisa fazer alguma coisa. E tem que ser algo muito forte. Algo que abale as estruturas putrefatas que mal sustentam as colunas do palácio.

Pacífico, por sua vez, pede calma: o que terá que ser, será, como cantava Doris Day nos tempos áureos em que facínoras não eram covardes. Tempos em que bandido encarava o mocinho em igualdade de condições no duelo entre o bem e o mal.

Hoje, o bandoleiro se camufla com as fantasias mais absurdas de bom moço. Empoleira-se nas varas do poder e usa a ingenuidade de um povo desarvorado que trabalha dia e noite para sustentar a luxúria e a incúria, a ganância e a ignorância, a incompetência e a inapetência de seus representantes-bandidos.
Onde está o mocinho que não vem redimir este povo cansado, atordoado, roubado, enganado? Enquanto o salteador se traveste, o povo se desveste e procura o rei vestido que está nu. Um rei que se esconde na mentira da fala, do gesto, do olhar, da intenção, da alma e se esconde no discurso teatral, ilógico, abobalhado, fraudulento.

Onde está o mocinho que ficará indignado com as malas de dinheiro, viajando lépidas e soltas em busca de mãos sujas e avarentas? Mãos agora flagradas em carícias aos pacotes timbrados. Mãos cujos donos tramam nos bastidores escuros nova manobra safada, confiantes no engodo fácil, contando com a simplicidade analfabeta das gentes afastadas criminosamente da instrução e da informação, acostumadas apenas na crença da palavra sagrada, dita uma só vez e eivada sempre de verdade santa. Onde está ele?

Pacífico sorri o sorriso dos sábios e pede a Vergueiro que aquiete sua alma em chamas. A história se encarregará do acerto de contas, diz ele. Não será preciso Vergueiro vergar as torres dos palácios. Elas cairão sozinhas. Que ele tenha a paciência dos profetas e a fé dos sacerdotes.

O mau cheiro já ultrapassa as fímbrias dos tapetes luxuosos que ensaiam a maior greve da história. Recusam-se, finalmente, a ocultar a gosma escura que fede nos corredores intocáveis do poder espúrio, porque advindo da fraude contra a esperança, da dissimulação contra a confiança, da fanfarronice contra a fé.
Mas quem há de saber o que Vergueiro realmente fará? Vergueiro é o mocinho que vai cavalgar pela planície e galgar os montes do planalto. Vai encarar os bandidos que subiram a rampa e agora escorregam nos próprios excrementos, ladeira abaixo. O cavalo relincha alto. Vergueiro pula rápido no lombo sem cela. O galope ecoa no asfalto negro e encobre o grito de Pacífico que inutilmente pede calma.

Sobre o Autor

Airo Zamoner: Airo Zamoner nasceu em Joaçaba, Santa Catarina, criou-se no Paraná e vive em Curitiba. É atualmente cronista do jornal O ESTADO DO PARANÁ e outros periódicos nacionais. Suas crônicas são densas de conteúdo sócio-político, de crítica instigante e bem humorada. Divide sua atividade literária entre o romance juvenil, o conto e a crônica, tendo conquistado inúmeros prêmios e honrosas citações.

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


República dos Guaranis - Co yvy oguereco yara, por Henrique Chagas.

Micos na floresta de dados, por Efraim Rodrigues.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos