Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Luiz Carlos Amorim


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

GRUPO LITERÁRIO A ILHA, 25 ANOS DE LITERATURA

por Luiz Carlos Amorim *
publicado em 15/05/2005.

O Grupo Literário A ILHA começa a comemorar as suas Bodas de Prata. São vinte e cinco anos de atividades em prol da poesia e da literatura catarinense e brasileira (por que não dizer?), pois nosso campo de atuação não se restringe apenas ao nosso estado.

E comemorar esse vigésimo quinto aniversário é vital, é dividir o reconhecimento vindo de meios literários e leitores de diversos pontos do país e também do exterior, por todo esse tempo de caminhada. Inúmeros escritores, de vários estados e de outros países, passaram pelas páginas deste suplemento literário e não só visitaram como colaboraram, com seu trabalho, no portal Prosa, Poesia & Cia, mantido pelo grupo desde os anos 90 na Internet, levando para o mundo todo a literatura catarina e brasileira. Sem eles, sem os escritores e os leitores, nosso trabalho não teria razão de ser e por isso agradecemos a todos o que construímos juntos até aqui.

E estamos comemorando, sim, começando com a publicação de edição especial de aniversário do Suplemento Literário, que traz, nas páginas centrais, a história do Grupo A ILHA, um apanhado do que se fez ao longo destes vinte e cinco anos.

Selecionamos, também, para publicação nessa edição especial, algumas matérias das tantas publicadas em quase cem edições da nossa revista, que abordam temas ou acontecimentos que marcaram, de alguma maneira, o grupo ou a literatura como um todo.

Estaremos comemorando nosso aniversário na Feira de Rua do Livro de Florianópolis, já em maio, quando estaremos lançando edição especial de aniversário do Suplemento Literário A ILHA também livros publicados pelas Edições A ILHA: “Saudades de Quintana”, crônicas; “Nação Poesia”, poemas e “A Luz dos Seus Olhos”, contos.

Além disso, o Projeto Poesia na Rua estampará poema de Luiz Delfino, o maior lírico da poesia catarinense, em out-doors pelo estado.

Durante todo este ano de 2005, o grupo A ILHA estará participando das Feiras do Livro pelo nosso estado, nas quais fará o lançamento dos livros já citados e da revista Suplemento Literário A ILHA, também.

PEQUENA HISTÓRIA DA TRAJETÓRIA DO GRUPO LITERÁRIO A ILHA

Em junho de 1980 o jornal “O Berro”, de São Francisco do Sul, publicava a primeira edição do seu Suplemento Literário A ILHA. Devido ao recebimento de textos dos leitores – contos, poemas, crônicas – o jornal decidiu pelo suplemento, já que não havia espaço disponível. E foi feita a primeira reunião dos autores que publicaram no suplemento, nascendo então o Grupo Literário A ILHA.

O jornal acabou, mas o Suplemento Literário A ILHA existe até hoje, VINTE CINCO ANOS depois, com o propósito de dar espaço aos escritores que queiram lutar pela popularização e valorização da literatura. Desenvolveu suas atividades em São Francisco por dois anos e em 1982 transferiu sua sede para Joinville, onde participou da vida cultural do norte e nordeste de Santa Catarina até fins de 1999. No ano de 2000, fincou raízes em Florianópolis, voltando a justificar o nome que adotou em outra ilha, São Francisco do Sul.

No início, o grupo apenas se reunia para discutir os próprios trabalhos e falar sobre literatura, além de selecionar os textos que seriam publicados no Suplemento. No segundo ano, antes mesmo de mudar para Joinville, o grupo já participava, também da Feira de Arte da Cidade das Flores, com o seu Varal da Poesia, que consistia em cartazes estampando poemas, pendurados em fios, como se fossem roupas ao sol, em plena praça.

Uma vez com a sede em Joinville, poetas da região foram integrados ao grupo, ampliando o leque de atividades. Além da participação em Feiras de Arte como a de Joinville, Jaraguá do Sul, São Bento do Sul, o Varal da Poesia foi levado também para cidades como Florianópolis, Blumenau, Brusque, Curitiba e a locais como escolas, bancos, festas, lojas. As reuniões de estudo e trabalho, todas as semanas, além de apreciar os textos dos integrantes, estudavam os autores consagrados, além de procurar novas alternativas de levar a poesia até o público. Recitais de poemas eram apresentados pelo grupo na Feira de Arte, em escolas, em lançamentos, palestras, eventos culturais e até no rádio.

Os poetas do grupo visitaram diversas escolas, em Joinville e região, a convite, para falar de literatura. Nessas palestras, apareciam novos poetas, que se juntavam, quase sempre, aos poetas da praça.

GRANDES EVENTOS – LANÇAMENTOS

O Grupo Literário A ILHA realizou grandes eventos literários nos anos oitenta e noventa, em São Francisco do Sul e em Joinville. Como exemplos, temos a comemoração do Dia do Escritor Francisquense, em novembro de 81, que reuniu autores de São Francisco e de Florianópolis numa noite de autógrafos. Na oportunidade, foi instalada, também, a delegacia da Associação Catarinense de Escritores na Babitonga.

Em Joinville, no mês de outubro de 91, o grupo promoveu a Noite dos Escritores Catarinenses. Participaram da coletiva de autógrafos os escritores Enéas Athanázio, de Balneário Camboriú, Urda Alice Klueger, de Blumenau, Abel B. Pereira, de Florianópolis, entre outros.

Inúmeros lançamentos de livros foram promovidos por A ILHA em Joinville, São Francisco do Sul, Jaraguá, Itajaí, Corupá, Guaramirim, Brusque, Blumenau, Rio, Cuba e USA, nestes vinte e cinco anos, além dos eventos acima mencionados. Aconteceram noites de autógrafos de integrantes do grupo e de convidados, de livros publicados pelas Edições A ILHA ou não.

Edições A ILHA é nome da “editora” dentro do grupo. Editora que existe desde a criação do grupo, ainda que sem recursos. Dezenas de livros já foram publicados por ela e ela é, na verdade, uma das principais atividades dos poetas e escritores que compõe o grupo. A revista Suplemento Literário A ILHA e a publicação de livros e opúsculos constituem os maiores espaços desta que é a entidade do gênero mais perene e mais representativa da literatura de Santa Catarina.

O custo das edições ou é pago pelo autor da obra ou, se ele conseguir, com apoio de entidades comerciais, industriais ou culturais. A prática de se conseguir os recursos para se pagar a publicação de um livro com pequenas colaborações da indústria, do comércio ou da “cultura oficial” já funcionou em tempos idos, não tanto a última. Hoje em dia é muito mais difícil, se não impossível se conseguir.

CHEGANDO ATÉ O LEITOR

Para colocar a poesia nos olhos e nos ouvidos do leitor, talvez mais exatamente nos seus corações, o Grupo A ILHA usou, além do Varal da Poesia, dos folhetos – as famosas sanfonas poéticas, dos livros e dos recitais, novas alternativas, recursos pioneiros como o Projeto Poesia na Rua – poemas ou trechos deles em out-doors, espalhados pelas ruas, misturando-se ou destacando-se entre os outros painéis de propaganda; como o Projeto Poesia no Shopping, um varal da poesia atualizado, nos corredores dos shopping centers, no caminho do leitor, não mais os cartazes pendurados nos fios, mas banners colocados em biombos ou painéis.

Alternativas, ainda, como o Projeto Poesia na Escola, lançando mão da tecnologia da informática, ao elaborar apresentações em power-point reunindo a poesia de vários autores para que as escolas possam usá-las em sala de aula. Ou como o Projeto Poesia Carimbada, aderindo ao simples uso do carimbo para imprimir poemas em qualquer suporte, a qualquer hora. Ou como o Projeto Som da Poesia, que facilita e pereniza a distribuição da poesia declamada, gravada em CD.

O Portal do grupo, PROSA, POESIA & CIA, desde o início dos anos 90 no ar, democratizou ainda mais os espaços oferecidos, pois os leitores e os escritores de qualquer parte do mundo poderiam acessá-lo e participar, não só lendo as diversas seções mas também colaborando com seus textos.

Com todas essas ações, ao comemorarmos as Bodas de Prata do Grupo Literário A ILHA, podemos concluir que estamos alcançando os objetivos desejados: proporcionar espaço para levar até o público leitor a obra dos nossos escritores e insistir na tentativa de popularizar a poesia e a literatura, como um todo.

São vinte e cinco anos de trabalho e realizações, mas também de falta de reconhecimento e decepções. Felizmente o resultado do trabalho realizado nos mostra que tivemos uma parcela de sucesso significativa. Por isso continuaremos.

Sobre o Autor

Luiz Carlos Amorim: Luiz Carlos Amorim é natural de Corupá(SC), onde nasceu em 16 de fevereiro de 1953. É formado pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Joinville. Bancário, reside em São José, na Grande Florianópolis. É fundador e coordenador do Grupo Literário A ILHA, que completou, no ano de 2002, vinte e dois anos de existência e resistência – único órgão cultural a permanecer tanto tempo na luta. É editor das Edições A ILHA, com mais de 20 títulos já publicados, além do Suplemento Literário A ILHA, revista trimestral que reúne a produção dos integrantes do grupo, de escritores do estado, do país e até do exterior, indo para a sua 87ª edição. Conheça A ILHA

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Volta de Whitman, por Manoel Hygino dos Santos.

A Mãe do Deserto, por Edith Goel.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos