Crônicas,contos e outros textos
PÁGINA PRINCIPAL → LISTA DE TEXTOS → Urda Alice Klueger →
Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural
VerdesTrigos está hospedado no Rede2
Leia mais
-
NOSSOS AUTORES:
- Henrique Chagas
- Ronaldo Cagiano
- Miguel Sanches Neto
- Airo Zamoner
- Gabriel Perissé
- Carol Westphalen
- Chico Lopes
- Leopoldo Viana
- mais >>>>
Link para VerdesTrigos
Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.
Anuncie no VerdesTrigos
Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui
CUSCO 1 – Viagem ao Umbigo do Mundo
por Urda Alice Klueger
*
publicado em 25/09/2004.
Eu acho que a maioria de nós, americanos do Brasil, quase nada sabe sobre uma coisa chamada de América Latina. Digo mais: nós, americanos do Brasil, não nos sentimos muito americanos - sentimo-nos mais ou menos como uns seres intermediários entre a Europa e os Estados Unidos, com algumas raízes africanas. E como a gente não se sente americano, a gente não presta muita atenção, e o que ocorre é que temos uma certa sensação de que a Grande América que nos rodeia é uma coisa um pouco nebulosa, talvez uma grande floresta com grandes tempestades tropicais e algumas guerrilhas, mais ou menos o que nos apresenta o filme “Tudo por uma esmeralda”, produzido lá nos Estados Unidos.
Como eu já andei um bocado para cá e para lá por esta América tão amada, eu lhes garanto que ela é uma eterna caixa de surpresas, com muitos povos, países, cidades, civilizações antigas, línguas das quais nunca ouvimos falar, paisagens deslumbrantes, movimentos populares, intensa arqueologia, pessoas de diversos temperamentos, conforme cada país, mas que sempre acabam sendo muito simpáticas ... ah!, meu amigo, o quanto temos para ver e aprender na América! Hoje estou escrevendo só um pouquinho para vocês, só para dar um pouquinho de água na boca. Talvez alguém esteja dizendo: “Eles vão viajar pela América porque são motociclistas, e de moto fica difícil atravessar-se o mar e ir-se para a civilizada Europa, por exemplo.” Bobagem, meu amigo! Já andei lá pela Europa e já andei um pouco pela África, e lhes digo que o continente mais interessante de viajar e conhecer, para mim, é esta minha América muito amada. Nos próximos dias vou ficar contando para vocês sobre a nossa viagem, e sobre coisas da América que você nem imagina! Aguardem-me!
Obs.: Nossa viagem está sendo chamada de “Viagem ao Umbigo do Mundo”. Por que? Porque o povo Inca considerava Cuzco, sua capital, como Umbigo do Mundo. O amigo Cláudio, lá do Paraguai, já nos escreveu contando que lá também há um lugar, Cerro Guazu, que um povo antigo, os Paitavyteras, chama de Umbigo do Mundo. Eu sei que está cheinho de gente, por aí, querendo dizer que “Eram os deuses Astronautas” e outras coisas assim, mas como historiadora eu lhes afianço: cada povo acha que tem seu umbigo do mundo, isto é, se olharmos para a Antropologia, veremos que a única coisa que todos os povos têm em comum é que cada um se considera o melhor de todos. Nós não dizemos sempre que Deus é brasileiro? É por aí. Como romancista, no entanto, me sinto inclinada a crer, mesmo, que Cuzco seja o Umbigo do Mundo – aquela esplêndida cidade que foi a capital do esplêndido Mundo Inca bem pode ser considerada assim!
Ps: mais informações no site: http://www.phd-sc.com.br/
Para receber notícias da viagem, assine a lista: viagem_blumenau_cuzco@grupos.com.br
Sobre o Autor
Urda Alice Klueger: Escritora catarinense de Blumenau, onde vive e trabalha. Publicou inúmeros livros, entre eles "Entre condores e lhamas" e "Crônicas de Natal"http://geocities.yahoo.com.br/prosapoesiaecia/urdaautores.htm
< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>
LEIA MAIS
Passividade ou Conivência?, por Airo Zamoner.
A mulher beija-flor, por Leonardo Boff.