Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS .::. Verdes Trigos Cultural .::.


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Pedro Ortaça, cria da região e soldado, por mérito e conquista, da legião dos

por .::. Verdes Trigos Cultural .::. *
publicado em 29/03/2003.

Passando pela região das ruinas jesuíticas, se dá conta da música missioneira de Pedro Ortaça. Pedro Ortaça, cria (originário) da região e soldado, por mérito e conquista, da legião dos "missioneiros" por excelência, surgiu após os grande e luminares Jayme Caetano Braun e Noel Guarany, e ao mesmo tempo que o não menos importante Cenair Maicá.

Ortaça veio de baixo e silenciosamente, como um veio d´água que traz em si os íntimos segredos da terra de que brota. Afirmou-se pelos anos, ombreou-se com seus irmãos da mesma luta. Afinou sua guitarra pelo timbre dos sinos das catedrais jesuíticas que o tempo fez ruir; alteou seu canto com reflexos de picumã galponeiro pelos quatro pontos cardeais do estado gaúcho; superou as fronteiras naturais da "pequena pátria" e, hoje, é conhecido nacionalmente como uma das mais originais expressões da terra, do povo e dos costumes do território onde, há mais de três séculos, o gênio jesuítico começou a levantar o império teocrático das Missões.

Pedro Ortaça, iniciou-se na vida artística quando guri, com amigos de calças curtas, tocando violão. Ele foi aprendendo múscia com Carlito, Desidério, Felício e Nego Juvenal, que foram imortalizados como personagens da música Bailanta do Tibúrcio.

Conta Ortaça: "Na realidade, eles eram homens de idade e eu muito pequeno. Formei-me ouvindo-os tocar e conversar, ao amanhecer, os causos e músicas do Tibúrcio, Desidério, Carlito e do Felício. Fui cultivando um amor pelas coisas nossas com cheiro de terra, já que meu pai cantava e meu avô e minha mãe tocavam gaita. Naturalmente eu trazia no sangue a música e principalmente o amor pela terra".

Ortaça dedilhou o primeiro violão com o Emílio de Matos. Era um violão velho e quebrado, que ele mandou reformar numa marcenaria. "Custou muito caro, tive que pegar em três vezes", lembra Ortaça que foi se apresentando em galpões, estâncias e canchas de bocha.

"Naturalmente muitos me ajudaram e outros diziam que eu tinha é que trabalhar, pois naquele tempo só o pessoal vagabundo é que cantava e tocava. Hoje, eu estou aqui, com muito carinho do Rio Grande e do Brasil", diz o bem-sucedido intérprete.

Sobre o ofício de compor, Ortaça diz: "Onde moro já é uma fonte de inspirações, porque as Missões têm mais de 300 anos de história. Sou descendente de índios, minha avó era índia. A gente traz no sangue a arte e princpalmente a história maior que nós temos. O missioneiro não tem lugar específico para compor; é quando vem a inspiração; é de momento".

Música triste

Eu me chamo Pedro Ortaça,
nascido lá no Pontão.
Sempre cantei minha terra,
com raça, fibra e garrão.
Queira Deus que eu cruze o mundo
sem nunca negar o meu chão.

Muitos definem como triste a música missioneira, devido à sua inspiração indígena. Pedro Ortaça concorda com isso e explica: "Nossa música é um pouco triste porque a história missioneira é cheia de tristeza, mas também existe a hora do lazer e de alegria. Afinal, nós, missioneiros somos alegres. A formação do gaúcho vem das Missões, dos índios, mas nossa maior inflência é árabe e existe o gaúcho do deserto e o gaúcho do sul."

Assim Ortaça conta como foi composta a famosa Bailanta do Tibúrcio, um de seus sucessos:

"Quando era pequeno, meus pais se reuniam com o Tibúrcio e com todos os vizinhos do Rincão e no fim de semana arrumavam espaço no galpão e faziam o baile. Tinha gente que atravessava riachos a pé para balançar o mocotó na bailanta do Tibúrcio. Meus pais me levavam e eu ficava no quarto com as outras crianças, olhando pelas frestas da parede as pessoas dançando. Tudo isso ficou gravado na minha memória e a uns sete anos atrás resolvi escrever a Bailanta do Tibúrcio baseado naquilo que minha memória pode registrar".

Ortaça explica também sobre o café: "O Tibúrcio, dono da festa, parava o baile dizendo que estava na hora do café. Antigamente era costume os homens se servirem primeiro" e depois que se satisfaziam, usavam a expressão: "Agora levantam os homens para comerem as mulheres.!"


Divide, assim, o seu talento - porque sabe e conhece e proclama que os "missioneiros", de nascimento ou por adoção anímica, são uma única e potente voz a reverenciar, de ontem para o amanhã, os legados de flor e lança, sangue e sêmen que lhes deixou a "pátria colorada" dos Sete Povos. Fimbriada, em seu costado de resistência e confrontos, pelo rio Uruguai. Que todos (pai e padrinho) batizaram com suas águas de cantiga.

Estamos no Portal da Viagem, da ABRIL.COM
Faça um passeio virtual pelas ruínas guaranis



Leia Mais

1 - República dos Guaranis - Co yvy oguereco yara , por Henrique Chagas.
2 - São Miguel, Patrimônio da Humanidade , por Henrique Chagas.
3 - Misiones: no lado argentino , por Henrique Chagas.
4 - O CAMINHO DAS MISSÕES , por Henrique Chagas.
5 - CRUZ MISSIONEIRA , por Henrique Chagas.
6 - Serviço - Para saber mais sobre as Missões Jesuíticas , por Henrique Chagas.


REPERCUSSÃO DA MATÉRIA

Sobre o Autor

.::. Verdes Trigos Cultural .::.: .

Da Redação de VERDESTRIGOS.ORG
VerdesTrigos.ORG lhe oferece conteúdo interativo, inteligente, culto e de indiscutível bom gosto. Um sítio cultural do escritor Henrique Chagas. Simplesmente fazendo diferença. Depende de nós

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


O Outro Lado das Calamidades, por André Carlos Salzano Masini.

Leituras em 2006: um esboço de retrospecto, por Chico Lopes.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos