Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Efraim Rodrigues


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Do contra ?

por Efraim Rodrigues *
publicado em 06/11/2006.

Outro dia li a carta de um leitor do Jornal que reclamava ter agora que separar o lixo.

- Já não basta todo o resto, agora mais esta ?

Um ambientalista esperto não deveria nunca comentar uma carta como esta, para não levantar a bola. Assim funciona a política. Você critica o adversário, mas não ouve suas críticas. E se ouve, é para desmerecê-lo.

- Cidadão de segunda classe, alienado !

São as palavras que deveriam estar aqui.

Não sendo político, eu sinceramente prefiro uma crítica direta, com a qual se pode dialogar, ao tapinha nas costas seguido de displicência, procedimento tão frequente.

Havia a taxa rodoviária única, criada para custear as estradas, que depois virou um imposto sobre a propriedade de veículos, para que governo pudesse passar a cobrar dos que usam as estradas. Havia saúde e escola, mas agora as melhores são pagas. A qualidade dos serviços oferecidos pelo governo só diminui, e a cada momento somos chamados a mais uma obrigação, sem a redução proporcional do imposto, que ainda por cima só aumenta.

Eu não produzo lixo de espécie alguma em meu apartamento há quase uma década. O orgânico vira adubo e o reciclável é reciclado. Minha taxa de lixo é igual à do leitor que se recusa a separar o lixo.

O cidadão pode contribuir para a questão ambiental com sua ação pulverizada, mas o Estado, com seu tamanho e onipresença, tem a obrigação de liderar. É obrigação do Estado, (município, estado ou federação) dar fim aos resíduos produzidos pelos cidadãos, nos locais onde se paga TAXA DE LIXO.

O cidadão educado, preocupado com a casa e o planeta onde vive, serve ingenuamente a fins estranhos às suas boas intenções.

Eu seguiria em meu apoio à indignação daquele leitor, não fosse a urgência do problema. O clima do planeta está mudando, as matérias primas estão acabando, espécies estão se extinguindo, simplesmente porque não conseguimos deixar de viver da maneira como sempre vivemos.

Separar o lixo é um ato que transcende sua importância objetiva, porque é um ato educativo. Ao separar o lixo, a pessoa está indiretamente refletindo sobre sua participação neste mundo. Quantos outros atos individuais têm importância coletiva ?

Em meio a urgência do problema, a discussão sobre quem é mais esperto, eu ou o governo, é irrelevante. O importante é resolver.

Minhas palmas para o leitor que está refletindo sobre sua contribuição ao mundo de todos nós. Ele está à frente dos que só fingem fazê-lo.

Sobre o Autor

Efraim Rodrigues: Efraim Rodrigues, Ph.D. (efraim@efraim.com.br) é doutor pela Universidade de Harvard, Professor Adjunto de Recursos Naturais na Universidade Estadual de Londrina, Consultor do Programa Fodepal da FAO-ONU e Editor da Editora Planta, sem fins lucrativos.

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Ladainha, por Rubens Shirassu Júnior.

Salvador da Pátria?, por Efraim Rodrigues.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos