Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Henrique Chagas


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

O CAMINHO DAS MISSÕES

por Henrique Chagas *
publicado em 25/08/2002.

Finalmente os brasileiros começam a despertar para a necessidade de ter um tempo para si mesmos. Fugir da vida cotidiana, do corre-corre que a cidade impõe. Uma das melhores alternativas é caminhar. Não simplesmente caminhar, mas ter um contato com as pessoas e com a natureza. Essa necessidade de "por o pé na estrada" fez surgir no Brasil o “CAMINHO DAS MISSÕES”, no Rio Grande do Sul. O projeto é inspirado no Caminho de Santiago de Compostela, existente entre a França e a Espanha.

O Caminho das Missões é um roteiro turístico que motiva o conhecimento da história missioneira e da própria formação do Rio Grande do Sul, ao propor a caminhada por trilhas que eram percorridas por índios e padres jesuítas num trajeto que ligava os antigos povoados missioneiros no passado. A etapa inicial desse projeto, oficialmente em atividade em 2002, abrange a região dos Sete Povos das Missões Orientais, envolvendo cinco municípios da região Noroeste do RS (São Nicolau, São Luiz Gonzaga, São Miguel das Missões, Santo Ângelo e Entre-Ijuís).

Até o momento estão disponíveis aos caminhantes três opções de trajeto compondo o referido roteiro, diferenciadas em função das distâncias a serem percorridas e do tempo de duração da jornada. Todas têm como destino final, o município de Santo Ângelo, devendo-se proceder a escolha do local de partida: São Nicolau, São Luiz Gonzaga ou São Miguel das Missões, conforme a pessoa sinta-se apta (com coragem e/ou habilidade) para percorrer 180km, em 7 dias, 130km, em 5 dias ou 78km em 3 dias.

O Caminho das Missões é uma iniciativa que oportuniza a atividade turística rural dentro da perspectiva do desenvolvimento local, pois considera o aproveitamento dos aspectos ambientais, da infra-estrutura e das especificidades inerentes a cada localidade por onde o roteiro passa, valorizando adequadamente os ambientes rurais do Rio Grande do Sul.

No fim do caminho, o caminhante participa da Missa da Terra Sem Males, do espanhol Pedro Casaldáliga, que representa a chegada do Caminho das Missões e uma reflexão sobre a contribuição da cultura dos povos indígenas na formação de toda a América. O evento reforça o sentido místico, religioso, histórico e cultural do projeto, inspirado nos Caminhos de Santiago de Compostela, na Espanha. (HC)

Estamos no Portal da Viagem, da ABRIL.COM
Faça um passeio virtual pelas ruínas guaranis


Leia Mais

1 - República dos Guaranis - Co yvy oguereco yara , por Henrique Chagas.
2 - São Miguel, Patrimônio da Humanidade , por Henrique Chagas.
3 - Misiones: no lado argentino , por Henrique Chagas.
4 - O CAMINHO DAS MISSÕES , por Henrique Chagas.
5 - CRUZ MISSIONEIRA , por Henrique Chagas.
6 - Serviço - Para saber mais sobre as Missões Jesuíticas , por Henrique Chagas.

REPERCUSSÃO DA MATÉRIA



Sobre o Autor

Henrique Chagas: Henrique Chagas, 49, nasceu em Cruzália/SP, reside em Presidente Prudente, onde exerce a advocacia e participa de inúmeros eventos literários, especialmente no sentido de divulgar a nossa cultura brasileira. Ingressou na Caixa Econômica Federal em 1984. Estudou Filosofia, Psicologia e Direito, com pós-graduação em Direito Civil e Processo Civil e com MBA em Direito Empresarial pela FGV. Como advogado é procurador concursado da CAIXA desde 1992, onde exerce a função de Coordenador Jurídico Regional em Presidente Prudente (desde 1996). Habilitado pela Universidade Corporativa Caixa como Palestrante desde 2007 e ministra palestras na área temática Responsabilidade Sócio Empresarial, entre outras.

É professor de Filosofia no Seminário Diocesano de Presidente Prudente/SP, onde leciona o módulo de Formação da Consciência Crítica; e foi professor universitário de Direito Internacional Público e Privado de 1998 a 2002 na Faculdade de Direito da UNOESTE, Presidente Prudente/SP. No setor educacional, foi professor e diretor de escola de ensino de 1º e 2º graus de 1980 a 1984.

Além das suas atividades profissionais ligadas ao direito, Henrique Chagas é escritor e pratica jornalismo cultural no portal cultural VerdesTrigos (www.verdestrigos.org), do qual é o criador intelectual e mantenedor desde 1998. É jurado de vários prêmios nacionais e internacionais de literatura, entre eles o Prêmio Portugal Telecom de Literatura.

No BLOG Verdes Trigos, Henrique anota as principais novidades editoriais, literárias e culturais, praticando verdadeiro jornalismo cultural. Totalmente atualizado: 7 dias por semana.

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Até quando?, por Airo Zamoner.

Decálogo do Autor, por Miguel Sanches Neto.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos