Crônicas,contos e outros textos
PÁGINA PRINCIPAL → LISTA DE TEXTOS → Agnaldo Farias →
Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural
VerdesTrigos está hospedado no Rede2
Leia mais
-
NOSSOS AUTORES:
- Henrique Chagas
- Ronaldo Cagiano
- Miguel Sanches Neto
- Airo Zamoner
- Gabriel Perissé
- Carol Westphalen
- Chico Lopes
- Leopoldo Viana
- mais >>>>
Link para VerdesTrigos
Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.
Anuncie no VerdesTrigos
Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui
Caminho das Pedras: Retrato do artista quando gênio - Vincent Van Gogh
por Agnaldo Farias
*
publicado em 26/03/2003.
Transitando sobre a linha tênue que separa a loucura da genialidade, trilhou um caminho solitário, longe das academias de arte, trabalhando com tamanho afinco e padecimento físico e mental que chegou a prever sua morte prematura. Sua monumental contribuição à arte é coisa que se resume aos seus últimos dez anos de vida. Antes disso, nada, salvo alguns desenhos de menor importância. Um caso incompreensível e que seus contemporâneos retribuíram com a mais genuína incompreensão.
Hoje, quando se fala nos impressionistas, coloca-se Van Gogh entre eles. Não é bem assim. Olhando bem, a desenvoltura daqueles parisienses não combinava com aquele holandês, nascido em Groot-Zundert (há 150 anos, no dia 30 de março), de aspecto rude e temperamento explosivo. Deles herdou a luz e as cores, o que não é pouco, mas, em vez de suas atmosferas suaves e evanescentes, preferiu incendiá-las com a emoção de sua paleta e a paixão de seus gestos. No lugar dos temas urbanos e das paisagens amenas povoadas de mulheres e homens elegantes, ancorou sua poética no chão, em objetos e pessoas comuns —um girassol, uma cadeira, um grupo de pessoas comendo batata— que ele, e somente ele, sabia sublimes.
Sobre o Autor
Agnaldo Farias: Professor de história da arte do curso de arquitetura e urbanismo da USP de São Carlos. É autor de "Arte Brasileira Hoje" (Publifolha, 2002)< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>
LEIA MAIS
Antologia, para que serve?, por Douglas Lara.
O verdadeiro amor – Segunda Parte, por Rodrigo Capella.