Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Agnaldo Farias


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Caminho das Pedras: Retrato do artista quando gênio - Vincent Van Gogh

por Agnaldo Farias *
publicado em 26/03/2003.

Em 29 de julho de 1890, aos 37 anos, num campo de trigo situado nas imediações de Auvers- sur-Oise, na França, Vincent van Gogh matou-se com um tiro no peito. Podemos imaginar seu corpo estendido sobre o mesmo amarelo intenso com que ele representava os trigais. Em um de seus bolsos, foi encontrada uma carta inacabada dirigida ao seu irmão Theo, a quem amava profundamente. A história de Van Gogh é indissociável de seu irmão e dessas cartas. Elas são seu testamento estético, a confissão de tudo aquilo que cultuava, a crença absoluta de seu destino de artista e a narração de sua determinação em traçar esse destino. Como escreveu ao irmão em 1888, "Eu só tenho a escolha entre ser um bom ou um mau pintor. Escolhi o primeiro".

Transitando sobre a linha tênue que separa a loucura da genialidade, trilhou um caminho solitário, longe das academias de arte, trabalhando com tamanho afinco e padecimento físico e mental que chegou a prever sua morte prematura. Sua monumental contribuição à arte é coisa que se resume aos seus últimos dez anos de vida. Antes disso, nada, salvo alguns desenhos de menor importância. Um caso incompreensível e que seus contemporâneos retribuíram com a mais genuína incompreensão.

Hoje, quando se fala nos impressionistas, coloca-se Van Gogh entre eles. Não é bem assim. Olhando bem, a desenvoltura daqueles parisienses não combinava com aquele holandês, nascido em Groot-Zundert (há 150 anos, no dia 30 de março), de aspecto rude e temperamento explosivo. Deles herdou a luz e as cores, o que não é pouco, mas, em vez de suas atmosferas suaves e evanescentes, preferiu incendiá-las com a emoção de sua paleta e a paixão de seus gestos. No lugar dos temas urbanos e das paisagens amenas povoadas de mulheres e homens elegantes, ancorou sua poética no chão, em objetos e pessoas comuns —um girassol, uma cadeira, um grupo de pessoas comendo batata— que ele, e somente ele, sabia sublimes.

Sobre o Autor

Agnaldo Farias: Professor de história da arte do curso de arquitetura e urbanismo da USP de São Carlos. É autor de "Arte Brasileira Hoje" (Publifolha, 2002)

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


O conto, por Dante Gatto.

Todos odeiam a água da chuva, por Efraim Rodrigues.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos