Crônicas,contos e outros textos
PÁGINA PRINCIPAL → LISTA DE TEXTOS → Rubens Shirassu Júnior →
Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural
VerdesTrigos está hospedado no Rede2
Leia mais
-
NOSSOS AUTORES:
- Henrique Chagas
- Ronaldo Cagiano
- Miguel Sanches Neto
- Airo Zamoner
- Gabriel Perissé
- Carol Westphalen
- Chico Lopes
- Leopoldo Viana
- mais >>>>
Link para VerdesTrigos
Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.
Anuncie no VerdesTrigos
Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui
SAINDO DA ZONA FANTASMA
por Rubens Shirassu Júnior
*
publicado em 29/02/2004.
Na Telha
São poucos os donos de bares e danceterias que oferecem espaço para iniciativas de música própria e happenings literários. Não dá grana e não interessa à freguesia. Caso as investidas para tentar estabelecer um público efetivo não derem certo, deve-se pensar na possibilidade de um "sindicato livre", onde empréstimos de equipamentos e ajuda mútua serão constantes. Uma espécie de confraria ou cooperativa artístico-literária. Essa atitude romântica, na tentativa de se criar uma independência musical e literária, reflete-se numa certa boa vontade, com a criação de bares abertos ao alternativo em Presidente Prudente, como o The Hole e o Ninety-Two Degrees, de Curitiba, onde há shows com duas ou três bandas de sexta-feira a domingo. Os primeiros fãs vêm na esteira da dissipação da resistência que há contra os novos, bandas com propostas definidas e dispostas a construir suas próprias escolas e influir "na telha" (reciclando conceitos e valores, um novo olhar radiante para encarar a vida!) dos indivíduos", como diz o Galvão, do lendário Novos Baianos.
Profissionalismo e Iniciativas
Os produtores culturais que criavam só por diversão começam a produzir com maior rigor técnico, estimulados pela possibilidade de terem seus trabalhos apreciados. Indícios sintomáticos de um incipiente profissionalismo surgem a partir daí: agora eles têm onde e como aparecer. A mídia, finalmente, abre os olhos, deparando-se com essa nova movimentação. A uma rádio FM, com um programa que inclui todos os estilos de Rock, do César Crepaldi, onde pede aos grupos que enviem fitas demo ou cd´s para a rádio, para tocá-las, ou convida alguma para o show de aniversário do programa no final de ano. Trabalhando no escuro, alguns artistas agitam Presidente Prudente e arredores, indo até em outros Estados! Dentro de um contexto tido como cultura bovina, fragmentária, que pouco investe na preservação da memória/identidade e sem estratégia, um bando de malacos lança, às próprias custas, seus cd´s em busca de espaço e levantar alguma grana. Lembra das Leis de Incentivo e abatimento no imposto que amarelam nas gavetas do esquecimento? Apesar dos papagaios (que consomem cultura estrangeira nas resenhas de revistas, jornais e TV´s.) estragarem humores, alguns produtores culturais surpreendem pela qualidade e diversidade de gêneros. Com artistas de formação privilegiada, o movimento independente da cidade e arredores, toma ares de concreto e proporciona alguns lances no marasmo cotidiano. É claro que são poucos: uma questão de profissionalismo, talento, marketing cultural e bons contatos.
Sobre o Autor
Rubens Shirassu Júnior: Designer artístico, jornalista e autor entre outros de Religar às Origens (Ensaios, 2003) e Oriente-se: Manual de Procedimentos no Japão, 1999.É o autor da coluna OLHO MÁGICO na VERDES TRIGOS.
Contato: jrrs@estadao.com.br
Veja também o "ORIENTE-SE: Manual de Procedimentos no Japão"
Edição Independente de Rubens Shirassu Júnior
Site do Livro: http://www.stetnet.com.br/orientese/
< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>
LEIA MAIS
O encanto das trilhas sonoras em livro para cinéfilos, por Chico Lopes.
ESTRANHEZAS, por Conrad Rose.