Crônicas,contos e outros textos
PÁGINA PRINCIPAL → LISTA DE TEXTOS → Rubens Shirassu Júnior →
Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural
VerdesTrigos está hospedado no Rede2
Leia mais
-
NOSSOS AUTORES:
- Henrique Chagas
- Ronaldo Cagiano
- Miguel Sanches Neto
- Airo Zamoner
- Gabriel Perissé
- Carol Westphalen
- Chico Lopes
- Leopoldo Viana
- mais >>>>
Link para VerdesTrigos
Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.
Anuncie no VerdesTrigos
Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui
Metáforas de Controle
por Rubens Shirassu Júnior
*
publicado em 02/01/2004.
O mundo de 1984, imaginado por George Orwell, está dividido em três superestados: Oceania, pelo sistema Ingsoc, contração de Socialismo inglês, com uma população de 300 milhões de pessoas, compreende as Américas, as ilhas do Atlântico, a África Meridional, a Inglaterra e todo o Império Britânico, que foi absorvido pelos Estados Unidos (a ação do livro desenvolve-se em Londres, "a terceira entre as mais populosas províncias da Oceania"); a Eurásia, que resultou da absorção da Europa pela Rússia e compreende toda a parte setentrional dos continentes europeu e asiático, segue a doutrina do Neobolchevismo; Lestásia, adoradora da Morte, o menor dos três, tem pouco definida suas fronteiras ocidentais e compreende a China e os países ao sul da China, as ilhas do Japão e uma grande e variável parte da Manchúria, da Mongólia e do Tibet.
Os três superestados vivem em guerra permanente pela posse da calota polar setentrional e da área compreendida entre Tanger, Brazzaville, Darwin e Hong Kong - que concentra um quinto da população da Terra. No livro, o planeta é governado por três grandes Estados totalitários que eliminaram os menores vestígios do que chamamos de liberdade. Mesmo a palavra "livre" não tem o sentido que tradicionalmente lhe associamos pois a própria idéia não existe mais.
O poder na Oceania personaliza-se na figura do Grande Irmão, que nunca ninguém viu mas cujo "rosto" está em toda parte e é insistentemente ouvido nas onipresentes teletelas - ele é a forma escolhida pelo Partido para apresentar-se ao mundo, com sua figura stalinóide. Em toda parte existem cartazes com os dizeres "O Grande Irmão te observa". Mas, quem observa mesmo é a "Polícia do Pensamento", através de uma espécie de TV que transmite e capta ao mesmo tempo e que vigia todo membro do partido dia e noite - pela teletela.
Sobre o Autor
Rubens Shirassu Júnior: Designer artístico, jornalista e autor entre outros de Religar às Origens (Ensaios, 2003) e Oriente-se: Manual de Procedimentos no Japão, 1999.É o autor da coluna OLHO MÁGICO na VERDES TRIGOS.
Contato: jrrs@estadao.com.br
Veja também o "ORIENTE-SE: Manual de Procedimentos no Japão"
Edição Independente de Rubens Shirassu Júnior
Site do Livro: http://www.stetnet.com.br/orientese/
< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>
LEIA MAIS
Um saci debaixo do colchão, por Terezinha Pereira.
DOIS HITCHCOCKS MENORES: MAESTRIA, A DESPEITO DE TUDO, por Chico Lopes.