Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Carol Westphalen


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Dom Quixote e a modernidade

por Carol Westphalen *
publicado em 30/10/2008.

Dom Quixote foi escrito pelo escritor espanhol Miguel de Cervantes em 1605. A mais famosa obra de Cervantes foi o primeiro produto de massa da história da humanidade a acontecer e, atualmente, é o segundo livro mais traduzido do mundo. Para a mentalidade ainda medieval do século XVI, Dom Quixote era cômico. Em meados de 1800, Dom Quixote era considerado libertário. E, no século XX, comentava-se que ele era lunático. Algo de importante deve ter Dom Quixote, pois o vemos não apenas na literatura como também na história, na filosofia e na arte há 400 anos. É um personagem revolucionário e fundador e, ao mesmo tempo, universal e eterno.

O personagem de Dom Quixote já faz parte do hall de arquétipos junguianos da humanidade. O fidalgo era guerreiro, assim como a maioria das pessoas, principalmente, o brasileiro, o é. Ele saiu de sua aldeia e foi para o mundo, assim como fazemos quando deixamos de ser criança para nos aventurar no mundo adulto. Dom Quixote fugiu da vida real e foi se esconder em suas fantasias, assim como fazem algumas pessoas que preferem não encarar a realidade. Dom Quixote era um louco lúcido porque enxergava o que os outros não enxergavam, mas também era ingênuo porque a maioria de nós sabe que é impossível mudar o mundo – pode ser que seja possível alguma mudança no bairro em que moramos. O personagem idealista fez uma apologia à amizade, relação na qual aconteceram milhares de sentimentos bons e ruins. Apesar de opostos, um não podia existir sem o outro, pois eram complementares. Afinal, a humanidade é produto dessa multiplicidade de dualidades.

Assim como hoje, na época de Cervantes coexistiam os que podiam se gabar de suas riquezas infindáveis e os que não tinham onde cair mortos. Dom Quixote tinha o espírito aventureiro de Cervantes – o mesmo, provavelmente, do ser humano. Cervantes fala de liberdade em sua obra, mas não da liberdade de nascer acorrentado a um sistema que em sua época já era capitalista e ditador. Foi devido à mente altruísta e justa de Cervantes que o espírito da esperança, através do personagem Dom Quixote de La Mancha, permaneceu vivo até hoje e jamais morrerá. Apesar das dificuldades que a humanidade enfrenta a cada dia, é preciso acreditar que existe uma solução para quase todas as coisas.

Sobre o Autor

Carol Westphalen: Caroline C. Westphalen nasceu em Porto Alegre, mas aos 10 anos foi morar em São Paulo. Formou-se em Comunicação Social e fez pós-graduação em Sócio-Psicologia. Atualmente, mora no litoral do Rio Grande do Sul, faz Psicologia e trabalha como jornalista/colunista.Em 1999, escreveu "Confluência dos Ws" (Editora Writers), uma pequena compilação de crônicas e contos, junto com o amigo Diego Weigelt, crítico de música e radialista. Carol reuniu algumas crônicas em 2004, mas ainda não tem editora. Sinto que meus textos incomodam. Também não gosto de perceber e encarar certas realidades, diz Carol.

Seus textos sobre comportamento e vida também podem ser lidos no site da revista TPM.Carol também escreve um diário: http://www.diariodecarolw.blogger.com.br

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


A Promessa, por Chico Lopes.

Romance moderno de Carlos Henrique Schroeder: A Rosa Verde, por Silas Corrêa Leite.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos