Crônicas,contos e outros textos
PÁGINA PRINCIPAL → LISTA DE TEXTOS → Rodrigo Capella →
Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural
VerdesTrigos está hospedado no Rede2
Leia mais
-
NOSSOS AUTORES:
- Henrique Chagas
- Ronaldo Cagiano
- Miguel Sanches Neto
- Airo Zamoner
- Gabriel Perissé
- Carol Westphalen
- Chico Lopes
- Leopoldo Viana
- mais >>>>
Link para VerdesTrigos
Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.
Anuncie no VerdesTrigos
Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui
Para quem (realmente) gosta de Beatles
por Rodrigo Capella
*
publicado em 12/03/2008.
À primeira vista, Liverpool é apenas mais uma pequena cidade do interior da Inglaterra, com muitos pubs, cerveja e repleta de pessoas com mais de cinquenta anos. Pode-se concluir, então, que ela nada tem de diferente de York, onde visitei há poucos dias. Errado! Liverpool é uma cidade mágina, vibrante e repleta de melodia.
Meu senso de direção é horrível, por isso paguei o que foi necessário para pegar o primeiro beatles tour e conhecer histórias hilariantes sobre o verdadeiro quarteto fantástico. A primeira diz respeito ao Paul. Habitanto uma pequena casa de um bairro afastado de Liverpool, o músico se deparou com um rapaz que disse: “ei, eu te levo até a casa do Paul, são apenas 10 libras”. Paul caiu em gargalhada e percebeu, nesse momento, que os Beatles estavam populares e que até os adolescentes estavam ganhando dinheiro com a banda.
A origem dos Beatles se deu com a dupla Lennon MacCartney. Paul e John se conheceram quando tinham 15 anos. Nessa época, Lennon tinha uma banda chamada Quarry Men e Paul pediu para fazer uma apresentação de guitarra ao jovem amigo. John adorou a apresentação e convidou Paul para fazer parte da banda. Depois, Paul trouxe George, um então garoto de apenas 14 anos, e o pintor Stuart Sutcliffe, que tocaria baixo.
A banda iniciou uma série de shows na Escócia, graças ao empresário Andy Williams, que conseguiu também levar os jovens até a Alemanha, onde fizeram uma séria de apresentações no clube Kaiserkeller. Stuart se apaixonou por uma garota da Alemnha e saiu dos Beatles. Provavelmente, se arrependeu bastante!
Anos depois, os Beatles trocaram de empresários e o quarteto passou a ser dirigido por Brian Epstein, que era gerente da famosa loja de discos North End Music Stores. Pete foi, então, despedido e os Beatles trouxeram Ringo Star, alterando pela última vez a formação da banda. Um ano depois, os Beatles lançaram seu primeiro disco, chamado Love Me Do, que foi um tremendo sucesso e vendeu mais de cem mil exemplares. Depois, gravaram Please Please Me, que superou o primeiro disco e atingiu a marca de mais de quinhentos mil exemplares vendidos. Algo sensacional!
Pouco tempo depois, os Beatles embarcaram em turnê, marcaram épocas e deu-se início a Beatlhemania, que existe até hoje. Essa é apenas uma pequena sinopse da história da banda. Mas, o tour me traria também outras curiosidades para entender, principalmente, o processo de criação dos Beatles. Strawberry Fields (Let me take you down / ´Cause I´m going to Strawberry Fields/ Nothing is real / And nothing to get hung about / Strawberry Fields forever) foi composta em homenagem a um jardim Escondido, trancado por portões, repleto de mato, onde John e Paul subiam as árvores para se divertir, compor e viajar mundo a fora. É lógico, tirei foto na porta do portão.
O tour, ao som de Beatles, é claro, terminou no The Cavern Club, localizado na Mathew Street. Lá, o quarteto iniciou oficialmente a sua carreira e fez quase 300 apresentações, entre 1961 e 1963. A última, ocorrida em 03 de agosto, foi emocionante. No Beatles Story, museu da banda, ouvi depoimentos e sentiei em uma das cadeiras do antigo The Cavern Club. Foi como se eu tivesse participado da história dos Beatles. No Beatles Story, há também um submarino gigante, em homenagem a canção Yellow Submarine, non sense, mas repleta de harmonia e alegria: In the town where I was born / Lived a man who sailed to sea / And he told us of his life / In the land of submarines.
Ao conhecer todas essas histórias e vivenciar esses momentos, eu estava contente e queria, para completer essa alegria, conhecer apenas a Abbey Road, rua que ficou famosa após os Beatles tirarem uma foto na faixa de pedestre. Eu queria fazer o mesmo, então fui á procura da Abbey Road. Mas, para minha tristeza, descobri que a rua ficava em Londres e não em Liverpool, onde eu estava. Ops! É por isso que sempre falam: quanto mais conhecemos algo, mais descobrimos que sabemos pouco sobre esse algo.
Sobre o Autor
Rodrigo Capella: Escritor, poeta e jornalista, Rodrigo Capella nasceu em São Paulo, Capital, no ano de 1981. Publicou o primeiro livro, intitulado "Enigmas e Passaportes" (Forever Editora), em 1997, com apenas 16 anos. Em 2005, quase dez anos depois, o autor voltou ao cenário literário com dois lançamentos: "Como mimar seu cão" e "Transroca, o navio proibido", ambos pela Editora Zouk. Rodrigo Capella também publicou poemas em diversas antologias, entre elas "Diversos" (Andross Editora), "Ave Palavra" (Clube Amigos do Livro) e "Além da palavra" (Scortecci Editora). Em breve, Capella vai lançar "Rir ou Chorar, o cinema sentimental", obra que narra as aventuras do cineasta Ricardo Pinto e Silva. Esse livro vai ser lançado pela Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial, comandada por Rubens Ewald Filho.Mais informações: www.rodrigocapella.com.br
< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>
LEIA MAIS
Um Estrangeiro Na Legião, por Rubens Shirassu Júnior.
Annapolis: Hora de Derrotar os Extremistas, por Amós Oz.