Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Luiz Carlos Amorim


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Cidade do Livro

por Luiz Carlos Amorim *
publicado em 11/11/2007.

Finalmente fui visitar a Feira do Livro de Porto Alegre. Participei com o lançamento de meu livro "Saudades de Quintana" e "Borboletas nos Jacatirões", ambos de crônicas. No mesmo dia, minha amiga Urda A. Klueger teve sua noite de autógrafos.

Demorei muito a ir à feira, pois gostaria de tê-la visitado quando Quintana ainda era vivo, mas apesar da ausência do poeta menino, valeu a pena. Aliás, eu nem diria ausência, pois a gente pode sentir a presença de Quintana por toda a feira. É como se ele estivesse caminhando por lá, cumprimentando os visitantes, caminhando entre eles.

Fiquei impressionado com o tamanho da feira. Ela é enorme, ocupa a Praça da Alfândega, as suas imediações, o cais do Porto, parece uma Cidade do Livro. Conjeturando aqui com meus botões, lembrei-me da Bienal do Livro do Rio e não tive como não comparar.Se juntar tudo o que há da Feira do Livro de Porto Alegre - a área Geral, a área infanto-juvenil, a área Internacional, ela é maior do que a Bienal.

Não vou aborrecer o leitor com números, com dados técnicos - só vou dizer que a feira ocupa míseros 26 mil metros quadrados - mas há lá um sem número de estandes, há uma variedade infinita de oferta de livros novos e há sebos, também, onde pode-se encontrar, de repente, bons livros por um precinho camarada.

E não se paga entrada, pois a feira fica no meio da rua, no meio da praça, e o público prestigia, é um vaivém constante de pessoas, eu diria que há até acotovelamento, pois é um fluxo constante e intenso de visitantes, não só nos finais de semana ou feriado, mas nos dias de semana também. Não é à toa que a Feira do Livro de Porto Alegre é a precursora das feiras do livro, a mais tradicional do Brasil.

Os moradores de Porto Alegre já absorveram como um grande festa tradicional e popular e ela faz parte do calendário da cidade.

Além dos livros, dos escritores que passam por lá, uma atração indiscutível, quase dentro da feira (na verdade, acho que é dentro da feira, pois ela abriga atividades da feira) é a Casa de Cultura Mário Quintana, localizada no prédio do antigo Hotel Majestic, construção belíssima e imponente, onde o poeta morou grande parte do tempo que viveu em Porto Alegre. Lá está até o quarto de Quintana, preservado, como era quando ele se foi. Muitas fotos, muita informação, muitos livros, muito sobre o poeta passarinho. Estar lá é uma emoção muito grande. Pode até parecer exagero, mas dá pra sentir uma energia boa, tomando conta da gente.

No âmbito da feira está, também, o Santander Cultural, o Centro Cultural Érico Veríssimo e o Memorial do Rio Grande do Sul, onde ocorrem atividades paralelas ligadas ao evento. Perto, está o Museu de Arte do Rio Grande do Sul. Há muito o que se ver, muita cultura para se absorver. O lugar da feira foi muito bem escolhido, unindo a cultura e o conhecimento dos livros à cultura e tradição da cidade e do estado.

Sobre o Autor

Luiz Carlos Amorim: Luiz Carlos Amorim é natural de Corupá(SC), onde nasceu em 16 de fevereiro de 1953. É formado pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Joinville. Bancário, reside em São José, na Grande Florianópolis. É fundador e coordenador do Grupo Literário A ILHA, que completou, no ano de 2002, vinte e dois anos de existência e resistência – único órgão cultural a permanecer tanto tempo na luta. É editor das Edições A ILHA, com mais de 20 títulos já publicados, além do Suplemento Literário A ILHA, revista trimestral que reúne a produção dos integrantes do grupo, de escritores do estado, do país e até do exterior, indo para a sua 87ª edição. Conheça A ILHA

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


LÔ BORGES LANÇA CD "UM DIA E MEIO" EM CURITIBA, por .::. Verdes Trigos Cultural .::..

Suicide bummer, por Noga Lubicz Sklar.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos